quarta-feira, 6 de junho de 2012

Age of Rebellion - Star Wars para Dragon Age RPG

Guerra nas Estrelas é talvez um dos filmes ícones do imaginário nerd e é uma das inspirações para diversos jogos de RPG. O universo já teve algumas adaptações para as mesas de jogo oficiais, como o clássico Star Wars D6 da West End Games e os Star Wars d20 e Saga, publicado pela Wizards of the Coast com um sistema bastante similar ao D&D.

Só que nenhum desses jogos é facilmente encontrado hoje em dia. Atualmente, os detentores dos direitos pra publicar jogos da licença é a Fantasy Flight Games. Um jogo de cartas e um de miniaturas já estão em produção, RPG, por enquanto, não temos notícias. Mas não tema. O autor do blog NewbieDM está fazendo uma adaptação do universo criado por George Lucas para o sistema AGE (Adventure Game Engine), o mesmo usado pelo Dragon Age RPG.

O cara até liberou um documento com uma versão "playtest" da adaptação (ou seja, não é uma versão final, faltam algumas coisas) que vale a pena dar uma olhada. Basicamente o documento trás raças alienígenas para se jogar, três classes de personagem (soldier, scoundrel e diplomat), armas e equipamentos, regras para duelos de sabres de luz, algumas naves, alguns inimigos e talentos ligados a esse universo. Como o jogo é primariamente ambientado na época da luta entre o Império e a Aliança Rebelde, para usar força como um jedi é preciso um talento de sensibilidade para força, apesar de haver maneiras dos outros personagens utilizarem esse atributo também.

Lembrando que o documento é ainda um rascunho e é uma adaptação feita por fãs. Ele apresenta um design um pouco parecido com o jogo da West End Games e usa algumas ilustrações dessa versão. As regras para combate espacial ainda estão em desenvolvimento, embora haja um rascunho dela no documento.


Enfim, a ideia é bastante promissora e acho que o AGE system é um bom herdeiro do sistema D6 do RPG clássico do Guerra nas Estrelas. Vale a pena das uma conferida, experimentada e, quem sabe, fornecer um "feedback" ao autor da adaptação.

Para baixar o documento, clique aqui.

Para quem não sabe, eu fiz uma adaptação de Guerra nas Estrelas para o jogo The Shotgun Diaries, que chamei de  Lightsaber Diaries. Para conferir isso, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Um comentário: