quinta-feira, 14 de junho de 2012

Enigmas e Charadas - Charadas Mortais

Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Hoje serão apresentados quatro enigmas no estilo "o que é o que é" e "decifra-me ou te devoro". São desafios que testam a dedução lógica, o raciocínio rápido e a esperteza dos seus jogadores. Esse tipo de obstáculo é ideal para colocar no caminho mais curto que os heróis queiram tomar para algum lugar, na porta de uma sala de tesouros guardado por uma estátua ou criatura, ou com alguma criatura sádica que aprisiona os personagens e propõe um jogo de charadas, deixando eles fugirem se acertarem as charadas, ou devorando-os caso ocorra o contrário. Pois bem, os quatro enigmas são os seguintes:

1. "É mais poderoso que os deuses, mais maligno que os demônios. É algo que os pobres tem e os ricos precisam. Se você comê-lo, você morre. O que é isto?"

2. "O que é que sempre corre, mas nunca anda? As vezes murmura, mas nunca fala? Possui um leito, mas nunca dorme? Nasce, mas nunca morre?"

3. "Eu nunca fui, mas sempre serei. Ninguém nunca me viu, e nunca verão. Ainda assim, sou a esperança de todos. Quem sou eu?"

4. "Diga o que sou e eu desapareço. O que sou eu?"

As respostas para esses enigmas são as seguintes, em ordem: O nada; Um rio; O amanhã ou o futuro e; O silêncio.

E aí? O que acharam das charadas? Muito fáceis? Muito difíceis? Nem todas tem a mesma dificuldade, e algumas são mais fáceis que as outras, sem dúvida. E você, já criou um enigma vocês mesmo? É difícil, mas não é impossível. Pode ser um assunto para um artigo futuro, né?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

14 comentários:

  1. Muito boas. Gostei, vou usá-las com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, gostei de todas, embora a primeira fique um pouquinho esquisita no final, vou usá-las como desafio para passagem de posto em uma campanha de lobisomem, o apocalipse. Valeu o post!
    : )

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de charadas mas nunca consigo bolar umas legais para a mesa de rpg! ^^

    ResponderExcluir
  4. Posta as respostas ai pra poderem ser usadas na minhas mesa

    ResponderExcluir
  5. ficou bem esquisita a primeira, haha. No geral não gosto de charadas, por que tentam resumir em uma única resposta da cabeça de quem criou o que poderia ser respondido de três, quatro formas diferentes encaixando perfeitamente. Mas gostei bastante para utilizar como base!!

    ResponderExcluir
  6. Otima pagina exatamente o que procurava ❤

    ResponderExcluir