sábado, 21 de fevereiro de 2015

Imprimindo seus RPGs na Lulu.com - Tutorial

A tecnologia dos dias de hoje nos deu a possibilidade de termos, praticamente, todos os nossos livros de RPG guardados em um tablet leve e de fácil manuseio. São centenas e centenas de manuais que tomariam o espaço de várias estantes cheias guardadas em um HD pequenininho ou num pendrive, né? Sensacional. Mas sinceramente, nada substitui o livro físico ainda, pelo menos para mim.

E essa mesma tecnologia mágico, hoje, nos permite imprimir livros com qualidade quase profissional em pouquíssimas unidade a preço acessível. Ou seja, podemos pegar os PDFs que temos, até mesmo de livros raros e antigos que custariam uma fortuna para comprar, e imprimi-los em capa dura, novinhos em folha, para usarmos em nossas mesas! No site Lulu.com, por exemplo, você pode imprimir livros de capa-dura, capa mole, encadernação canoa, tanto coloridos como em preto e branco! Acontece que muita gente ainda tem dúvida sobre como fazer isso, e esta postagem é justamente para ajudar vocês a imprimir seus próprios livros lá!

Para ilustrar esse tutorial, resolvi criar o projeto para imprimir uma cópia nova do D&D Rules Cyclopedia para mim. Tudo de maneira legal. Eu comprei este PDF aqui oficial no dndclassics.com e vou imprimi-lo em uma versão física só para mim.

1º Passo: Bem, a primeira coisa que você tem que fazer no site do Lulu.com é criar uma conta para poder criar projetos e comprar livros. O tutorial não vai cobrir essa parte, já que ela é bastante simples e similar a qualquer outro site em que você queira criar uma conta. No Lulu.com não é diferente. Você vai colocar seu e-mail, nome, endereço e cartão de crédito. Sim, você precisa de um cartão de crédito internacional para usar o site.

2º Passo: Depois de logado ao site, você cai criar seu projeto. Clique em Create e abaixo da página, na parte que aparece Print Book, clique no botão Start a print book.



3º Passo: Selecione o tipo de livro que você vai querer imprimir, como capa mole normal ou premium, capa dura profissional, calendários ou fotolivros. Como o projeto é fazer um livro capa-dura do D&R Rules Cyclopedia, clique em "Professional Hardcover" e, depois, escolha o tipo de papel e o tamanho do livro. Repare que há tamanhos específicos para o livro, então você tem que se certificar que o seu PDF tem o mesmo tamanho. No caso do Rules Cyclopedia, eu tive que alterar o tamanho das páginas do PDF para ficar exatamente do tamanho aceito no Lulu.com

4º Passo: No quarto passo, você pode ver uma estimativa de preço final antes de prosseguir. Coloque o número de páginas do livro na caixa apropriada e o site lhe informará o valor. No exemplo, o preço ficará em torno de 20 dólares. Para prosseguir, clique em Make this book.

5º Passo: Agora você pode colocar um nome no projeto (o nome do livro) e colocar seu autor. Isso é só para identificar seu projeto no site, e não aparece no livro, então relaxe. É aqui, também, que você define se o projeto ficará disponível para que outras pessoas comprem o livro, ou deixá-lo privativo, só para você. Como este é um livro que eu não tenho direito de vender, e quero só uma cópia para mim mesmo, vou deixá-lo só para mim

6º Passo: Nessa fase, você vai dar upload no miolo do livro para o site. Clique em Choose file para escolher o arquivo do miolo do livro e depois em Upload para enviar o arquivo para o site. Um detalhe: o arquivo não pode ser protegido para impressão. Muitos arquivos que a gente paga por eles são protegidos, mas você consegue liberar eles salvando-os novamente, sem muitos problemas. Depois de dar upload, seu arquivo estará pronto para imprimir. Você pode até baixá-lo pelo site para conferir se está tudo certo.

7º Passo: Em seguida, você definirá a capa do livro. O editor de capa padrão do Lulu.com é horrendo e bem sem graça. O que eu faço é criar uma capa em um arquivo de imagem no Photoshop ou outro editor de imagens e usar isso como capa. Ou seja, eu clico no link para o "advanced one-piece cover designer", pego as dimensões que aparecem ali, com a indicação da espinha do livro, produzo a imagem e dou upload nela da mesma forma como fazemos no passo anterior.

8º Passo: Com a imagem enviada, você pode conferir as medidas e ver se tudo está do jeito que quer antes de prosseguir. É uma boa hora para ajustar os detalhes e tudo mais. Gostando do que viu, é só clicar em "Save & Continue".

9º Passo: Aqui você confere os últimos detalhes, salva e termina o projeto, podendo pedir uma cópia para o seu livro logo em seguida a preço de custo. Agora é aproveitar e escolher quais preciosidade de sua biblioteca digital você vai fazer virar livro!

Espero que isso tenha sido útil para quem tem alguma dúvida em como imprimir seu livros por lá. Qualquer coisa, estamos por aqui. É só perguntar.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário