No Dungeon Crawl Classics RPG (e em alguns outros poucos RPGs) é comum que os jogadores joguem com mais de um personagem ao mesmo tempo. Isto é uma herança do início do nosso hobby e pode causa estranhamento em alguns jogadores mais acostumados com os RPGs mais recentes. No DCC RPG, por exemplo, todos os jogadores começam o jogo com 3 ou 4 personagens que são jogados ao mesmo tempo. Isso pode parecer desafiador, ainda mais para as pessoas que se dedicam muito a transformar esses personagens em verdadeiras personalidades.
Como distinguir, então, entre todos esses personagens na hora do jogo? Pode parecer bastante confuso em uma mesa aventura ter que interpretar 4 pessoas diferentes ao mesmo tempo. E para ser sincero, não é uma das coisas mais simples. Mas ninguém vai esperar que você tenha uma atuação digna de um Oscar ou que passe meia hora fazendo um monólogo de suas várias personalidades conversando entre si. No entanto, algumas coisinhas podem deixar a interpretação e representação desses indivíduos mais divertida e individualizada.
Interprete seus valores de atributos: uma das primeiras dicas de como interpretar seu personagem, especialmente em um sistema simples como o DCC, são os valores dos atributos de seu personagem. Como esses valores influenciariam seu comportamento. Será que um personagem fortão teria o comportamento de um valentão, por exemplo? Um personagem muito ágil poderia ser um tanto exibicionista com suas habilidades? Um personagem com muita constituição mas pouca força poderia ser um gordinho comilão? Um personagem inteligente mas com personalidade baixa poderia ser um estudioso tímido e de poucas palavras, por exemplo. Enfim. Tente criar uma história a partir dos atributos do personagem.
Ocupação: uma boa referência para interpretação do personagem é pensar como agiria um profissional daquela ocupação e fazer referências à suas atividades durante o jogo. Um sapateiro, por exemplo, poderia ficar intrigado pelos calçados das vítimas e pelo formato das pegadas deixadas pelos atacantes. Quem sabe identificando a classe social de seus usuários. Um chaveiro poderia fazer observações sobre como é difícil encontra a solução dos problemas da mesma forma como é difícil encontrar a chave certa para cada fechadura.
Manias: tente criar uma pequena mania para cada um de seus personagens. Uma só coisa já pode ajudar a diferenciá-los na hora do jogo. Pode ser um cacoete, uma gíria, um tique, um hábito. Talvez ele coce o nariz sempre que estiver analisando algo. Ele pode ser gago. Ele pode cultivar largas costeletas sobre as quais ele costuma esfregar as mãos pra dar sorte. Ele pode piscar muito. Enfim, existem tabelas e mais tabelas por aí com centenas de peculiaridades a serem utilizadas! Divirtam-se!
Augúrio: no DCC RPG, cada personagem possui um augúrio, um fator místico que altera um pouco o seu destino. Como um signo zodiacal que lhe dá bônus e penalidades dependendo da Sorte do personagem. Um personagem nascido em um campo de batalha talvez tenha pesadelos de matanças que o façam perder o controle de vez em quando. Outro personagem, o sétimo filho de um sétimo filho pode ser traumatizado pelo preconceito que sofreu e acreditar ser amaldiçoado. Enfim. Pense como o augúrio pode afetar a vida e a visão do personagem sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.
Personalidade exagerada: Para começar a diferenciar os personagens, pelo menos enquanto você ainda tem quatro deles para jogar ao mesmo tempo, você pode escolher um traço simples de personalidade e exagerá-lo um pouco. Um deles pode ser muito preguiçoso. Outro muito medroso. Outro um valentão sem noção, e assim vai.
Revezamento por encontro: Mas e como fazer tudo isso ao mesmo tempo sem parecer um esquizofrênico? Bem, você não precisa fazer tudo isso ao mesmo tempo. Uma boa solução é alternar o foco da interpretação entre os seus personagens a cada encontro ou cena. Foque individualmente em cada um, desenvolvendo os traços acima e cada encontro. No próximo, mude o foco de personagem e desenvolva outro. Dessa forma você poderá explorar todos eles e decidir qual gosta mais sem ficar perdido tentando fazer tudo ao mesmo tempo!
Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário