quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Wizardawn - Uma caixa de ferramentas para Mestres Old School (e RPGs gratuitos)

Mestres de Jogo são pessoas muito atarefadas (quem não é hoje em dia, certo?) e o seu papel no jogo exige uma certa dedicação de tempo e paciência. Eles preparam aventuras, criam cenários, desenham mapas, desenvolvem NPCs e muito mais. Isso tudo demanda tempo e, nem sempre, as ideias fluem de forma tão espontânea como gostaríamos, ou sequer temos tempo para colocá-las no papel. E se você tem mais de uma mesa concomitante? Aí você está em maus lençóis mesmo.

Mas graças ao nosso mundo tecnológico que conseguiu integrar os diversos jogadores de RPG ao redor do mundo, temos acesso a ferramentas que auxiliam nossa tarefa de forma fantástica, criada pelas mais diversas pessoas, dando uma variedade bem legal para as nossas mesas e nos poupando muito trabalho (além de nos salvar naquelas situações em que não preparamos nada para a sessão do dia seguinte. Um site famoso na comunidade Old School era o Wizardawn, que chegou a sair do ar por um tempo (por falta de servidor e alguém que sustentasse os custos dele), mas que voltou recentemente a ser hospedado no site da & Magazine (uma revista online sobre RPGs Old School). Mas o quê esse site oferece realmente de tão legal?

Geradores: No Wizardawn você vai encontrar geradores para todo tipo de coisa, para vários jogos diferentes e gêneros de aventura. Desde medieval clássico, ficção científica, cenários pós apocalípticos e horror moderno. Há coisas como geração de equipamento para aventureiros (coisas gerais mas com resultados bem interessantes), nomes típicos para diversos cenários e estilos (muito útil para fazer uma lista e ir usando nas aventuras), coisas que você acharia em um laboratório, mapas de todos os tipos (masmorras, complexos tecnológicos, continentes, mundos inteiros, comunidades, tesouros, coisas que você acha no bolso dos outros, guildas e muito, muito mais mesmo! Vale a pena conferir e gerar alguns resultados só para começar a pensar em alguma aventura!

Suplementos: O site tem uma porção de suplementos para diversos jogos como D&D clássico, Gamma World, OSRIC, Metamorphosis Alpha, Tunnels & Trolls, Mutant Future, AD&D e outros (inclusive para os próprios jogos deles). São coisas gerais como novas classes, monstros, tesouros, itens mágicos mas também tem cenários e coisas que alteram o jogo de forma significativa, o que é muito legal. Ótimo para quem procura novas ideias e maneira diferentes de conduzir seus jogos e suas campanhas!

RPGs Gratuitos: O site também tem uma porção de jogos criados por eles que você pode baixar gratuitamente, imprimir em casa e jogar sem pagar nada! São jogos completos, com sistema próprio e tudo mais (embora a maioria deles seja inspirado nos sistema mais clássicos da OSR mas com algumas mudanças e simplificações). Um dos destaques, na minha opinião, é um RPG do Star Wars em estilo Old School como D&D, o Star Wars - Galactic Adventure! Mas há outras coisas muito legais, como jogos pós-apocalípticos, de ficção científica e até board games print and play!

Em suma, o Wizardawn é uma mina de ouro, cheia de recursos e coisas legais para a gente roubar e usar nas nossas mesas, além de conter alguns jogos simples e gratuitos que podem nos divertir sem custo nenhum! Quem não conhece, vale a visita! O endereço é o seguinte: http://wizardawn.and-mag.com/!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário