sábado, 25 de abril de 2015

Livro do Mestre do Lamentations of the Flame Princess de Graça - Um ótimo tomo para mestres old school!

Capa do fenomenal Peter Mullen
Lamentations of the Flame Princess é mais um jogo da OSR (Old School Renaissence)! Mas ele não é mais um daqueles jogos que deseja simplesmente reproduzir a experiência de jogar D&D em uma edição antiga, mas utiliza a tradicional base da edição B/X de década de 80 e cria um jogo da fantasia estranha, pulp e com muitos elementos de terror.

Mas uma resenha propriamente dita deste ótimo RPG da OSR virá outro dia, venho hoje falar, exclusivamente, da liberação pelo autor, o James Raggi, do download gratuito do Referee's Book (Livro do Mestre) da edição Grindhouse (a passada) deste jogo, já que o livro da edição atual está demorando demais para sair. Mas não se enganem, apesar de ser um livro de um RPG específico, ele é facilmente utilizável por qualquer mestre de RPG, principalmente dos amantes dos jogos da OSR.

Este é um livro voltado para ajudar o mestre a entender seu papel como aquele que apresenta um mundo rico para os jogadores fazerem com ele o que desejarem, sempre os desafiando e jogando para descobrir que fim isso tudo levará. Ele fala sobre como envolver mistério no jogo, deixar os jogos mais fantásticos (mas não no sentido de colocar magia em tudo, mas torná-la mais especial deixando-a rara e estranha). É um livro que me faz lembrar bastante os contos do Apêndice N.

O livro todo tem diversas informações sobre estilo de mestre, inserção de mistério, horror, o estranho no jogo. Fala sobre porque o railroading é ruim, na opinião do autor (que no estilo de jogo dele faz todo o sentido), fala sobre a criação de aventuras, os elementos principais delas e como envolver e atrair os jogadores para elas, deixando-os empolgados mesmo que seus personagens morram esmagas (algo que é, relativamente, comum no Lamentations of the Flame Princess), fala sobre recompensas, ritmo de jogo, tempo, encontros aleatórios e sua importância, como usar aventuras prontas nas suas campanhas e adaptá-las, o que é uma campanha propriamente dita e como criar e manter uma, e muito, muito mais.

Não há regras propriamente ditas no livro, apenas dicas, orientações, reflexões e pensamentos sobre como ser um bom mestre de jogo em um RPG Old School. É até covardia comparar qualquer livro do mestre com o lendário Dungeon Master Guide da 1ª Edição de AD&D, mas o Referee's Book do Lamentations of the Flame Princess chega perto, com bem menos páginas, uma linguagem mais acessível e, melhor que tudo, agora está de graça em PDF.

Então não perca tempo, vai neste link aqui e baixe o livro agora. Se você não sabe inglês, está na hora de praticar e tentar aprender. Nada melhor que uma boa motivação, não é?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.