domingo, 6 de janeiro de 2013

O Um Anel - Revisão de Regras pelo Autor

O Um Anel, ou The One Ring, como eu prefiro chamar, é o mais recente RPG oficialmente ambientado na Terra-Média do Professor Tolkien. Lançado a mais ou menos 18 meses lá fora e recém-chegado aqui no Brasil com a tradução da Devir, o jogo já passa por algumas mudanças e revisões. Até agora foram lançados dois outros títulos da linha. O livro de sete aventuras teoricamente independentes, mas que podem ser conectadas como uma campanha, "Tales from Wilderland" (que além de cenários trazem novas criaturas, novos desafios, hazards novos e descrições de novos locais nas Terras Ermas. E tivemos também a Loremaster Screen, que vem com um mini suplemento de Esgaroth, a Cidade do Lago. Nele, além de uma linda divisória do mestre com tudo que você precisa consultar para jogar, é apresentada uma nova cultura, os Homens do Lago, e é descrita em detalhes a nova Esgaroth.

Mas, falaremos com mais detalhes desses títulos e dos lançamentos da linha em 2013 mais profundamente em outra postagem. Essa aqui é para informar aos mestres e jogadores de algumas erratas e revisões das regras que já saíram para o jogo. Algumas delas eram fáceis de perceber, e eu já as usava da maneira correta na minha campanha que durou um ano (que você pode ler os reportes de sessão aqui), como aplicar a fadiga imediatamente após a falha no teste, ao invés de apenas no final da jornada. Mas outras são mais sutis mas que fazem bastante sentido, e mudam sensivelmente como as coisas são resolvidas.

Errata: O primeiro documento trás erratas em relação ao texto dos livros básicos e já foi compilada há algum tempo pelo pessoal da lista de discussão do jogo. Todas essas revisões foram aprovadas e confirmadas pelos autores do jogo, e compiladas em um PDF bonitão por Ashley Trutter. Há clarificações sobre armas que os anões podem usar (incluindo espadas, que no texto original foi omitido), como funciona o veneno das aranhas, a necessidade de se fazer testes de corrupção em lugares corrompidos, e outras coisas. Eu não tenho certeza se a Devir olhou essas erratas antes de publicar o livro por aqui, então elas podem ser uteis para quem tem o jogo em português também. Para baixar o documento, clique aqui.

Testes Preliminares: Sabe aquele teste de Battle que os personagens tem direito de realizar antes de um combate para ver se conseguem tirar vantagem do ambiente ao seu redor, e utilizar isso para ganhar bônus em testes naquela cena? Então, essa mecânica foi implantada para todos os tipos de cenas do jogo. Tanto em combates, como em encontros sociais, como em jornadas. Antes de cada cena se desenrolar os jogadores podem realizar testes que lhes proporcionem alguma vantagem para ajudar em ações futuramente. Para baixar o documento que explica esses testes, clique aqui.

Regras de Jornada Revisadas: As jornadas são partes importantíssimas na literatura do Tolkien, e não poderia deixar de ser assim no The One Ring. As regras originais já eram bem legais, mas com a revisão que foi feita elas fazem ainda mais sentido (aplicando a fadiga imediatamente, interrompendo a jornada se ficar cerca de três dias parados), e dão ainda mais importância para os papeis de viajem (guias, caçadores, vigias, batedores). Ah, e para ocorrer um Hazard basta alguém rolar um Olho de Sauron no dado, independente se for bem sucedido ou não no teste de fadiga. Para conferir as regras de jornada revisadas, clique aqui.

Por fim, para quem ainda não sabe, eu fiz uma adaptação da cultura dos Rangers do Norte, os Dúnedain (o povo do Aragorn), para The One Ring. A adaptação inclui tudo que se precisa para jogar, inclusive com Virtudes e Recompensas que se encaixam muito bem com esse povo. Para dar uma olhada, clique aqui. Além disso, eu fiz uma ficha customizada para o meu jogo que gostei bastante. Quem quiser dar uma olhada é só ir nesse link.

Por enquanto é isso, galera. Em breve eu trago mais novidades e artigos sobre esse que é um dos meus RPGs favoritos. Se tudo der certo devo começar uma outra campanha com ele em breve, já que a minha primeira já terminou (e com muito sucesso). E vocês? Estão jogando O Um Anel? Como está a campanha de vocês?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.