Há alguns dias publiquei aqui uma postagem sobre como conduzir encontros aleatórios de uma maneira mais coerente e significante na mesa de jogo. Escrevi sobre alguns pontos que o mestre de jogo deve levar em consideração na hora de introduzir esses episódios na sessão de jogo e, um deles, falava sobre “o que a criatura estava fazendo?”.
Pensando nisso e lembrando da vontade que eu tenho de criar uma conjunto de tabelas para uma divisória de mestre cheia de ferramentas para condução do jogo (como gerador de nomes, gerador de peculiaridades de NPCs, coisas que acontecem em um acampamento, e etc.), resolvi criar duas tabelas para definir o que os monstros estariam fazendo na hora em que são encontrados. Uma tabela para criaturas irracionais e outra para criaturas inteligentes.
Estas tabelas podem ser usadas tanto em encontros aleatórios como em encontros planejados nas aventuras, ajudando os mestres a dar um ar de realismo e vida a esses indivíduos. Criaturas nesse contexto podem incluir animais, aberrações, monstros, NPCs, mortos-vivos e outras coisas
Criaturas Irracionais
1. Comendo ou bebendo algo, podendo reagir de forma a proteger sua fonte de alimento.
2. Defecando ou urinando em um canto, possivelmente estando suja e nojenta.
3. Passando mal, vomitando ou algo do tipo, provavelmente de mal-humor.
4. Espreitando uma presa que não é parte do grupo.
5. Atacando uma criatura prestes a ser abatida.
6. Se escondendo de uma ameaça que os personagens não parecem perceber.
7. Espreitando o grupo a uma distância segura.
8. Dormindo sobre seus pertences (seja comida ou objetos).
9. Procurando abrigo.
10. Lutando com um rival por recursos (seja comida, liderança do grupo, etc.).
11. Lutando contra um predador.
12. Se acasalando ou reproduzindo-se.
13. Cuidando de filhotes ou membros mais fracos.
14. Se exercitando, esticando, coçando.
15. Correndo atrás de seu próprio rabo, sombra ou coisa do tipo.
16. Procurando por algo ou alguém que não está mais ali.
17. Tentando intimidar atacantes demonstrando força.
18. Se limpando ou se ajeitando.
19. Fugindo desesperadamente de algo.
20. Entretido com algum objeto ou criatura incomum para ela.
Criaturas Racionais
1. Comendo e bebendo, seja qual for seu alimento.
2. Jogando algum jogo de cartas, dados e apostando.
3. Discutindo algum assunto importante para ela, em relação aos seus planos (se sozinha, ela fala com si mesma).
4. Cochilando ao lado de uma garrafa de bebida.
5. Se drogando (seja com bebidas, fumo, chás, etc.).
6. Acariciando um animal de estimação.
7. Atacando uma criatura mais fraca.
8. Sendo atacado por uma criatura mais forte.
9. Se escondendo de algo ou alguém.
10. Falando sobre algo banal, como o tempo, a cor de algum objeto ou coisas assim.
11. Escrevendo ou rabiscando em uma superfície.
12. Se preparando para atacar algo ou alguém (possivelmente o grupo).
13. Procurando algo que deixou cair no chão.
14. Discutindo fervorosamente sobre algum assunto fútil e prestes e brigar por causa disso.
15. Protegendo um indivíduo mais fraco de um inimigo.
16. Lendo ou observando desenhos e figuras sobre alguma superfície.
17. Cantando ou gritando um grito de guerra.
18. Seduzindo outro indivíduo (seja sexualmente ou não).
19. Entediada, olhando para as próprias mãos, como se esperando por algo.
20. Gargalhando devido a alguma piada ou pensamento maquiavélico.
É claro que, idealmente, cada tipo de criatura teria uma tabela diferente de comportamento, mas nem sempre isso é possível e isso me serve por enquanto. Caso algum resultado não faça absolutamente nenhum sentido para a criatura que os jogadores encontrarem, role novamente ou interprete o resultado de forma criativa.
Com o tempo elaborarei mais tabelas para preencher a divisória do mestre com coisas úteis para usar durante o jogo.
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