segunda-feira, 6 de abril de 2015

Aplicativo para facilitar a vida do mestre - Index Card

Durante este final de semana, retomei a minha mesa de Star Wars - Edge of the Empire que estava parada há um bom tempo (nem sei exatamente quanto). O jogo rola aos domingos, em teoria de 15 em 15 dias, mas final de semana sempre é complicado e volta e meia alguém não podia jogar, tinha festa de aniversário, alguém viajava e tal. Mas enfim, voltamos este domingo e, se tudo der certo, marcamos uma outra sessão este mês ainda.

Mas o problema maior durante a sessão foi outro. Depois de tanto tempo sem jogarmos, esquecemos muito do que tinha acontecido, o que os personagens estavam fazendo, para onde iriam, com quem tinham falado e essas coisas. Ok, eu admito que boa parte desta culpa é minha por não ter perdido as anotações e não ter feito o reporte da última sessão aqui no blog, mas os jogadores também estiveram nela e não se lembravam direito (e nós esquecemos de ler o reporte das outras sessões que estavam por aqui também). No final, nós demos um jeito. Reconstituímos o que lembrávamos, anotamos essas coisas e preenchemos as lacunas com informações novas (ou não) que fazia sentido para continuarmos de onde paramos.

Mas, para não perder mais as anotações do jogo, resolvi utilizar alguma ferramenta de auxílio e me lembrei de um aplicativo que comprei há vários meses mas utilizei muito pouco, o Index Card. Simulando um quadro de cortiça e infinitos cartões indexadores que você compraria em uma papelaria, você pode organizar sua campanha com todos os seus NPCs, locais, ganchos de aventuras, itens mágicos, mistérios e tudo mais como se fazia antigamente.

Em cada cartão você pode anotar um título para identificá-lo, uma descrição, um texto, estatísticas e qualquer coisa que queira anotar, como relacionamento com os personagens e tudo mais. Você ainda pode designar cores para cada cartão de forma a identificar mais claramente características a cada elemento. Por exemplo: para cartões de NPCs, os vermelhos seriam inimigos dos personagens, os verdes aliados, os amarelos podem ser empregadores, os azuis informantes e assim vai. Além disso, você pode organizar os cartões em pilhas (stacks) como se fossem pastas e juntar todos os NPCs em um lugar, todos os monstros novos em outro, todos os ganchos de aventuras, todos os locais e essas coisas.



De agora em diante, nem que eu não esteja com o meu iPad na mão, vou anotar tudo em algum local e passar direto para ele assim que terminar a aventura. Manter tudo ali organizado é uma tremenda ajuda, além de ser muito fácil de consultar, organizar, modificar e guardar, é claro.

Então fica a recomendação para quem tem dispositivo com iOS. Tenho certeza que devem ter outros aplicativos que funcionam de maneira muito similar para quem é usuário de outros sistemas mobile, mas infelizmente eu não conheço nenhum (até porque nunca tive um dispositivo com outro sistema senão o iOS). O preço dele pode assustar um pouco com a crise do dólar que estamos passando: 4,99 mas eu garanto que vale a pena e vai ajudar bastante.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário