terça-feira, 17 de novembro de 2015

Drogas em um jogo de Espada & Feitiçaria (Para DCC RPG)

Nos contos de Espada & Feitiçaria, não é incomum o aparecimento de substâncias entorpecentes e que alteram o estado mental, físico ou espiritual de seus usuários. Feiticeiros mascam a folha da Lótus Púrpura para amplificar sua ligação com as forças cósmicas que regem a feitiçaria. Videntes ingerem chá de Lótus Dourada para entrar em um estado de transe transcendental que lhes permite vislumbrar acontecimentos futuros e passados. Bárbaros selvagens das tribos do sul aspiram o pó da Lótus Rubra para entrar em um frenesi que aumenta suas capacidades físicas, embora os deixe quase irracionais.

Enfim, essas substâncias em mundos ficcionais de Espada & Feitiçaria são capazes de efeitos quase mágicos mas todas, invariavelmente, cobram um preço caro de seus usuários. Efeitos colaterais normalmente causam um enfraquecimento do indivíduo depois do uso, deixando-o tonto, enfraquecido, tendo alucinações e outras coisas. Além disso, o uso continuado e frequente de tais substâncias pode causa dependência, tornando sua vida miserável quando ele não está sobre os efeitos da substância.

Em temos de jogo, a utilização dessas drogas fornecem bônus temporários em algumas atividades, normalmente em conjunto com algumas penalidades que costumam durar um pouco mais de tempo. Além disso, cada uso subsequente além da primeira dose em um perídio de dependência força o personagem a fazer uma jogada de proteção (de Fort ou Vont) para que ele evite ficar viciado na mesma. Um personagem viciado sofre efeitos de abstinência similares aos colaterais enquanto não estiver sobre o efeito da mesma. Depois de um período igual ao dobro do de dependência sem consumir a droga, o personagem pode refazer a jogada de proteção para tentar se livrar da dependência e de seus efeitos.

Abaixo estão listadas algumas drogas com seus efeitos, efeito colaterais, períodos de dependência, jogadas de proteção e efeitos de abstinência. O juiz deve se sentir livre para criar outras substâncias que se encaixem em suas campanhas e aventuras, se inspirando nas histórias de Espada & Feitiçaria e fantasia.

Folha da Lótus Púrpura
Efeito: Aumenta o dado das jogadas de conjuração em +1d por 1d3 turnos, enquanto o mesmo consegue sentir o fluxo de energia ao seu redor.
Efeito colateral: Diminui o dado de ação para atividades físicas em -1d por 1d6+1 turnos, pois o personagem parece ficar mais lento.
Período de dependência: 1 dia.
Jogada de Proteção: Vont CD 18 (+2 para cada dose adicional no período de dependência).
Efeito de abstinência: O personagem sofre -1d para todas as jogadas de conjuração e tem alucinações constantes com os seus medos (-1d nas JP que os envolva).
Custo: 150 po

Chá de Lótus Dourada
Efeito: Permite o personagem, depois de 1 hora de meditação, ter vislumbres dos acontecimentos dos próximos dias, concedendo1d3 pontos de Sorte para ações nesse período para quem ele avisar.
Efeito colateral: O personagem continua tendo vislumbres de acontecimentos estranhos a todo momento por mais 1d3 horas. A cada encontro ele deve fazer um teste de Sorte ou sofrer -1d para todas as ações, pois tem dificuldade em se concentrar na realidade.
Período de dependência: 1 semana.
Jogada de Proteção: Fort CD 15 (+1 para cada dose adicional no período de dependência).
Efeito de abstinência: O personagem se torna completamente avoado e distante do mundo real que o cerca. Para realizar qualquer ação em uma cena, ele deve primeiro fazer uma jogada de Vont de CD 15 ou ser incapaz de agir até a próxima hora.
Custo: 200 po

Pó de Lótus Rubra
Efeito: O usuário adquire força 20 (+4) por 1d4 turnos e recebe 1d4 pontos de vida temporários por nível (ou DV).
Efeito colateral: O personagem entra em um frenesi descontrolado, atacando a tudo e a todos pelo mesmo período que obtém a força extraordinária. Ele deve, a todo turno, atacar algum indivíduo, mesmo que não haja inimigos na proximidade. Uma JP de Vont de CD 16 permite que o personagem fique uma rodada sem atacar e um 20 natural nessa jogada permite que ele saia do transe. Após esse período o indivíduo sofre uma exaustão terrível e fica com -1d em todas as ações físicas até descansar por 30 minutos.
Período de dependência: 3 dias.
Jogada de Proteção: Vont CD 16 (+1 por dose adicional no período de dependência).
Efeito de abstinência: O personagem se sente fraco e febril até consumir outra dose. Seu atributo Força e Vigor são reduzidos para 6 até que ele supere o vício ou consuma outra dose.
Custo: 150 po

Folha de Lótus Branca
Efeito: Por um curto período de tempo o personagem adquire uma velocidade extraordinária e se sente eletrificado. Sua movimentação aumenta em 3m e a cada 2 rodadas ele ganha mais um dado de ação (rodada sim, rodada não). Isto dura por 2d6 rodadas.
Efeito colateral: Após esse curto período o personagem fica extremamente cansado e lento, tendo apenas 1 dado de ação a cada duas rodadas, e reduzindo sua movimentação à metade. Isto dura por 1d4 turnos.
Período de dependência: 1 dia.
Jogada de Proteção: Fort CD 18 (+1 por dose adicional no período de dependência).
Efeito de abstinência: O personagem fica paranoico e assustado com tudo ao seu redor, precisando passar em uma jogada de Vontade para enfrentar problemas de CD 16.
Custo: 200 po

Cinzas dos Mortos
Efeito: Ao inalar esse pó acinzentado, o personagem é capaz de escutar as vozes dos espíritos ao seu redor. O personagem consegue manter uma conversa por 1d4 minutos, mas não escolhe que espírito entra em contato, ficando suscetível às influências dos mesmos.
Efeito colateral: Esse contato exaure a mente do personagem e o coloca em um torpor profundo, do qual ele não pode acordar por 1d4 horas. Durante esse sono, o indivíduo é atormentado por todas as angústias e medos dos espíritos ao se redor.
Período de dependência: 1 semana.
Jogada de Proteção: Vont CD 12 (+1 por dose adicional no período de dependência).
Efeito de abstinência: O personagem desenvolve uma personalidade alternativa (fazendo uma nova ficha de 1º nível com os mesmo atributos físicos mas com atributos mentais e alinhamento distintos).
Custo: 300 po

É claro que o custo destas substâncias pode variar muito dependendo do lugar que elas são encontradas, além do vendedor poder decidir aumentar seu preço caso perceba que o personagem está sofrendo de abstinência da mesma.

Além disso, a busca dos ingrediente de tais drogas podem ser um bom gancho de aventura, caso elas sejam necessárias para algum ritual sinistro, ou para obter a vantagem necessárias para se derrotar um inimigo poderoso. Ou, simplesmente, para se obter uma boa quantidade de ouro na venda das mesmas (embora isso vá atrair a fúria dos carteis que já controlam sua venda).

P.S.: Não custa falar que o blog Pontos de Experiência não incentiva e nem aconselha o consumo de qualquer tipo de droga. Jogar RPG já deve ser uma experiência transcendental suficiente para qualquer um!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.