quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 do Pontos de Experiência

Estamos para passar para mais um nível, o 2016º! Esse foi um ano de muita ralação aqui no blog e na minha vida pessoal e, consequentemente, de muito acumulo de pontos de experiência! Foi o ano em que, finalmente, conseguimos cativar uma editora nacional a trazer o Dungon Crawl Classics RPG (o meu RPG favorito de todos os tempos), em que lançamos o Jogo Rápido do DCC RPG com uma aventura inédita no Brasil, em que, finalmente, encontrei um parceiro que se alinha com minhas ideias de RPG aqui para o blog e muito mais.

Assim, da mesma forma que fiz ano passado, vou separar 12 artigos, um por mês (na verdade, alguns meses não tiveram muitas postagens por causa da trabalheira que tive traduzindo o DCC RPG, e fiquei super focado só nisso, por isso vou colocar mais de uma postagem de algum outro mês. O foco será artigos com conteúdo e dicas utilizáveis nas mesas de jogo mais prontamente possíveis e de forma mais liberta possível, pois é assim que eu acredito que deva ser a produção de conteúdo para RPGs. Então, vamos lá?

Aventuras com Mistérios (1 de janeiro) - Um artigo com dicas, conselhos e indicações de como conduzir aventuras envolvendo mistérios em seus RPGs, sem levar a experiência para o costumeiro "rail-roading" que esse tipo de jogo costuma envolver!

Wizardawn - Uma caixa de ferramentas para Mestres Old School (e RPGs gratuitos) (19 de fevereiro) - Uma postagem apresentando um grande site de ferramentas e conteúdos para mestres de jogos de fantasia, principalmente os do modelo tradicional de jogo. Vale muito a pena conferir!

Jogando com Personagens Malignos (3 de março) - Costumeiramente, quando jogamos RPGs, assumimos o papel dos mocinhos, dos heróis, daqueles que vão por aí ajudando os outros. Mas, talvez o seu grupo de jogadores tenha decidido criar personagens pouco "éticos" ou mesmo malignos, ou talvez, durante o jogo, as coisas tenham desencaminhado em uma direção mais sombria e os personagens decidiram abraçar o lado negro da força. Enfim, este artigo traz dicas e conselhos para se jogar com personagens malignos.

1d12 consequências ao se ler o grimório de um outro feiticeiro (17 de abril) - Um artigo simples com uma pequena tabela de efeitos estranhos que podem acontecer ao se ler um grimório mágico de um feiticeiro. Algo para deixar a magia em seu RPG mais fantástica, perigosa e, porque não, mágica!

Livro do Mestre do Lamentations of the Flame Princess de Graça - Um ótimo tomo para mestres old school! (25 de abril) - Um dos livros mais úteis e inteligentes para mestres de RPGs de jogos de fantasia, cheio de dicas, recursos e reflexões importantes para deixar seus jogos mais desafiadores e recompensadores para todos os participantes! Uma obra prima, e gratuita!

Engenharia de Masmorras: Aumentando o "roleplay" dentro das masmorras! (8 de maio) - Um artigo com dicas e conselhos sobre como aumentar o potencial de cenas de roleplay e interação com o mundo dentro de masmorras. Uma masmorra não foi feita só para ser um lugar para matar e pegar tesouros, elas possuem um potencial muito maior do que esse, já mostrado em módulos antiguíssimos!

Como você NUNCA deve descrever uma masmorra e suas passagens! (12 de junho) - Um artigo que é mais um alerta que qualquer outra coisa. Trás dicas e conselhos sobre como descrever masmorras de forma a torna a exploração das mesmas mais interessante e valorizar o poder de escolha dos jogadores.

Quando Salvar Personagens dos Jogadores? (31 de agosto) - Um artigo falando sobre as raras ocasiões em que, mesmo que pelas regras o personagem deveria morrer, é mais interessante salvá-lo para oferecer momentos de escolhas significativas e dramáticas para os jogadores.

Gerador de Aventuras para jogos Pós-Apocalípticos Fantásticos (1 de setembro) - Um gerado de aventuras no molde de outros que já fiz para o blog para mundo de jogo pós-apocalípticos fantásticos, inspirados por Gamma World, Thundarr, Herculoides e outros clássicos!

Deixando seu Mundo mais Vivo: Superstições (28 de outubro) - A primeira postagem da série em que falo sobre como deixar o seu mundo de jogo mais vivo e real para seus jogadores (aumentando a imersão) com coisas simples e comuns que costumamos ignorar.

Construindo Encontros – A Regra do 3! (9 de novembro) - Um artigo com uma dica simples, rápida e certeira para se construir encontros em seus jogos, facilitando improvisação na mesa e permitindo que os jogadores se sintam mais soltos no mundo de jogo.

Deixando seu Mundo mais interessante - Maravilhas (9 de dezembro) - Um artigo sobre construção de elementos fantásticos em seu mundo de jogo, tornando-o mais interessante, misterioso e fantástico.

Bem, por enquanto é só. Acho que o ano foi bastante produtivo e espero que 2016 seja ainda mais. Tenho muitos planos para o ano que vem, e torço para que, ao menos, uma pequena parcela dele consiga prosperar. Tenho que conseguir focar em projetos individuais sem dividir meu foco em todos as coisas que quero fazer. Vamos lá! Até 2016 galera!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário