Arte de Doug Kovacs |
A compra e venda de itens mágicos também pode se tornar fantástica e interessante. O mestre pode se utilizar da prática para criar tramas e aventuras em torno dela, ao invés de apenas uma ida ao “mercadinho”. Itens mágicos deveriam ser objetos raríssimos, especiais e únicos, certo? Então a compra e venda destes objetos não podem ser um evento mundano. Se pararmos para pensar, como acontece o comércio de objetos raros e especiais em nosso mundo? Se você quer comprar uma obra de arte raríssima de um artista especial, você vai em qualquer esquina e consegue encontra-la? Claro que não.
Leilão: talvez um feiticeiro, colecionador, criatura extraplanar ou outro indivíduo com acesso a diversos objetos encantados resolva fazer um leilão dos mesmos. Este é um grande evento. Privativo, secreto e em um lugar especial. Conseguir convites (ou mesmo descobrir o local e adentrá-lo) pode ser o objetivo de algumas aventuras. Ao lado de objetos realmente mágicos, muitas coisas mundanas porém exóticas são também vendidas (e descobrir qual delas é realmente mágica pode ser outra aventura). NPCs estranhos e conhecidos podem comparecer ao leilão, talvez inimigos dos PJs, seres de outros planos, todos em um ambiente “neutro”, disputando e fazendo intrigas para conseguirem o que querem. As coisas podem acabar saindo do controle. Não é preciso dizer que estes eventos devem permanecer raros, mas são uma boa oportunidade de se gastar ouro acumulado e ter uma aventura diferente.
Atelier do artista: podem existir seres, feiticeiros e artesãos famosos pelas suas habilidades e poderes na fabricação de objetos encantados. São personagens quase lendários e ditos como rumores, porém existentes. Encontrá-los e descobrir como fazer com que aceitem produzir itens mágicos para os personagens pode ocupar muitas aventuras. Após isso, obter os materiais necessários para a fabricação do objeto pode levar o grupo a jornadas longas através do mundo (afinal, conseguir o coração de cristal do Rei Zrazztor não deve ser fácil). Esses personagens devem ser únicos, raros e difíceis de serem encontrados e convencidos. Criar objetos de poder para estranhos não é algo que aceitariam facilmente.
Melhor oferta: um feiticeiro louco mas poderoso começou a anunciar aos sete ventos que criará um artefato mágico para aquele que lhe fizer a melhor oferta (não monetária, já que ele não precisa de ouro) e uma corrida contra o tempo até a torre deste mago começa. Amigos, inimigos e famosos partem em busca de algo que possa ser oferecido ao feiticeiro. Descobrir algo que ele deseja pode ser uma bom para objetivo para uma aventura e a disputa por seu favor contra inimigos dos personagens também. Este é um evento único que não pode se repetir na campanha.
Pelo preço certo: temos também a velha e clássica maneira de se conseguir objetos de poder – o pacto e o acordo com criaturas extraplanares. Há algum tempo publiquei uma postagem sobre o preço dos acordos com demônios que pode ser uma boa fonte de inspiração para o que eles podem pedir em troca da ajuda. É claro que os personagens precisarão descobrir qual demônio exatamente pode fornecer o que eles querem, e como terão que fazer para contacta-lo. Isso sem falar no trabalho que terão, depois, para se livrar dele.
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