sábado, 17 de maio de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Arquétipos - Parte I

Continuando com desenvolvimento do jogo Aventureiros do Mundo Perdido, hoje eu pretendo mostrar um pouco de outro elemento central dos personagens desse jogo, os Arquétipos. Ao contrário de classes que definem o personagem de uma forma mais rígida, os Arquétipos do AdMP funcionam como perícias que alcançam uma grande gama de habilidades, podendo o mesmo personagem se encaixar em vários deles.

A cada nível de experiência, o jogador tem a opção de se aprimorar no Arquétipo inicial do seu aventureiro ou começar o aprendizado em outro Arquétipo, ampliando sua gama de habilidades em troca de se tornar ainda melhor naquilo que já sabe. No total, cada personagem pode ter até 10 níveis de experiência distribuídos entre os 10 Arquétipos do jogo (poderão haver mais, futuramente), mas o nível máximo de cada um é 6. Abaixo vou reproduzir parte do texto atual da etapa de criação de personagens em que apresento algumas das carreiras.

Arquétipos

O segundo passo na criação do personagem é a escolha do seu Arquétipo inicial (e provavelmente seu principal), que definirá as habilidades principais que ele possuirá. Cada Arquétipo indicara um tipo diferente de aventureiro, com focos distintos e qualidades únicas.

No total, são 10 Arquétipos básicos: Caçador, Cientista, Espião, Estudioso, Explorador, Mecânico, Médico, Místico, Monge e Soldado. Cada jogador escolherá um como seu Arquétipo inicial e o anotará na ficha junto com seu valor igual a "1". Os Arquétipos podem possuir valores variando entre "0", sem treinamento algum, e "6", que representa um dos maiores especialistas naquele campo do mundo.

Caçador
Este Arquétipo representa aqueles indivíduos especialistas em abater e capturar criaturas exóticas e perigosas. Eles possuem um treinamento com armas e outras ferramentas que facilitam seu trabalho, além de técnicas para rastrear e se relacionar com animais selvagens. Em um grupo de aventureiros ele pode ser o mais indicado a lidar com bestas desconhecidas, rastrear indivíduos, preparar armadilhas e outras tarefas típicas de caçadores. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível em Caçador é somado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que essa carreira seja pertinente, como rastreamento, camuflagem, preparação de armadilhas, identificação de animais, acalmar bestas ferozes e outras coisas.
  • Seu nível em Caçador é somado a todo dano causado em criaturas selvagens e animais.
  • O personagem possui um companheiro animal (como um lobo, um tigre, um urso ou uma águia) que funciona como um Personagem do Diretor (PdD) Menor e tem o valor de Atributo igual a 14 mais o nível do personagem no Arquétipo Caçador.
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco específico entre as diversas atividade de um caçador ou mesmo uma categoria de animais contra a qual o personagem é mais efetivo. Testes dentro desse foco recebem um Dado Positivo.

Cientista
Este Arquétipo representa aquelas pessoas dedicadas às ciências em seus diversos campos. Ele, no entanto, não são simples estudiosos e pesquisadores de laboratório, eles são inventores e cientistas de campo, produzindo o que há de mais avançado e experimental no mundo. Muitos referem-se ao trabalho deles como “superciência”, já que suas invenções beiram o limite da razão. Em um grupo de aventureiros os Cientistas serão capazes de decifrar e explicar o funcionamento científico de vários mistérios do Mundo Perdido, além de auxiliar seus companheiros com suas mais diversas invenções. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível em Cientísta é somado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que essa carreira seja pertinente, como na identificação de tecnologias, na pesquisa e estudo de matérias relativas a ciências como física, química, biologia, astrologia, entre outras coisas.
  • A cada nível, neste Arquétipo, o personagem adquire duas invenções com poderes de superciência (conforme o capítulo Superciência, Técnicas e Poderes Mentais).
  • A cada nível o jogador pode escolher um foco específico entre os diversos campos das ciências e gozar de um Dado Positivo em todos os Testes envolvendo tal foco.

Na próxima postagem, trarei mais informações sobre outros Arquétipos que representam tipos clássicos das histórias de aventura pulp. Fiquem ligados e, por favor, digam o que estão achando!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário