sábado, 24 de janeiro de 2015

Resenha - DCC #82.5 Dragora's Dungeon - Exploração, Facções e Dragão no 1º Nível!

Uma das mais recentes aventuras lançadas para o Dungeon Crawl Classics RPG é, na verdade, um relançamento de um módulo da linha quando ela publicava conteúdo para Dungeons & Dragons. Relançada durante a GENCON de 2014, a aventure foi readaptada para o novos sistema e mantém a qualidade que já conhecemos da linha do DCC RPG.

Dragora's Dungeon é uma excelente aventura Old School com tudo aquilo que a gente espera de um módulo desse estilo e de um módulo de Dungeon Crawl Classics. Feita para personagens de 1º nível, ela traz verdadeiros desafios que devem ser superados com astúcia e criatividade. Um grupo treinado apenas a "apertar o botão de soco forte" terá sérios problemas neste módulo e, dificilmente, chegará sequer na metade dele. Apesar disso, ele ainda oferece boas cenas de batalhas, além de bastante oportunidade para exploração, interação com NPCs e facções, alguns problemas que devem ser resolvidos sem auxílio dos dados pelos próprio jogadores e outras coisas.

A aventura se passa nas ruínas de uma antiga cidade de uma civilização antiga e poderosa que desapareceu por um cataclisma desconhecido, trazido por sua sede de poder. Uma feiticeira, acompanhada de seu amante, um Dragão, vão para as ruínas atrás dos segredos perdidos desse povo e encontram sobreviventes, homens-bestas, que veem o dragão como um avatar vivo de seu antigo deus. Agora, com um exército de homens-bestas a feiticeira tem tudo sobre seu comando, quer dizer, nem tudo.

A coisa menos legal desse módulo é o gancho apresentado para atrair os personagens para o local, uma tentativa de assassinato por parte dos servos da feiticeira, sem nenhum motivo aparente. Nada que um mestre não possa corrigir e inserir seus próprios ganchos, como lendas sobre a cidade antiga, suas riquezas, seus tomos perdidos e magia, a volta de um Deus antigo e coisas do tipo. Conhecendo seu grupo, é fácil saber que tipo de coisa os atrai mais.

O legal é que a aventura é bem aberta. Você tem várias opções de como enfrentar os problemas que surgem e, se usar a cabeça e pensar friamente, é capaz de obter sucesso sem perder muito. Mas oportunidade para falhas e desastres não são poucas, ainda mais adicionando um dragão à equação, não é?

Além de ser uma ótima aventura, com vários elementos importantes, a DCC #82.5 ainda trás um pequeno cenário que é essa cidade perdida que pode ser usado por muitas sessões de jogo e muitas aventuras por um mestre criativo. Quem sabe o que mais se esconde por lá, nas ruínas de uma civilização perdida e poderosa que se destruiu? Quem se interessar, pode adquirir a aventura no site da Goodman Games ou no RPGNow em PDF.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário