quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Atributos dos Personagens

Eu tinha outra postagem planejada para hoje, mas como estive um pouco ocupado, achei que era uma boa fazer o "preview" de mais uma parte dos meus escritos para o RPG Aventureiros do Mundo perdido, um jogo de aventura pulp com ilhas exóticas, terras fantásticas, dinossauros, civilizações perdidas e nazistas.

Como o objetivo é criar um jogo super "light", cinemático, porém completo, o jogo não perde muito tempo definindo cada detalhe das regras nem dos personagens, preferindo deixá-los caracterizados por pinceladas largas e aspectos chaves que exemplificam esteriótipos e tipos de personas. O primeiro passo para isso é definir os 4 Atributos básicos dos aventureiros, algo que vai servir como base para todo o jogo e representa o potencial do indivíduo tanto em campos físicos como mentais. O texto abaixo provém do manuscrito atual do jogo.

Aventureiros

O primeiro passo para começar a se aventurar no Mundo Perdido é criar um personagem e isso é bastante fácil com as simples e flexíveis regras deste jogo. Tudo que você vai precisar são 3 dados de seis faces (3d6), um papel ou uma ficha de personagem para anotar as características de seu alter ego e um pouco de imaginação. Com isso em mãos, basta seguir o passo-a-passo apresentado ao longo deste capítulo e você terá um personagem pronto em poucos minutos!

Atributos
Os Atributos definem as características mais essenciais e básicas dos personagens. Eles medem o potencial deles em diversas áreas físicas e mentais, indicando quais são os pontos fortes e fracos de cada um. Há quatro Atributos neste jogo: Físico, Reflexos, Intelecto e Vontade.

Para gerar o valor de cada um, o jogador rolará 3d6 na ordem indicada acima e anotará o resultado obtido. Quanto maior o número gerado, mas aptidão naquela área ele possui. A partir daí, é bem provável que o tipo de personagem que você gerou fique bastante claro, já que as suas qualidades físicas e mentais dele estarão definidas. No entanto, nada impede do jogador optar por um caminho diferente para ser personagem. Como alternativa, o Diretor pode permitir que um jogador troque os valores de dois Atributos para melhor adaptar as estatística ao tipo de aventureiro que quer jogar.

Uma vez determinado o valor de cada um dos Atributos, o jogador fará nota deles em sua ficha de personagem, assim como o Ajuste apropriado de cada um conforme a tabela abaixo.

Atributo
Ajuste
3-4
-2
5-8
-1
9-12
0
13-16
+1
17-18
+2

Físico
Físico mede a força muscular e resistência corporal do personagem. Ele diz o quão forte é o soco do personagem, o quanto ele consegue carregar em suas costas, o quão resistente ele é ao cansaço, o quanto de punição física ele aguenta antes de sucumbir à dor e outras capacidades que digam respeito forma física dele. Você usará Físico quando estiver realizando ações que envolvam objetos pesados, lutando corpo-a-corpo, resistindo a efeitos de doenças e venenos ou outras tarefas que testem sua força e saúde.
Seu Físico é usado em todos os Testes que envolvam sua força muscular e saúde.
O Ajuste de Físico é aplicado a todo dano causado com armas corpo-a-corpo (incluindo ataques desarmados).
A sua Vitalidade básica é igual ao seu Físico.

Reflexos
Reflexos mede a destreza, coordenação física, equilíbrio e agilidade do personagem. Ele diz o quão rápido e ágil ele é, a velocidade de reação do indivíduo, o quão certeira é sua mira, entre outras coisas. Esse Atributo é usado para tarefas como se equilibrar em uma corda enquanto atravessam um desfiladeiro, arremessar armas, atirar com pistolas e rifles, esquivar-se de um ataque e tantas outras ações que dependam dos seus reflexos corporais.
Seu Reflexos será Testado em todas as ações que envolvem agilidade, destreza e coordenação física.
O Ajuste de Reflexos determina quantos Dados Positivos ou Negativos os oponentes recebem ao tentar acertar o personagem com ataques físicos.

Intelecto
Intelecto mede a capacidade mental do personagem em termos de conhecimento, educação, bom senso e percepção. Ele diz o quanto de informação foi acumulada pelo indivíduo, o quão atento aos seus arredores ele é, quantas línguas ele sabe falar, entre outros aspectos intelectuais. Esse Atributo é usado para relembra-se de informações, para compreender o funcionamento de mecanismos, para perceber a aproximação de um tigre dente-de-sabre no meio da selva ou mesmo para que o Direto avalie se seu personagem saberia de algum detalhe importante que você não sabe no momento.
Seu Intelecto será Testado em todas as situações que envolverem sua capacidade intelectual e perceptiva.
O Ajuste de Intelecto determina quantas línguas adicionais (além da nativa de seu país) o seu personagem conhece, sabendo falar nestes idiomas e sendo completamente alfabetizado.

Vontade
Vontade é o Atributo que mede a perseverança, a determinação, a coragem e a força de vontade do personagem. Ele determina o quão suscetível o personagem é a controle mental, o quão corajoso ele é em frente a perigos que amedrontariam pessoas comuns e por quanto tempo ele teria a força de vontade de continuar tentando uma tarefa desafiadora. Esse Atributo é usado por Místicos quando manifestam seus poderes mentais e por outros aventureiros quando tentam resistir a efeitos que afetem sua coragem e livre arbítrio.
Sua Vontade é Testada em todas as situações em que a sua coragem, determinação e força mental são colocados a prova.
O Ajuste de Vontade Determina quantos Dados de Vontade Positivos ou Negativos o jogador ou o Diretor tem direito ao longo da sessão. O Diretor pode invocar esses Dados de Vontade Negativos quando quiser e achar que a fraca determinação do personagem possa afetá-lo.

E é basicamente isso. Algo bem simples e rápido sem muitas tabelas ou estatísticas derivadas. O passo seguinte é a definição do Arquétipo, sobre o que falarei em postagens futuras (que não demoraram muito). E aí? O que estão achando?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário