segunda-feira, 15 de julho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Capa do Jogo Rápido

Continuando a correria para aprontar o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros para o World RPG Fest, me aventurei a fazer a capa desse livreto (ilustrar, colorir, e diagramar). É claro que se eu pudesse contratava um John Hodgson da vida para fazer isso, mas por enquanto não vai dar. Ou seja, além de escrever o jogo, vou fazendo a parte gráfica dele também.

Comecei fazendo alguns rascunhos em meus cadernos, e decidi por ilustrar algo da aventura pronta que viria com o Jogo Rápido, o "Crânio de Tuhan". Talvez seja um pouco óbvio, mas resolvi fazer, justamente, Tuhan, com seu crânio dourado, sentado em seu trono de jade. Mas fazer o desenho no caderno, a lápis, era a parte fácil, que já estou acostumado. O desafio seria colorir a imagem. Pensei em usar aquarela, mas fazia tanto tempo que não pegava nas minhas tintas e pincéis que nem sei o estado que estão (sem contar que teria que procurá-las, desde que me mudei não sei ao certo onde estão as coisas).

Então fui me aventurar nas águas desconhecidas da pintura digital. Tirei a poeira do meu tablet (não é o iPad não, é aquela mesa digitalizadora que você desenha olhando para tela), digitalizei o meu rascunho (que finalizei com nanquim e pincel), e abri o Art Rage. Foi uma batalha, e é bem diferente de pintar com as tintas de verdade (pelo menos para mim, que ainda não domino o software), mas no final, até que não ficou tão ruim quanto eu esperava. Aliás, algumas pessoas até gostaram, o que me deixou muito feliz. Pelo menos acho que ninguém vai se repugnar com a capa a ponto de nem querer ver o material.


Para quem ainda não sabe, o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros trará as regras essenciais do jogo para você começar a jogar e conhecer a maneira como ele funciona (sistema de resolução de ações, testes de atributos, uso da sorte, combate, sistema de magias), alguns personagens prontos para botar tudo isso em prática, e uma aventura de 1º nível, "O Crânio de Tuhan", na qual os personagens saem em busca da Tumba de um antigo Rei-Bruxo, conhecida por guardar valiosos tesouros e segredos antigos. Minha previsão para o lançamento do PDF (que será gratuito), é para o final deste mês, talvez dia 27 ou 28. Enquanto isso, vou ver se faço umas demonstrações online, no google hangout (roll20).

De agora em diante, é focar na finalização do livro completo, e ir mostrando o progresso aqui no blog!

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

21 comentários:

  1. Eu achei que tá tudo de parabéns! E se houver mesmo um financiamento coletivo, é certo que participarei! Acrescento ainda que acho ótimo o mercado nacional ter outra opção de jogo oldschool(nada contra nosso querido OD) mas variedade é sempre bom! Torço para que mais jogos do gênero venham! Parabéns Diogo e Pep pela empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Se tudo der certo em breve teremos outro representante da OSR no Brasil, e quem sabe, no mundo afora se eu conseguir traduzir o B&B para "Warlocks & Barbarians"!

      Excluir
  2. Até onde pude acompanhar o jogo está ótimo. Essa capa ficou decente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a capa está evocativa mesmo que "clássica". Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. A capa está legal! Há previsão de livro físico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santiago, essa capa é da versão de "Jogo Rápido", chamada de Fast Play por aí. É uma amostra do jogo. A versão final ainda está sendo escrita. Não há previsão de lançamento. Mas a minha mira é para o segundo semestre do ano que vem.

      Excluir
  5. Meus parabéns Diogo, ficou muito legal! Espero tirar a poeira dos meus projetos também e seguir o mesmo caminho que você está seguindo. Bom trabalho, não demore como eu, porque estamos ansiosos pra caracas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. As vezes as coisas vão devagar um mÊs e no outro a gente acelera. O Pep está meio atarefado então estou meio que "solo" faz algum tempo, o que deixa as coisas mais devagar e tal. Como divido o tempo no projeto com o trabalho (remunerado), esposa, vida social, e tempo de RPG, a gente faz o que pode.

      Excluir
  6. Muito legal, estou ansioso para ver o pdf! Só um comentário sobre a capa: o trono de jade ficou parecendo a cabeleira da caveira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou? Estou tentando enxergar isso mas não to conseguindo.

      Excluir
  7. Muito bom e meus sinceros parabéns!!! o trabalho é árduo e muitas vezes o único motivador é a realização pessoal. O profissionalismo de ambos é notório, do PEP e seu, portanto não desanime e solte logo o financiamento coletivo!!! Queremos cada vez mais um old school nacional forte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo. Realmente, estou fazendo isso mais por amor e por realização pessoal (não de publicar, mas de finalizar o projeto de um jogo, que seja jogável). Se outras pessoas acabarem curtindo e jogando, melhor ainda. Mas se ficar pronto para mim, já é uma realização.

      Excluir
    2. vlw cara! OLD SCHOOL Na veia!

      Excluir
  8. Parabéns Diogo, ficou muito bonita a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Fagner. Foi a minha primeira experiência com pintura digital. Não foi exatamente o que eu imaginei, mas foi melhor do que eu esperava.

      Excluir
  9. Ficou legal a capa. So espero que mesmo com o financiamento coletivo o jogo pronto continue gratuito. Nada contra edição de luxo, brindes e etc, mas não ter o sistema na integra na net meio que mata essa criação via blog, na minha opinião. Mesmo o Old Dragon com seu fast play so apresenta o jogo pela metade (sem os níveis iniciais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é ter o jogo na integra no esquema "Pague O Que Você Quiser" (chamado de Pay What You Want - PWYW). Assim quem quiser pegar o jogo de graça, dar uma conferida, ver se gostou, pode. Quem quiser pagar algo porque acha que o jogo merece paga o quanto quiser.

      No entanto, no financiamento coletivo, como vamos estar arrecadando grana para fazer um jogo com maior profissionalismo, o PDF vai ser uma das recompensas. Mas quem contribuir vai ter seu nome nos créditos e alguns conteúdos extras (de forma alguma essenciais), exclusivos, como aventuras, e mini-suplementos.

      Excluir
    2. Joia, muito bom então. Conte comigo!

      Excluir
  10. Cara também gostei muito! Parabéns pela capa! Bem amneira e Old/Indie! Hahaha fantástico!

    Quando sai as regras para playtest?

    ResponderExcluir