sábado, 12 de maio de 2012

Pontos de Partida - Tavernas

No embalo da postagem que fiz sobre cenas que podem ser vistas em uma taverna, o Pontos de Partida de hoje será sobre aventuras que envolvam esse estabelecimentos tão amados por aventureiros de todos os mundos. Esses lugares são frequentados por todo o tipo de gente, desde os mais humilde dos camponeses, passando por artesões, aventureiros, bandidos, oficiais e até mesmo nobres (que podem, ou não, estar disfarçados de outro tipo de pessoa). Assim, essas pessoas frequentam esses lugares pelos mais variados motivos, seja relaxar após um duro dia de trabalho, conhecer pessoas novas, jogar jogos de azar, planejar a próxima expedição para uma masmorra ou o próximo golpe de estado.

Pontos de Partida são uma séria de postagens com o objetivo de fornecer algumas ideias que podem ser usadas para criar aventuras, mini-campanhas e, quem sabe até, campanhas inteiras (isso vai depender de cada um). As ideias são apresentadas com um contexto, uma ambientação mais apropriada e algumas perguntas que você pode responder para ir formulando a aventura. Não tenho a pretensão de ser a pessoa mais criativa do mundo (mas eu até tento ser criativo) e algumas idéias podem ser baseadas em algum filme, livro ou história que você ouviu antes, mas com certeza elas podem ser modificadas e camufladas de forma que sejam novas para seus jogadores. O objetivo é, com poucas palavras, propor uma situação ou cenário que estimule a cabeça a pensar em algo. Não são aventuras completas, com encontros, monstros e soluções pré-definidas, mas sim Pontos de Partida para que se cada um possa desenvolver as aventuras como achar melhor.

Assim, abaixo serão apresentadas três ideias que podem ser desenvolvidas em aventuras completas que tenham como foco uma taverna, um bar, uma hospedagem, o seu dono, os frequentadores do local, ou até mesmo algum objeto dentro dela.

1. Taverna Fantasma: Os aventureiros, em uma de sua longas jornadas jornadas pelo mundo, encontram uma taverna grande e simpática em uma encruzilhada, no meio da noite. O taverneiro um homem alto, de proporções avantajadas que recebe todos muito bem. A taverna é um lugar bem frequentado, com pessoas de diversos tipos, classes e raças, todos muito receptivos aos viajantes recém chegados. Acontece que todos ali são fantasmas e assim que a noite passar eles retornaram ao seus estado verdadeiro, assim como a taverna que se mostra como uma ruína abandonada. Por que será que eles são amigáveis aos viajantes? Eles querem ajuda ou querem atrair pessoas inocentes para atacá-las? Será que sofreram uma maldição e agora buscam uma maneira de escapar dela ou eles são a maldição e alguém precisa acabar com eles? Talvez o segredo esteja em uma masmorra abaixo do local ou nos antigos pertences de seus frequentadores espalhados e perdidos pelo local. Como será que os aventureiros poderão ajudar ou escapar dessas criaturas?

2. Clube Secreto: Um novo clube/boate/bar está fazendo muito sucesso na cidade. Quase todos que vão a primeira vez não conseguem parar de ir nos dias seguintes. As pessoas começam a faltar ao trabalho e outros compromissos, parecem distantes durante todo o dia e dão pouca importância a qualquer coisa não relacionada com o novo clube. O que será que está acontecendo? Será que as pessoas estão sofrendo lavagem cerebral lá? Ou agora fazem parte de um culto maligno secreto? Quem sabe não foram todas substituídas por clones malignos delas próprias? E quem está por trás disso? Um sacerdote maligno de um Deus antigo? Uma raça de alienígenas que toma a forma de humanos ou apenas um empresário ambicioso demais?

3. Acabou a cerveja: No bar espacial preferido dos viajantes intergalaticos um sério problema está afetando todos os frequentadores, possivelmente causando um desaster com proporções gigantescas. A cerveja azul do planeta Khyjistx acabou e a nova carga que o irmão do dono do estabelecimento, o sempre simpático alienígena Kla'kjinpt, estava trazendo sumiu no caminho. O que será que aconteceu? Será que aconteceu alguma coisa no planeta que o impediu de retornar? Será que o estabelecimento rival se irritou pela exclusividade da distribuição da bebida e resolveu pegá-la a força? Ou será que o irmão de Kla'kjinpt resolveu vender a bebida para os rívais? De qualquer forma o bar está as secas e a garganta de todos pede por cerveja!

As ideias iniciais são essas três, mas com certeza é só parar para pensar um pouco que outras vão surgir, inspiradas no local que talvez seja o mais icônico do mundo dos RPGs!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

2 comentários:

  1. Cara... toda vez que leio esse blog tenho a mesma sensação que tinha quando ia ler as primerias DragonMagazine e DragãoBrasil... tenho aquela boa sensação de estar lendo algo criativo, inédito e útil para divertir os jogadores... parabéns pelo blog... pra mim está sendo o melhor da blogsfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ouvir (ou ler) elogios! Obrigado mesmo! Admito que nem tudo por aqui é inédito, alguns são inspirados em outras coisas com uma levada mais pessoal ou uma mudada mesmo. As inspirações estão por todos os lados, né?

      Eu lembro dessa sensação também. Ainda tenho aqui as primeiras DB, Dragon Magazine. :)

      Excluir