segunda-feira, 27 de abril de 2015

Projeto "Esquemas de Aventuras" da comunidade OSR Brasil!

Uma coisa que eu admiro muito na OSR, seja aqui, seja lá fora, é o espírito de comunidade, o "Do It Yourself" e a produção de conteúdo gratuito ou barato para propagação do hobby e do estilo old school para o maior número de pessoas possível. Para quem não sabe, nós temos uma pequena comunidade da OSR do Brasil no Facebook onde coisas muito legais são discutidas, divulgadas e compartilhadas.

Recentemente, graças a uma ideia que tive lendo o Tome of Adventure Design e lendo contos de fantasia para me inspirar em aventuras para as minhas mesas, começamos um tópico por lá para que as pessoas compartilhassem ideias rápidas, ganchos e títulos de aventuras inspiradoras, como "O Baile do Condenados", "O Coração da Floresta de Cristal" e outras coisas do tipo, capazes de nos dar ideias de cenários, aventuras e eventos que podem ser expandidos e aventuras. O tópico fez um certo sucesso e a quantidade de boas ideias nos deixou motivados para, quem sabe, preparar um pequeno suplemento com essas ideias um pouco mais desenvolvidas, como em pequenos esquemas de aventuras com título, breve descrição da situação, NPCs, localidades e complicações.

A ideia é coletarmos algo em torno de 40 ou 50 (ou quem sabe mais? quem sabe 365, uma para cada dia do ano?) das melhores ideias e ganchos, desenvolvê-los e fazer um arquivo em PDF e talvez até um livro para ser impresso sobre demanda. O objetivo é ter o trabalho de todo mundo disponível e em fácil acesso para facilitar a vida dos mestres pelo Brasil afora. Para isso, no entanto, é necessário estipularmos algumas regras e padrões para o livro ser viável.
Título: Cada entrada deve ter um título evocativo, parecido com aqueles de contos de fantasia pulp, dando ideia de um lugar, um artefato, uma organização, um evento ou coisa do tipo.
Situação: Uma breve descrição do que se trata a aventura e como os personagens podem se envolver nela.
NPCs: Um breve apanhado dos principais NPCs da aventura, com seus papeis, objetivos e características essenciais.
Localidades: Uma breve descrição dos locais importantes, seus papeis e obstáculos na aventura e suas relativas localizações.
Complicações: Outros detalhes importantes que inserem complicações sucintamente descritas para dar dinâmica nas aventuras. 
Tudo isso descrito em poucas palavras, em torno de 200 a 300 palavras apenas.
Para ficar mais claro, que tal um exemplo?
A Última Jornada do Arquimago
Situação: Um necromante maligno a beira da morte contrata os personagens para levá-lo até o local de seu ritual, sem revelar sua natureza.
NPCs: Nar'Zagon é um necromante maligno que finge ser um bondoso feiticeiro. Ele precisa de almas jovens para sacrificar em um ritual necromântico no Templo de Xzargoth. Bortus é seu tenente, um homem grande e fiel que procura o grupo para contratá-los para o serviço. Um bom lutador. Ziviane é uma ex-vítima de Nar'Zagon que tenta matar o grupo achando que eles são aliados do necromante.
Localidades: Pelo caminho até o Templo de Xzargoth, os jogadores passam por lugares perigosos, como as Cavernas dos Mortos, onde estranhamente os mortos evitam atacá-los e pela Floresta das Folhas Flutuantes, onde o grupo é atacado por Druidas que sentem a presença do mal. O Templo de Xzargoth tem a aparência ilusória de um templo de deuses bondosos, mas esconde o espírito de demônios antigos.
Complicações: O ritual começará a drenar a energia vital dos personagens aos poucos e invocará demônios para impedir que eles ataquem Nar'Zagon. Aqueles que se opuserem ao necromante dificilmente acreditarão nos personagens e darão ouvidos a eles, já que eles sabem que seus inimigos são ilusionistas e seres traiçoeiros.

Que tal tentarmos? Passa lá na comunidade OSR Brasil, sugira um título e comece a trabalhar! Quem tiver com os esquemas prontos é só enviar para o email diogoarte@gmail.com com o assunto do email sendo Projeto Esquema de Aventuras!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Um comentário: