quarta-feira, 29 de abril de 2015

Esquema de Aventura para Star Wars RPG - Assalto ao Resort de Maergar

Durante um pequeno intervalo que tivemos na campanha de DCC RPG por aqui, o pessoal pediu para eu mestrar uma aventura de Star Wars RPG da West End Games, aquele do clássico sistema D6. Sendo assim, saquei meu recém impresso livrão da versão REUP (Revised, Expanded and Updated) feita pelos fãs do sistema e meti a mão na massa.

O jogo acabou tendo un clima estilo o novo Edge of the Empire. Os jogadores decidiram por fazer personagens meio foras da lei, sem ligação com a aliança, apenas tentando ganhar a vida entre as estrelas e evitando a tirania e as taxas abusivas do Império. A aventura que eu criei, então, é focada por esta perspectiva mas pode ser usada em jogos em que os personagens são da Aliança Rebelde também, como pode ser visto abaixo. A ideia foi colocar vários elementos típicos do cenário de forma a proporcionar uma experiência quase completa do jogo, com aparecimento de bestas selvagens exóticas; uma raça de alienígenas primitiva que, potencialmente, pode ajudá-los; stormtroopers e presença imperial; e boas batalhas, tanto sobre o chão e entre as estrelas.

Assalto ao Resort de Maergar

Situação
Os personagens são contratados por um intermediário para "adquirir" uma peça valiosa do acervo de um colecionador que vive em um planeta resort para caçadores de bestas exóticas. Acontece que o local é mais que um simples resort turístico e abriga uma base secreta imperial.

NPCs
Javin Sarv: O colecionador de raridades e exímio caçador que abriu um resort para caçadores afortunados no distante planeta de Maergar. Ele é orgulhoso, preconceitusos e superestima suas habilidades como caçador e atirador.

Restor Kub: Um oficial do Império de alto escalão que supervisiona a operação na base secreta de Maergar e tem ligações com Javin. Também um caçador. Depois de capturar um Maer nativo do planeta e descobrir suas habilidades de camuflagem, montou o projeto para criar clones assassinos perfeitos para o Império. É na verdade um grande covarde.

Kiszar Ur: Um inquisitor imperial enviado pelo Imperador para supervisionar o projeto e o treinamento dos clones assassinos. Com muita auto-confiança (mas do que é saudável), ridicularizará outros usuários da força e focará todos os seus esforços para eliminá-lo.

Brrript'la, a Anciã: A mais velha sábia do povo Maer, uma raça de humanóides nativa e primitiva de Maergar, que se parecem como homens-camaleões de 1,4m de altura. Eles tem pouco domínio da tecnologia, mas são capazes de outros feitos mais furtivos e ágeis. Brrript'la é uma xamã, com poderes da força e idade avançada. É calma mas suspeita de todos até que provem o contrário. Se os personagens provarem serem boas pessoas, ela e seu povo pode ajudá-los.

Localidades
Maergar: Um pequeno planeta do Outer Rim (localização a critério do mestre), praticamente todo coberto por uma grande selva exótica e cheia de animais selvagens e gigantes. Para piorar, Javin trouxe para cá mais bestas terríveis de outros planetas para tornar o local um paraíso para caçadores ambiciosos. No entanto, isso prejudicou bastante a raça nativa doa Maer, que não estavam preparados para tantos caçadores e pelo interesse que despertaram nos imperiais.

Resort de Javin: Um grande resort protegido por uma cerca elétrica que mantém os indesejáveis fora de alcance. Composto por cabenas de aparência rústica mas extremamente confortável, um cassino, salões de jogos e outras comodidades típicas de um resort, além de um local para armazenar armas e outras coisas. O local ainda conta com uma sala de exibição onde Javin deixa sua coleção amostra.

Base secreta imperial: Uma base escondida no subterrâneo do resort onde os imperiais, com a ajuda de Javin aprisionam nativos capturados para estudá-los e cloná-los no intuito de criar uma raça de assassinos furtivos capazes de se camuflar e matar para o Império.

Santuário secreto dos Maer: Em um local remoto e escondido de Maergar a raça dos homens-camaleões nativa se refugiou do ataque e se esconde, torcendo para que os "homens de branco" (stormtroopers) deixem seu planeta. Composta de cavernas, casas de madeira, fontes naturais de água, árvore frutíferas e outras coisas.

Complicações
Bestas selvagens: Animais perigosos de todos os tipos vagam pela florestas e podem cruzar o caminho do grupo a qualquer momento, tanto para prejudicá-los, como para ajudá-los, caso atrapalhem um grupo de caçadores ou soldados imperiais perseguindo-os.

Desconfiança dos Maer: Os Maer assumiram, a princípio, que o grupo nada mais é que outros humanos que vieram lhes fazer mal e capturar seus irmãos. Eles tentaram capturá-los ou fugir deles. Será preciso um esforço de negociação e boa interpretação para remediar isso.

Patrulhas: Ocasionalmente, um grupo de caçadores e stormtroopers fazem patrulhas do lado de fora do resort para procurar mais Maer para os experimentos.

Sensibilidade à Força: Se um personagem sensitivo à Força usar muitos seus poderes, é bem provável que o inquisitor sinta sua presença e resolva ir atrás dele.

Bem, foi com apenas essas anotações e esquema que eu conduzi a aventura. Ela acabou com uma TPK, já que os jogadores resolveram enfrentar 20 Stormtroopers que os emboscaram, mas tudo bem. Acredito que com as informações apresentadas aqui os mestres consigam levar umas sessões de maneira bem solta e dando liberdade aos jogadores sem ficar sem conteúdo e parado. Em uma aventura com Rebeldes, o grupo poderia ser enviado para o local com a pretenção de investigar boatos de uma base imperial secreta por lá.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.