sábado, 6 de julho de 2013

Podcasts para quem curte RPG Old School


Eu nunca liguei muito para podcasts, videocasts, hangouts e tudo mais, mesmo fazendo um. Assistia ou ouvia um ou outro por aí, mas nenhum me conquistava ao ponto de eu me ver pegando episódios antigos e vendo/ouvindo vários em seguida. Mas isso mudou a pouco tempo, começando com um podcast que foca em um dos jogos que eu mais gosto, Dungeon Crawl Classics RPG, o Spellburn.

A partir daí eu comecei a procurar outros podcasts que focassem em jogos que eu curto, especialmente jogos Old School e da OSR, e achei bastante coisa legal. Há programas dedicados a edições específicas do jogo de fantasia mais jogado do mundo, podcasts que apresentam jogos ao vivo, e várias coisas legais, como dicas para criação de aventuras, interpretação de personagens, adaptações de gêneros e muito mais. Sendo assim, eu vou listar uma pequena lista dos Podcasts que eu ando ouvindo e falar um pouquinho sobre eles. Não ouvi todos os episódios deles, mas os que eu escutei gostei bastante.

Spellburn - O Podcast dedicado ao Dungeon Crawl Classics RPG, mas que tem conteúdo legal mesmo para quem joga outros jogos Old School. Três "Judges" trazem sua impressões sobre o jogo, dicas interessantes sobre aventuras, monstros, e outras coisas bem interessantes, e inclusive produzem material para os ouvintes!

Roll for Initiative - Um podcast especialmente didicado à primeira edição de AD&D, e um dos mais antigos por aí. Tem muito material, e sempre traz um olhar experiente sobre diversos assuntos relacionados ao mundo de AD&D na sua origem.

Save or Die - Um podcast sobre D&D clássico, que faz reviews de aventuras, livros, além de debater assuntos ligados ao jogo e a literatura que o inspirou e que se inspira nele. É um dos meus favoritos. Além disso eles tem alguns especiais com sessões de jogo gravadas.

The Delvers - Um podcast que traz principalmente gravações editadas de uma campanha de Labyrinth Lord (um Retro-Clone de D&D B/X e AD&D). Muito legal e interessante para quem quiser saber como funciona uma mesa Old School e roubar ideias de aventuras!

THAC0's Hammer - Podcast dedicado especialmente à 2ª Edição de AD&D, provavelmente a edição mais adorada pelos Old Schoolers do Brasil. Aqui tem sessões gravadas, debate sobre as centenas de suplementos, ideias de aventuras, itens mágicos, monstros e tudo mais. Ótimo show.

Bem, esses tem sido os meus favoritos nesses últimos dias. Eu não conheço tantos assim, mas quem quiser recomendar um, eu dou uma atualizada na lista. Tem algum em espacial que o pessoal tem curtido?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

5 comentários:

  1. Acho que já tá mais que na hora de um podcast nacional Old School!!!

    ResponderExcluir
  2. Só faltou indicar o Advanced Pod and Cast da terceira terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou? O último episódio do AP&C é de fevereiro de 2012...

      Excluir