sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Arquétipos - Parte IV

Estamos chegando ao final do mês de maio e também quase no final das postagens que apresentam os Arquétipos do jogo Aventureiros do Mundo Perdido. Paralelamente, eu vou tratando das imagens e ilustrações do Bruxos & Bárbaros (ainda que com uma velocidade além do ideal). O texto desse novo jogo não deve ficar muito longo ou complexo, pois será bem nos moldes de jogos antigos, com apenas a estrutura básica e ideias sobre o mundo, deixando o resto a cargo do mestre de jogo e seus jogadores.

Até agora, apresentei seis Arquétipos: Caçador, Cientista, Espião, Estudioso, Explorador e Mecânico. Cada um deles representando um tipo de personagem icônico das histórias de aventura pulp. Arquétipos, nesse jogo, funcionam como perícias genéricas que englobam todas as atividades mais comuns para aqueles tipos de personagem, e os jogadores poderão escolher e combinar Arquétipos distintos a fim de criar um personagem único e distinto. Hoje, apresento-lhes mais 2 deles: o Médico e o Místico.

Médico

Este Arquétipo representa indivíduos com um grande conhecimento e habilidades médicas. Eles são capazes de tratar ferimentos, doenças e infecções tóxicas de seus companheiro com o que tiverem a sua disposição e na maleta médica que carregam para onde quer que forem. Em um grupo de aventureiros, esses indivíduos podem fazer a diferença entre a vida e a morte, tratando ferimentos, infecções, doenças, envenenamentos e até, em casos extremos, realizando cirurgias em campo. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Médico é adicionado ao valor de seus Atributos para todos os Testes que envolvam seus conhecimentos de Medicina e tratamento médico, como quando faz primeiros socorros em um companheiro mordido por uma besta selvagem, realiza uma pequena cirurgia para remover as balas alocadas no corpo do Soldado ou trata os sintomas da doença afetando a tribo de nativos que encontraram.
  • Quando o Médico realiza primeiros socorros ele pode curar 1d6 mais seu nível em pontos de Vitalidade de seus companheiros, gastando 1 turno para os procedimentos necessários.
  • Um Médico tratando outro personagem pode usar seu Teste com esse Arquétipo no lugar do Teste de recuperação que o indivíduo teria de fazer, aumentando as chances do mesmo.
  • A cada nível, o jogador poderá escolher um foco dentro da gama de especialidades médicas para gozar de um Dado Positivo em todos os Testes que o envolvam. Alguns exemplos para essa especialização são Primeiros Socorros, Toxinas, Venenos, Cirurgias, Tratamento Psicológico.

Místico

Este Arquétipo representa aqueles indivíduos que possuem poderes paranormais, como telepatia, telecinese, premonição e outras coisas. Muitos as desenvolvem sozinhos, mas outros são fruto de intenso treinamento por organizações militares e cultos. Suas habilidades e poderes podem ser tão variados que é difícil defini-las, mas quase todos aprendem algo sobre ocultismo e paranormalidade para lhes ajudar a compreender a si mesmos. Em um grupo de aventureiros, seu papel vai variar de acordo com seus talentos, podendo servir como um investigador do estranho, um comunicador ou até mesmo um combatente feroz. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Místico é adicionado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que envolvam seus poderes paranormais e a compreensão ou resistência a outros poderes. Pode parecer um pouco vago, mas depois de determinar seus poderes iniciais, o uso desse Arquétipo ficará mais claro.
  • Todo Místico pode pressentir a presença de outros Místicos ou a manifestação de poderes paranormais em uma Distância Média, com um Teste Moderado de Intelecto. Para cada incremento de Distância, aumente a dificuldade em uma categoria.
  • Todo nível, começando no 1º, o personagem desenvolve dois poderes paranormais que ditaram as suas capacidades e habilidades nesse Arquétipo. Mais detalhes no capítulo Superciência, Técnicas e Poderes Mentais.
  • A cada nível, o jogador poderá escolher um foco dentro das habilidades contidas por esse Arquétipo, gozando de um Dado Positivo em todos os Testes que o envolvam. Esse foco pode ser um poder específico aprendido por ele, a capacidade de detectar outros Místicos e manifestações, ou mesmo a capacidade de resistir a outros poderes.

Pronto, agora só faltam as duas últimas carreiras para fecharmos os 10 Arquétipos básicos do jogo. Depois passamos a falar sobre algumas características secundárias dos personagens, poderes, regras e outras coisas.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário