segunda-feira, 20 de abril de 2015

Regra simples de Carga para jogos OSR

É um características de "estilo" old school de RPG a administração de recursos e, entre essa gama de coisas, o controle do equipamento e carga que os aventureiros conseguem carregar, afinal, se eles estiverem lotados de equipamentos, a escada de corda pode arrebentar, eles afundarão mais rapidamente na água e terão muitas dificuldades em levar de volta o baú de tesouro antes que o templo do deus morto desmorone.

A maioria dos RPGs até hoje utiliza um sistema de carga relativamente simples mas trabalhoso de controlar. Cada personagem tem um atributo de Força que, de acordo com uma tabela, determina o quanto de peso cada um pode carregar, tanto com certa comodidade ou sofrendo penalidades. No entanto, isto exige a anotação do peso exato de cada objeto, muitas vezes incluindo frações e outras coisas do tipo. Sinceramente, eu não tenho paciência pra isso, mas ainda acho que seria bom ter algum sistema que ajudasse a controlar a ganância e a preparação exagerada dos jogadores.

Uma das opções que acabo utilizando é derivada de pequenos elementos de outros sistemas de carga de diversos jogos de forma a formar algo que eu me sinta confortável de fazer, seja fácil de ensinar e de verificar caso necessário. Abaixo, está uma síntese desse sistema, caso alguém deseje adotar em seus jogos.

Carga normal e carga máxima: De forma bem simples, cada personagem tem uma quantidade de pontos de carga igual ao seu valor de Força, e um limite máximo de pontos de carga igual ao dobro do seu valor de Força.

Custo em pontos de carga de cada item: De maneira geral, os itens podem gastar 0, 1, 2 ou, em casos especiais, mais pontos de carga do personagem. Itens pequenos tendem a gastar 1 ponto para cada dois itens, desde estejam guardados em um saco ou mochila. Itens de tamanho médio, assim como armas de uma mão e armaduras leves gastam 1 ponto de carga. Itens grande, como armas de duas mãos e armaduras mais pesadas gastam 2 pontos de carga. Armaduras pesadas de placas gastam 3 pontos, assim como outros objetos desajeitados e que não são feitos para serem carregados normalmente. Itens muito pequenos, como velas, e outras pequeninas coisas gastam 1 ponto para cada 5 objetos, desde que acondicionados em sacos ou mochilas.

Sobrecarga: Um personagem que estiver carregando itens com pontos até o seu valor de Força pode agir normalmente, sem nenhuma penalidade ou restrição. Entretanto se os pontos de carga dos itens ultrapassar seu valor de força mas ficar abaixo do dobro deste número, sua movimentação é reduzida à metade e ele recebe um modificador de -2 para todas as rolagens que exijam esforço físico ou movimentação. Personagens que carreguem mais que o dobro de sua Força em pontos de carga não conseguem se locomover mais do que alguns pequenos passos por minuto e não conseguem realizar ações.

Bem, por hoje é só isso. Peço desculpas pelas postagens rápidas e mais espaçadas ultimamente. A tradução do DCC está dando trabalho e a vida está dando umas rasteiras na gente aqui. Mas é isso aí! Muito XP e passando de nível!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário