terça-feira, 20 de maio de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Arquétipos - Parte II

A vida anda corrida por aqui com as ilustrações do B&B, o texto do Aventureiros do Mundo Perdido, a campanha de B&B e outros jogos por aí. Acabei me atrasando em postagens aqui no blog e o que eu tinha programado em publicar essa semana sofreu um atraso. Sendo assim, volto com mais um "preview" do meu novo jogo de aventura pulp.

Na postagem passada comecei a apresentar os Arquétipos e expliquei um pouco sobre a utilização deles no jogo. Basicamente eles funcionam como perícias e fornecem habilidades especiais para aqueles que tiverem níveis nessas carreiras. Inspiradas em personagens icônicos de histórias aventurescas, os personagens dos jogadores poderão explorar as várias facetas de seus personagens e, até mesmo, combinar tipos e características diferentes para construir aventureiros únicos. Nesta postagem, falaremos um pouco sobre o Espião e o Estudioso.

Espião

Este Arquétipo representa aqueles indivíduos especializados na arte da furtividade, falsificação, obtenção de objetos preciosos, assassinato e outras atividades mais escusas. Eles possuem treinamento em diversas técnicas de subterfúgio e infiltração, assim como de assassinato, envenenamento e disfarces. Em um grupo e aventureiros os Espiões poderão auxiliar o grupo a se infiltrar em grupos inimigos, investigar um local em busca de informações, na preparação de golpes e ciladas para seus inimigos. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Espião é adicionado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que esta carreira seja pertinente, como quando você está se esgueirando por trás de guardas, quando você está tentando desarmar algum dispositivo de segurança, quando se está manipulando veneno, forjando documentos ou qualquer outra atividade típica.
  • Para cada nível de Espião, você poderá adicionar 1d6 de dano a ataques feitos em situações em que o alvo não tem como se defender (como quando ele não sabe que vai ser atacado, quando ele está inconsciente ou não sabe da presença do Espião).
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco específico entre as diversas especialidades de um espião (como falsificação, andar em silêncio, sistemas de segurança) e gozar de um Dado Positivo em todos os Testes envolvendo tal foco.

Estudioso

Este Arquétipo representa pessoas que dedicaram sua vida ao estudo de disciplinas acadêmicas como história, arqueologia, mitologia, geografia, linguística, sociologia e muitas outras. Ao contrário de outros acadêmicos que se concentram em apenas uma área em detrimento de outras, esses personagens possuem um conhecimento amplo em diversos campos. Para um grupo de aventureiros, os Estudiosos são importantes para identificar culturas, se comunicar em idiomas perdidos, decifrar mensagens e compreender as lendas e costumes do Mundo Perdido. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Estudioso é adicionado ao valor de seus Atributos em todos os Testes em que essa carreira seja pertinente, como quando se está tentando decifrar a escrita de uma ruína antiga, quando o personagem está tentando se lembrar dos costumes e lendas de um povo ou qualquer outra situação similar.
  • Para cada nível de Estudioso, o personagem começará com um idioma adicional, já que seus estudos o forçaram a aprender diversos idiomas.
  • Uma vez por nível por sessão de jogo, o jogador pode fazer uma pergunta, de resposta sim ou não, relacionada a algum campo de conhecimento englobado por esse Arquétipo e o Diretor terá que responde-la verdadeiramente.
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco específico entre os diversos campos de estudo possíveis (geografia, mitologia, teologia, linguística) e gozar de um Dado Positivo em todos os Testes que o envolvam.

Para a próxima postagem do jogo, traremos os Arquétipos Explorador e Mecânico e como eles são usados no Aventureiros do Mundo Perdido!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário