quarta-feira, 15 de abril de 2015

Revistas de RPG Old School

Uma coisa que volta e meia e vejo a galera se lamentar hoje em dia é a falta de revistas de RPG que você possa ler regularmente, com material novo produzido que, de certa forma, é diferente daqueles que você encontra em livros. Geralmente são coisas mais rápidas e customizáveis e tem um "quê" de meio home-made que dá um gostinho caseiro para a coisa e se encaixa muito bem em muitas mesas de jogo.

De fato, aqui no Brasil, não tem nenhuma revista regularmente publicada de RPG em atividade (ou tem?). No entanto, a internet nos coloca ao acesso de algumas coisas que rolam lá fora e que podemos ou baixar gratuitamente ou pagar alguns poucos dólares pelo PDF! Algumas poucas ainda possuem versões impressas que podem ser adquiridas pelos mais entusiastas. Como eu sou um apaixonado por RPG Old School, a maioria das que eu citarei neste artigo se voltam para este estilo de jogo, mas tenho certeza que há outras revistas para outros RPGs por aí, basta procurar.

Gygax Magazine: Lançada recentemente, esta revista está em sua quarta edição, com uma publicação mais ou menos semestral (eu acho). Embora o nome dê a entender que esta seria uma revista focada nos jogos old school derivados do trabalho do mestre Gygax, não é exatamente o caso, embora a influência dessa escola de jogo seja bastante forte na revista. Ela é bem genérica e trata de tudo relacionado a RPGs, embora sempre tenha uma coisinha para a galera da velha guarda, inclusive relatos históricos de quem viveu a época de ouro. Ela é paga, tanto na versão PDF quanto na versão física, mas a qualidade do conteúdo e da apresentação justificam o preço.

Footprints: Uma revista publicada pelo famoso fórum focado, principalmente, na 1ª edição do AD&D, a revista Footprints já tem 22 edições, com diversos conteúdos, tanto de aventuras, classes, monstros, magias, artefatos e diversas ferramentas para mestres e jogadores da edições clássicas de D&D. Que eu saiba ela só tem versões digitais, bem recheadas, e podem ser baixadas gratuitamente.

Fight On: Uma outra revista independente focada nos jogos inspirados pelos anos 70, a era de ouro dos RPGs! A Fight On! teve 14 edições de altíssima qualidade e muito material bacana para inspirar sua mesa de RPG Old School. Esta também é uma revista paga, mas vale bastante a pena e com os cupons da Lulu.com, você pode conseguir umas compilações das edições que valem muito a pena.

Knock Spell: Uma revista de RPG Old Schoo, principalmente as edições de D&D da década de 70 e início da década de 80, publicada pela Mythmere Games, o pessoal do Swords & Wizardry. Já dá para sacar que é material de qualidade, inventivo e bastante fiel às origens do hobby. Também é uma revista paga, com versão digital e impressa a venda na Lulu.com.

NOD: Uma revista pelo pessoal do blog The Land of Nod e do RPG Blood & Treasure que publica material compatível com as edições clássicas e seus Retroclones. A revista apresenta sempre um Hexcrawl e material extra compatível com esse cenário do mundo de campanha do blog, ou seja, um material muito rico para ser explorado por mestres. É paga (inclusive com versões impressas), mas tem algumas edições digitais gratuitas.

& Magazine: Esta revista, como as acima, foca no hobby pela perspectiva das edições de D&D da década de 70/80, sempre com material novo, aventuras, regras caseiras, monstros e artigos que exploram mais a fundo certos assuntos interessantes destes jogos. As edições são temáticas, como uma voltada para mortos-vivos, outra para viajem entre planos, outras sobre classes e guildas e assim vai. Totalmente gratuita e de forma digital!

Encounter: Uma revista voltada para versão Basic do D&D (B/X, BECMI, Rules Cyclopedia) que teve seu expoente por aqui com o D&Dzinho da Grow. Pena que só teve 4 edições, mas são todas muito bem produzidas e totalmente grátis!

Bem, por hoje é isso. Tem bastante material para vocês explorarem (e pra mim também, já que eu não conheço tudo isso ainda). Espero que curtam.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário