quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Botequim de Jogos - Jogos Introdutórios

Botequim dos Jogos é um encontro descontraído no Google Hangouts organizado pelo Julio Matos para falar  sobre jogos de todas as espécies. Nele, o Julio convida algumas pessoas da esfera RPGística do Brasil para falar sobre diversos assuntos, muitas vezes com um enfoque mais no Game Design da coisa.

Já houve encontros para falar de vários assuntos legais, como a relação do cinema com jogos e o RPG, Jogos Narrativos, Criação de Jogos Independentes, GURPS e sistemas genéricos, e vários outros tópicos sobre Game Design. Hoje, quinta-feira, às 21:00 no horário de Brasília, vai rolar mais um Botequim dos Jogos, com o tema Jogos Introdutórios, e eu fui convidado para participar do bate-papo!

Nesse episódio vamos levantar algumas questões como, o que faz de um jogo um jogo introdutório, se existe ou não esse tipo de jogo, se há um gênero desses jogos, e outras coisas. Eu particularmente acredito na existência desses jogos e até acho que eles atraem tanto iniciantes como jogadores mais experientes que buscam jogos mais rápidos e simples. Um bom exemplo desses jogos são dos D&D da linha Basic de antigamente. Foram lançados para ser uma continuação do OD&D mais simplificada e um contraponto com o completão AD&D, e fizeram um sucesso tremendo, tanto com iniciantes como com jogadores experientes, que continuam jogando essas versões até hoje.

Mas, enfim, quem estiver a fim de assister essa papo, que vai contar com a participação do Julio, de mim, do Igor Moreno (autor do Space Dragon). Vai ser uma conversa bem legal. Lembrando que o Igor Moreno é um dos autores do blog The Flying Ape, que produziu o jogo bacana Kids & Dragons, que é um ótimo exemplo de Jogo Introdutório, que pode ser aprendido em cinco minutos e jogado por horas e mais horas. É o tipo de jogo que eu gostaria de ter um uma caixa com livrinhos, dados, mapas, caderno de fichas e lápis personalizado para dar para um sobrinho ou algo assim (ou filho, quando eu tiver um). Quem quiser dar uma olhada no Kids & Dragons, é só baixar ele neste link.

Mas, e vocês? Possuem alguma experiência com RPGs Introdutórios? Acha que eles servem só para crianças ou jogadores iniciantes, ou acreditam que a simplicidade e objetividade desses jogos pode ser um atrativo até para jogadores mais antigos? Acha que, no Brasil, temos espaço para um produto voltado para esse tipo de jogo?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

5 comentários:

  1. Bem, quanto a mim quero aprender as regras de Dragon Age para jogar com meus primos de 18 e 12 anos. Não sei Dragon Age é tão introdutório assim, e fiquei interessado nesse jogo que vc citou, Diogo, Kids & Dragons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bushi, em breve o Kids & Dragons vai ganhar uma versão completona e muito boa. Só aguardar!

      Excluir
  2. O link é aquele ali que está no texto como "Nesse Episódio".

    ResponderExcluir