quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O que aconteceu entre as aventuras?

Em nossas mesas de jogo, os personagens estão sempre vivendo incríveis aventuras, viajando por locais fantásticos, enfrentando criaturas terríveis, vivendo acontecimentos estranhos e toda sorte de situações interessantes acontecem ao seu redor. No entanto, esquecemos que eles ainda são pessoas "normais" (relativamente), e uma série de acontecimentos mundanos que nos afetam, também ocorrem com eles.

Pensando nisso, elaborei uma tabela com uma centena de resultados com acontecimentos que podem ocorrer na vida dos personagens nos intervalos entre as aventuras, simulando o tempo transcorrido e a aleatoriedade da vida. Quando algum tempo transcorrer entre uma aventura e outra (o que é muito comum em um estilo de campanha com aventuras como crônicas), cada jogador deve rolar 1d% modificado com +10% para cada ponto de modificador de Sorte (se a sorte for negativa, isto se torna -10% por ponto). A maneira como estes eventos impactam a campanha vai depender da criatividade dos jogadores e do juiz. Uma boa e divertida interação destes eventos com o jogo, de modo a torná-lo interessante para toda a mesa pode render um ponto de Sorte.

D%
Evento
00 ou menos
O personagem é envenenado e sofre bastante, mas acaba sobrevivendo.
01
Suposto vidente conhecido tem pesadelos constantes envolvendo o personagem e o procura para falar sobre eles.
02
O personagem obtém um objeto aparentemente de pouco valor que atrai o interesse da guilda de ladrões.
03
O personagem sofre de amnésia.
04
Os familiares do personagem esquecem quem ele é.
05
Uma pessoa influente espalha boatos maldosos sobre o personagem pela cidade.
06
O personagem é preso na masmorra do forte local.
07
Algo que o personagem fez ou disse vira motivo de piada pela cidade.
08
O personagem recebe um convite para se juntar ao um culto maligno e os cultistas o ficam seguindo.
09
A morada do personagem é atingida por um desastre como fogo, desmoronamento ou outra coisa natural.
10
A casa do personagem é invadida e várias objetos e móveis são revirados e algo valioso é levado.
11
Animal de estimação do personagem morre.
12
Um parente pouco confiável do personagem aparece pedindo por dinheiro.
13
Um parente é preso por um crime que diz não ter cometido.
14
Os coletores de impostos querem cobrar uma dívida grande do personagem.
15
Cupins destroem uma parte da casa do personagem.
16
Um bebê é deixado na porta da morada do personagem, acompanhado de m bilhete enigmático.
17
Um ancião da família do personagem adoece e faz um pedido a ele.
18
O personagem recebe um pedido de divórcio ou sua companheira (ou companheiro) se afasta dele.
19
A riqueza do personagem atrai muitas pessoas falsas que o bajulam.
20
Um amigo próximo do personagem falece.
21
Uma dívida da família é transmitida ao personagem. E os cobradores não está satisfeitos com a demora do pagamento.
22
O personagem sofre com insônia e não dorme a dias.
23
O personagem descobre que seu amor o traiu.
24
Um amigo se torna inimigo do personagem por um motivo banal.
25
O personagem é acusado de um crime que não cometeu.
26
Um crime cometido a muito tempo pelo personagem vem a tona e as autoridades o perseguem.
27
Um parente é acusado de um crime grave e é exilado, apenas para aparecer disfarçado na porta do personagem pedindo por ajuda.
28
Um conhecido ou parente do personagem é assassinado em circunstâncias misteriosas.
29
O personagem se envolve amorosamente com uma pessoa importante e figura em um escândalo.
30
O personagem é chantageado por algo que cometeu e mantém em segredo.
31
Um valentão que atormentou a infância do personagem retorna para infernizar a vida do mesmo.
32
O personagem perde um objeto importante ou valioso.
33
Uma parente distante e chato insiste em ficar com o personagem.
34
A casa da família do personagem é atacada.
35
Irmão (ou irmã) mais novo do personagem foge de casa.
36
Edificação em que o personagem vive desaba. Algo indica que foi proposital.
37
O personagem tem pesadelos bastante perturbadores por semanas a fio.
38
Um fantasma tem perseguido o personagem.
39
Um antigo rival reaparece e quer resolver a disputa uma vez por todas.
40
A taverna favorita do personagem fecha e se torna uma igreja que tenta convence-lo em se tornar celibato.
41
A casa do personagem é infestada de insetos e aranhas.
42
Um nobre arrogante se considera insultado pelo personagem e usa sua influência para prejudicá-lo.
43
O personagem recebe uma carta com um conteúdo que o deixa perturbado.
44
Amigo ou parente do personagem tem um segredo constrangedor revelado e pede ajuda do personagem.
45
O personagem descobre um segredo terrível de sua família.
46
Um imitador está se passando pelo personagem pela cidade.
47
Um PNJ invejoso surge querendo tomar tudo do personagem (posses, amigos, amantes e fama).
48
Amigo ou irmão tem um surto psicótico e ataca o personagem.
49
O personagem recebe correspondências de um estranho que lhe conta segredos sobre ele mesmo que ele não gostaria de saber.
50
Um pessoa próxima ao personagem é sequestrada e ele recebe um preço pelo resgate.
51
O personagem é declarado como traidor.
52
A casa do personagem é invadida e várias objetos e móveis são revirados, mas nada é levado.
53
Um lei inconveniente é aprovada que atrapalha a vida do personagem.
54
Um grupo de ativistas protesta contra as ações do personagem.
55
O personagem é alvo de um impostar que o engana e lhe rouba algo de valor.
56
O dono de uma taberna insiste que o personagem compareça para contar suas histórias e experiências.
57
O personagem recebe um convite para adentar uma sociedade secreta.
58
O personagem é confundido com um parente e recebe um convite para uma festa.
59
Vizinho intrometido começa a frequentar a morada do personagem.
60
Um conhecido do personagem se torna um fanático religioso.
61
Um parente jovem se alista no exército, que está prestes a ir à guerra.
62
Um parente tem um bebê que recebe o nome do personagem.
63
O personagem recebe uma proposta de casamento.
64
Uma pessoa estranha e enigmática se junta à família do personagem ao se casar com um parente dele.
65
O personagem recebe um convite para uma reunião de família.
66
Um conhecido ou parente se torna viciado em jogos de azar.
67
Um conhecido ou parente se torna alcoólatra.
68
Um homem surge dizendo ser o verdadeiro pai do personagem, e ele tem um segredo a revelar.
69
O personagem é perseguido por um fã fanático.
70
Um aristocrata local se torna fascinado pelo personagem e o tenta imitar a todo custo.
71
Um PNJ se apaixona pelo personagem.
72
O personagem reencontra um velho amigo de infância.
73
A família do personagem entra em disputa e brigas gigantescas começam a afetar a vida dele.
74
O mentor do personagem lhe pede dinheiro para um novo investimento.
75
Uma mãe desesperada implora para que o personagem fique com seu filho e cuide dele.
76
Um parente desconhecido surge querendo escolher um herdeiro para sua rica herança.
77
Um amigo ou parente é atacado por cultistas.
78
Um amigo ou parente perde uma pessoa amada e entra em depressão.
79
Um parente jovem do personagem se oferece como aprendiz a outro personagem do grupo.
80
Dois amigos ou parentes queridos do personagem se divorciam e ele deve escolher um lado do conflito.
81
Um mentor ou parente do personagem morre e ele deve fazer um discurso em seu funeral ou realizar seu último pedido.
82
O personagem descobre que possui um irmão gêmeo perdido.
83
O personagem é eleito a um cargo de autoridade na comunidade.
84
Um PNJ conhecidamente problemático pede para se tornar aprendiz do mesmo.
85
Uma pessoa influente espalha elogios em relação ao personagem pela cidade.
86
Nobre local se afeiçoa pelo personagem e o convida para jantar em sua morada.
87
Um negócio da família é deixado para o personagem.
88
O personagem recebe um prêmio ou condecoração por um ato que ele cometeu bêbado e não se lembra.
89
O personagem tem um admirador (ou admiradora) secreto.
90
Um animal vira-lata (que é na verdade uma criatura fantástica) adota o personagem e não sai do seu lado.
91
Um valentão que atormentou a vida do personagem na infância pede desculpas e lhe oferece um presente.
92
O personagem encontra um objeto importante ou valioso em uma ruela.
93
Parentes do personagem lhe enviam um presente acompanhado de um pedido de um favor.
94
Encontra um antigo rival que quer se tornar aliado.
95
Um devedor (do qual o personagem já tinha esquecido) reaparece e paga sua dívida com um objeto estranho ou um animal incomum.
96
Um homem aparece e oferece fazer um favor ao personagem devido a uma dívida que ele tinha para com seu pai.
97
Um jovem (ou uma jovem) pede para se tornar um aprendiz do personagem.
98
O personagem descobre papeis contendo segredos de uma pessoa rica e pode utilizá-los para conseguir vantagens.
99
O personagem fica conhecido como um benfeitor que ajuda aqueles que precisam (pode ser um engano).
100
O personagem atrai um grupo de admiradores que fazem pequenos favores para ele.
101 ou mais
O personagem herda uma propriedade valiosa de um parente distante.

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