sábado, 27 de julho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Jogo Rápido - O Crânio de Tuhan - Baixe Já!

Então você deseja conhecer os segredos do mundo de Anttelius?
Bem, você veio ao lugar certo, meu jovem. Sente-se, mas prepare-se para ouvir bastante. Nós da Ordem dos Cronistas de Mezanthia sabemos de várias lendas, segredos e histórias. Mas, Infelizmente, poucas são aquelas que temos certeza ser verdade...

Finalmente, meu amigos, chegou o momento de disponibilizar para download o PDF "Jogo Rápido" do Bruxos & Bárbaros. Neste material você encontrará tudo o que precisa para vivenciar sua primeira aventura no mundo de Anttelius (o cenário do jogo) e experimentar o sistema que criamos, influenciado pelo jogo de fantasia original e outros jogos mais modernos também. Ele é ao mesmo tempo familiar e único, com uma levada Old School, e inspirado em contos de Espada e Feitiçaria, e Fantasia Pulp. Nele você não encontrará o mesmo cenário de sempre, com elfos em suas florestas, anões nas montanhas, e orcs e goblins para todos os lados. Aqui as coisas não são como estamos acostumados a ser. Anões são guardiões dos mortos de uma antiga civilização, sem coração e quase robóticos. Elfos são uma raça extra-planat que devora a vida das pessoas por seus pesadelos. Enfim, prepare-se para redescobrir a fantasia sobre outra ótica. Abaixo reproduzirei os dizeres da contra-capa do Jogo Rápido.

Este é o Bruxos & Bárbaros, um RPG de Espada e Feitiçaria, inspirado em jogos de fantasia Old School, literatura pulp, e algumas outras coisas.  
Este não é um jogo de Fantasia tradicional, com elfos, anões, fadas, duendes e dragões espalhados pelos reinos. Este é um jogo de fantasia pulp, de Espada e Feitiçaria, de um mundo decadente, com diversas civilizações humanas disputando poder e espaço. O fantástico e o sobrenatural não são comuns, e o que você está acostumado a ver em outros jogos não é exatamente aquilo que você verá neste mundo. Pense nas histórias de Robert E. Howard, Lin Carter, Clark Ashton Smith, e não nas de J. R. R. Tolkien, quando estiver jogando Bruxos & Bárbaros. 
Neste “Jogo Rápido” você encontrara todas as regras essenciais para conhecer o jogo e começar a se aventurar no mundo de Anttelius, incluíndo nove personagens prontos e uma aventura completa. Prepare-se, pois as aventuras estão apenas começando.
O livreto ainda vem com uma ficha em branco para quem quiser se aventurar e criar um personagem com as regras que já estão aqui pelo blog. Basta ir na página do Bruxos & Bárbaros e se divertir. Vale lembrar que isso é só o começo, e que o jogo vai continuar a se desenvolver e crescer. Estamos preparando a versão definitiva do Módulo Básico e temos projetos para aventuras e suplementos. Sem mais delongas, aqui está o link para o Download! Divirtam-se!

Bruxos & Bárbaros - Jogo Rápido

Ah, sim. Quem gostar pode distribuir como quiser esse arquivo! Mostre para seus amigos e coloque em seus blogs e sites!

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

37 comentários:

  1. como faz pra ler o conteudo, tem que fazer cadastro, alguma coisa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa não, é só clicar no link ali no final da postagem e começar o download!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caraca muito bom trabalho Diogo Nogueira e Felipe Pep, ficou sensacional, ja vinha acompanhando as postagens, mas é com tudo editado q vc tem a noção doq esta por vir.
    Parabéns a todos os envolvidos, ficou muito bom mesmo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Kure. Ainda temos que corrigir algumas coisas no jogo rápido (que só descobrimos agora), mas temos muitas coisas planejadas para o futuro e estamos trabalhando para isso.

      Excluir
  4. Já baixei e estou lendo. Desde que 'tropecei' no blog e li a sessão sobre o jogo estou curioso para conhecer o material. Parabéns pela iniciativa, quanto mais produção independente melhor, seja qual for o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que acidente feliz! Espero que curta o que encontrar por aqui e sinta-se a vontade para fazer críticas e sugestões, por favor.

      Excluir
  5. Parabéns, Diogo e Pep!

    Quando publicarem o jogo completo, considerem, desde já, minha cópia impressa reservada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, estamos contando com a ajuda de você e de todo mundo. :D

      Excluir
    2. show! +1xp pra vc Luciano rs

      Excluir
  6. Baixado e agora vou iniciar a leitira. Acompanho as postagens sobre o sistema a algum tempo. Meu parabéns Diogo e PEP.

    ResponderExcluir
  7. Baixado e agora vou iniciar a leitira. Acompanho as postagens sobre o sistema a algum tempo. Meu parabéns Diogo e PEP.

    ResponderExcluir
  8. Avutakipariu, Diogo e PEP! Só pela beleza desse material vocês já merecem toneladas de parabéns! Agora vou ler pra dar parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruno! E não vamos parar por aqui! Vamos em frente e produzir mais cosias, sempre tentando aperfeiçoar o que já fizemos!

      Excluir
  9. Comecei a ler o material e novamente só tenho a elogiar o pessoal do B&B. Leitura muita fluída e direta. Estou fazendo algumas marcações do que acho que é erro de digitação ou mesmo uma ou outra sugestão sobre alguns pontos para que, a meu ver, a leitura continue mais fluida ;)

    Como ainda não passei das primeiras páginas não tenho muita coisa anotada ainda, mas especificamente na página 10, coluna 2, parágrafo parágrafo 2, o Guia para um D&D mais Old School não foi traduzido pelo Fabiano Neme? Lá tem Rafael Beltrame.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, vou corrigir essas coisas ainda essa semana. Muito obrigado pela ajuda!

      Excluir
    2. Depende, pois tem um deles q foi o Neme, e outro q fui eu

      Excluir
    3. Hum... Desculpe Rafael. Quando procurei para baixar vi só o Neme. Então a informação estava correta :)

      Excluir
  10. Li até o momento a Introdução e pude observar que os autores fizeram questão de frizar que na busca por embasamento teórico os Cronistas e Jogadores de Bruxos & Bárbaros (B&B) devem ler "histórias de Robert E. Howard, Lin Carter, Clark Ashton Smith, e não nas de J. R. R. Tolkien". Gostei de terem deixado isso bem claro logo no início.

    Agora vamos a alguns apontamentos sobre a Introdução

    Erros de Digitação (?)
    Página 9 - Coluna 1 - Parágrafo 1º:
    Linha 1: Onde se lê "suas mão", não seria "suas mãos"?
    Linha 5: Onde se lê "novo personagens", não seria "novos personagens"?

    Página 10 - Coluna 2 - Parágrafo 2º:
    Linhas 4 e 5: Onde se lê "pelo Rafael Beltrame", não seria "pelo Fabiano Neme"?

    Sugestão de Melhoria (?)
    Página 9 - Coluna 1 - Parágrafo 3º:
    Linha 6: Onde de lê: "para apresentar", não seria melhor "ao apresentar"?

    Para a Introdução esses pontos foram os que destaquei no PDF.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadasso Paulo! Vou corrigir tudo isso ainda essa semana. Assim como outras coisas que eu andei vendo.

      Excluir
  11. vlw pelos toques Paulo Ramon, acho que vale ate criarmos um topico no grupo do face ou aqui mesmo, para estes apontamentos...

    vlw galera e esperamos q curtam mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Continuem com o bom trabalho. :)

    (repostado do Facebook)

    Dúvida rápida: como se determinam a quantidade de "pontos de sorte"?

    E já agora, O "Império de Sartar" é uma homenagem ao universo de Glorantha do Runequest? ;)

    http://moondesignpublications.com/product/sartar-kingdom-heroes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, os pontos de Sorte são um atributo como qualquer outro. Rola-se 3d6 como em Força ou Vigor, por exemplo.

      Olha, ou foi coincidência ou homenagem subliminar. Não sabia ou não lembro de Sartar de Glorantha não.

      Excluir
    2. E os pontos vão sendo subtraindo do valor do Atributo, certo? Mas então qual é a diferente entre usar os pontos e sacrificá-los? Há maneira de os recuperar para o máximo original?

      Excluir
    3. E dado o que está mencionado na vossa apresentação do OGL talvez então seja melhor mudarem o nome a Sartar, eh eh.

      Excluir
    4. Ma verdade, o "Sacrifício" de sorte é um tipo de uso da Sorte apenas. Você pode usar Sorte de várias maneiras. Para ganhar dados extras, você faz um "Sacrifício de Sorte".

      O valor de sorte vai variar durante o jogo. Ele não se recupera sozinho (exceto para ladrões, que são naturalmente sortudos), mas podem ser regenerados ou mesmo ampliados pelos feitos dos personagens (como recompensa mesmo), que alterem a balança cósmica do universo (quem sabe recuperando um grande tesouro perdido e agradando as entidades da ordem, espalhando o caos, e essas cosias, relacionadas ao alinhamento dos personagens também). Sorte é muito útil, mas ela não é algo fácil de se recuperar.

      Excluir
    5. Será que só porque se chama Sartar vai dar problema? Na pior da hipóteses eu mudo para Sarthar.

      Excluir
    6. Pensei que "sacrificar" fosse reduzir permanentemente o número limite de pontos de Sorte. Mas os pontos sacrificados podem ser recuperados pelo feitos dos personagens, é isso?

      Não sei se o uso de "Sartar" dará grandes problemas (espero bem que não) mas reforçar no OGL que esse nome é propriedade intelectual dos autores ("EM CONFORMIDADE COM O ITEM 8 DA OPEN GAME LICENSE v1.0, APONTAMOS COMO CONTEÚDO LIVRE TODO O TEXTO DESSE JOGO
      RÁPIDO COM EXCEÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS DE REGIÕES E PERSONAGENS, ARTES, ILUSTRAÇÕES E QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE
      SE CARACTERIZE PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS SEUS AUTORES.") talvez possa aborrecer um pouco o Greg Stafford ou a Moon Design (detentores dos direitos do material de RPG baseado em Gloratha), eh eh.

      Excluir
  13. Tava esperando muito por esse jogo! Não li ainda, mas a parte gráfica ficou bastante boa! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Heitor! Assim que ler, pode dar sua opinião sincera e nos ajudar a melhorar o jogo. Estamos já trabalhando em algumas correções e expansão do jogo para completá-lo!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Valeu Álvaro! Você é também responsável por isso aí, já que sempre me incentivou com o projeto! Valeu mesmo.

      Excluir
  15. Finalmente ele chegou! Estou baixando agora, e estou ansioso para mestrar o "Crânio de Tuhan" com os meus amigos. Espero que não demore muito para vocês anunciarem a versão completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, obrigado pelas palavras. Faremos o possível para manter o Bruxos & Bárbaros sempre com novidades e se encaminhando para uma versão final. Infelizmente nossas vidas normais podem atrapalhar um pouco, mas acredito que ano que vem devemos ter grande coisas para mostrar, e algumas coisas ainda esse ano.

      Excluir
  16. Cara.... Gostei muuuuuito das regras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gabriel! Estamos gostando bastante também. Elas estão na medida certa para a gente.

      Excluir