domingo, 13 de maio de 2012

Ficha Retrô para Old Dragon

Como é fácil perceber pelas postagens no blog, eu curto bastante as edições antigas de Dungeons & Dragons e vários outros jogos inspirados nessas edições. Um deles é o Old Dragon, um retro-jogo brasileiro inspirado nas edições antigas mas com influências das versões recentes também. Quem quiser conferir uma resenha do jogo, clique aqui.

Escrito por Fabiano Neme e Antonio Sá Neto, o Old Dragon é um RPG no estilo Old School, com poucas regras (com lacunas a serem preenchidas pelo mestre), personagens rápidos de ser jogar e foco na aventura e exploração, não nas regras. O jogo, embora focado nesse estilo mais antigo de jogo, possuía disponibilizadas várias fichas de personagem, mas pouquíssimas que me lembrassem as velhas fichas dos primeiros jogos de fantasia, uma ficha que você olhasse para ela e soubesse que aquele papel era de um jogo Old School.

Por isso resolvi fazer a minha própria ficha, no estilo das fichas das edições clássicas, que vinham naquele papel esverdeado, com uma tipografia icônica e algumas ilustrações. Vocês vão perceber que a ficha não tem todos os detalhes e espaços que as fichas mais "modernas" possuem, mas tudo que é necessário para jogar está ali. As ilustrações são de minha autoria também (o pilar, a espada ensanguentada e o crânio), feitas no pincel com nanquim.

Falando em Old Dragon, dia 19 de maio, aqui no Rio de Janeiro, vai rolar um encontro chamado Saia da Masmorra (um grupo focado em RPGs alternativos e/ou Old School), e eu vou estrar mestrando uma mesa de Old Dragon (usando essa ficha que eu fiz), conduzindo alguns corajosos aventureiros por uma masmorra cheia de monstros, armadilhas, passagens secretas, segredos e outras coisas ainda mais terríveis! Todos são bem vindos, mas não esqueçam de trazer suas tochas e varas de três metros (sem piadinha, galera)!

Para quem se interessou, aqui está o link para download da Ficha de Personagem Retrô para Old Dragon.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

6 comentários:

  1. parabeńs Diogo, a ficha ficou sensacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Reginaldo! Fiz para uso pessoal mas imaginei que algumas pessoas poderiam gostar. :)

      Excluir
  2. Ficou muito bom. Bem Old School. Vou imprimir algumas e usá-las na próxima sessão.

    ResponderExcluir
  3. Diogo Nogueira, onde será esse evento dia 19 de maio ?
    Parabéns pelo blog, tenho acompanhado as atualizações pelo facebook e eventualmente dou uma passada no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse encontro vai ser lá na Point HQ de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 207, loja 317). A partir das 14:00 (vai até, no máximo às 19:00).

      Valeu Petrus! Esse mês estou sorteando um gift card de 15 dólares para quem curtir a página do blog no Facebook também. :)

      Excluir