terça-feira, 27 de maio de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Arquétipos - Parte III

Voltando, então, a apresentar algum "preview" do texto do Aventureiros do Mundo Perdido, um RPG de aventura pulp compacto que estou escrevendo. Como tenho feito nas últimas duas postagens, vou apresentar mais dois Arquétipos que os personagens podem adquirir no jogo. Esses Arquétipos representam tipos bastante icônicos dessas histórias e funcionam como "perícias abrangentes" dentro do jogo, auxiliando o aventureiro a ser bem sucedido em todas as ações relacionadas a ela.

O jogo, inicialmente, terá 10 Arquétipos que podem ser combinado da maneira que os jogadores quiserem. Cada Arquétipo poderá ter até 6 níveis e os personagens podem acumular até 10 níveis totais. Dessa forma, um jogador pode combinar diversas carreiras diferentes para formar um personagem único como ele desejar.

Explorador

Este Arquétipo representa aqueles intrépidos e destemidos indivíduos que tem a ambição de explorar e descobrir os lugares mais exóticos e desconhecidos do mundo. Suas habilidades envolvem reconhecimento de terrenos, talento para escolher os melhores caminhos e evitar ameaças, técnicas de sobrevivência em ambientes hostis e muito mais. Em um grupo de aventureiros, os Exploradores poderão ajudar na busca de um caminho apropriado, na obtenção de abrigo, água e comida, na escolha de um melhor lugar para preparar uma emboscada ou se defender, entre outras coisas. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Explorador é somado ao valor de seus Atributos em todos os Testes que envolvam habilidades dessa carreira, como quando ele quer cortar caminho por um lugar desconhecido, quando procuram por abrigo em uma tempestade, quando querem evitar encontrar os temíveis Velociraptors que vivem naquela região ou qualquer outra atividade relacionada.
  • Para cada nível de Explorador, o personagem diminui a penalidade de movimentação em terrenos selvagens em 1 ponto para todos, até a distância curta, ao redor dele.
  • Para cada nível neste Arquétipo o personagem é capaz de esconder os rastros de uma pessoa. Inicialmente essa pessoa deve ser ele mas, a partir do segundo nível, outros indivíduos podem se beneficiar dessa habilidade.
  • A cada nível, o jogador poderá escolher um foco dentre da gama de habilidades de Explorador e contar com um Dado Positivo em todos os Testes que a envolvam. Ele pode, inclusive, escolher um tipo de terreno, ambiente ou clima e se beneficiar em jogadas nessas circunstâncias.

Mecânico

Este Arquétipo é representativo dos indivíduos com habilidade técnica inigualável como grandes engenheiros, eletricistas e mecânicos. Sua habilidades englobam construir mecanismos e estruturas, repará-los, sabotá-los e entender o funcionamento dos mesmo, mesmo que sejam de origem e tecnologia desconhecida. Para um grupo de Aventureiros, os Mecânicos pode ser muito úteis para reparar veículos e equipamentos danificados, assim como improvisar mecanismos e outros equipamentos com partes que sobrarem de outras máquinas. Esses profissionais, inclusive, são muito habilidosos quando estão lidando com armadilhas mecânicas, podendo construí-las, sabotá-las ou desativá-las. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Mecânico é somado ao valor de seus Atributos para todos os Testes que sejam pertinentes às habilidades dessa carreira, como construção, reparo, sabotagem e improvisação de máquinas, veículos, equipamentos e mecanismos.
  • Toda vez que o Mecânico efetuar reparos em maquinas e outros equipamentos, ele sempre recuperará 2 pontos de Estrutura por nível nesse Arquétipo adicionais ao que seria recuperado normalmente.
  • Todo Mecanismo que tiver sido construído, reparado ou estudado pelo Mecânico fornece a ele um Dado Positivo todas vez que precisar fazer um teste manipulando o mesmo.
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco específico dentro de suas habilidades como mecânico, gozando de um Dado Positivo toda vez que um Teste envolva esse foco. Isso pode ser um tipo de mecanismo, a habilidade de improvisar partes, de reparar equipamentos ou de preparar armadilhas mecânicas.

Bem, até agora já foram apresentados seis Arquétipos: Caçador, Cientista, Espião, Estudioso, Explorador e Mecânico. Em breve, vocês verão os 4 restantes que formaram a base dos personagens do Aventureiros do Mundo Perdido.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário