domingo, 22 de novembro de 2015

Deixando seu mundo mais vivo: Eventos mundanos significativos

Continuando a série de postagens sobre elementos de cenários de campanhas que, apesar de não influenciarem largamente as aventuras dos personagens dos jogadores, ajudam a deixar o mundo ficcional mais vivo e envolvente na visão dos participantes do jogo, hoje vamos falar sobre eventos mundanos significativos, como festividades, feriados, cerimônias e outros acontecimentos.

Estes eventos costumam ser ótimos panos de fundo para aventuras, principalmente investigativas, já que envolvem um grande número de pessoas em um mesmo local. Além disso, eles servem como uma boa desculpa para reunir os personagens dos jogadores (uma boa alternativa para a boa e velha taverna). Para quem gosta de campanhas mais heroicas, violões costumam escolher colocar seus planos em ação justamente durante esses eventos, já que o impacto disso é bem maior e mais dramático. Isso tudo sem falar no fato de que estes acontecimentos colaboram para a sensação de que o mundo de jogo tem uma cultura viva e rica como o nosso próprio mundo. Abaixo segue uma pequena lista de eventos que podem ser utilizados por mestres ou que podem servir como inspiração para os mesmos criarem seus eventos no jogo.

1. O nascimento do herdeiro do trono traz à cidade enviados de diversos reinos oferecendo presentes e prometendo alianças. Nem todas podem ser sinceras.
2. Durante o feriado dos mortos, a população veste máscaras sinistras para se disfarçar dos espíritos malignos que podem retornar.
3. A grande feira que acontece a cada cinco anos sempre traz pessoas e coisas de lugares distantes e exóticos.
4. O ritual de passagem para a vida adulta das tribos do norte envolve uma peregrinação por 1 ano nas terras do sul.
5. Um grupo de peregrinos de uma fé desconhecida chega a cidade em caminho para seu destino final.
6. A princesa do reino está recebendo a visita de pretendentes vindos de diversas regiões do reino e de estados vizinhos.
7. O festival de verão está chegando e todos na cidade estão concentrando seus esforços para produzirem as melhores peças de seus ofícios.
8. O exército do reino está recrutando a força pessoas que parecem hábeis pelas ruas. Muitos se escondem.
9. Durante o dia o mês do fogo, uma grande fogueira é mantida acesa no centro da cidade.
10. É dia de audiência pública com o lorde local, e uma fila de aldeões de forma frente de sua morada.
11. Um juiz chega à vila para arbitrar disputas e levar criminosos para serem julgados ou enforcados na capital.
12. Uma pessoa está sofrendo apedrejamento público por um motivo banal.


Enfim, há praticamente uma infinidade de acontecimentos e eventos mundanos significativos que podem ajudar a dar uma vida e cor às suas campanhas. Pense no seu dia a dia e imagine como alguns eventos seriam em um mundo de fantasia. Coloque isso no jogo, ainda que rapidamente. Isso faz a diferença, acreditem!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário