domingo, 9 de setembro de 2012

Acessórios para Fiasco

Fiasco é um dos jogos que menos exige preparação, acessórios, e outras coisas para se jogar. Tudo que você precisa é o livro, um cenário (ou playset) que você quer jogar, alguns dados de duas cores e papel e lápis. Os jogadores não precisam criar personagens anteriormente, durante trinta ou quarenta minutos. O mestre não precisa preparar uma aventura ou campanha, aliás, não há um mestre (ou só há mestres, depende de como você olha o jogo). Fiasco é um jogo rápido, divertido, brutal e muito engraçado, que exige muito pouco (só sua imaginação e criatividade). Se quiser ler uma resenha do jogo, clique aqui.

Mas, algumas pessoas (eu) gostam de usar acessórios e outras coisas para auxiliar na hora do jogo, ou mesmo para deixar a mesa mais "apresentável". Eu até comprei uma porção de dados pretos e outra porção de dados brancos do mesmo tamanho para jogar Fiasco (sim, eu sou meio maluco). Assim, eu já estava há algum tempo pensando em fazer uma tabela em folhas A4 para a fase da Virada e outra para a da Conclusão, e uns cartões para anotar as Relações, Necessidades, Locações e Objetos, quando vi os episódios do programa Tabletop, do Wil Wheaton, sobre o Fiasco. No programa, ele usou exatamente os acessórios que eu queria usar, e vi que estava no hora de fazer os meus e botar eles para baixar para quem quisesse. Como, esse mês, eu devo levar o Fiasco para ser jogado no Saia da Masmorra e no Dungeon Carioca, não havia mais como enrolar.

Então, abaixo estão os links para baixar os seguintes acessórios: Tabelas de Virada e Conclusão (para você não precisar abrir e procurar no livro as tabelas), Cartões (grandes e pequenos) de Relações, Necessidades, Locações, Objetos e Virada (para ficar bonitinho na mesa), e Indicador de Nomes (para todo mundo conseguir identificar o personagem de todo mundo, sem confusão).


Enfim, é isso aí pessoal. Quem quiser se divertir um pouco e estiver no Rio de Janeiro no dia 22 ou 30 de Setembro, vá, respectivamente, ao Sai da Masmorra (na Point HQ de Ipanema) ou ao Dungeon Carioca (no Centro Empresarial Ion da Barra da Tijuca) para jogarmos um pouco de Fiasco, e dar muita gargalhada enquanto nossos personagens encontram seus fins trágicos!

Quem quiser comprar Fiasco, é só ir na loja da Retropunk, a RetroStore. Tem o livro impresso, o PDF e o pacote com os dois, por R$ 40,00.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

11 comentários:

  1. Muito bacana Diogo, mais um incentivo pra desengavetar esse jogo e experimentar o quanto antes! Esse tipo de coisa deve dar uma agilizada na mesa e na consulta, além de como você disse, deixar a coisa ainda mais apresentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Paulo. E ainda é bem legal para apresentar pessoas novas ao jogo, com tudo organizado e tal. :D

      Excluir
  2. Putz Diogo show de bola! Uso os mesmos acessórios que vc, inclusive depois de assistir o Tabletop fiz tb as fichas para as relaçoes,necessidades, objetos e locações bem como os indicadores. Acabei comprando esses dados aqui pelo mercado livre: http://www.games-workshop.com/gws/catalog/productDetail.jsp?prodId=prod1600018&_requestid=3444327

    São perfeitos pois são pequenos e faceis de transportar. Aconselho também imprimir o playmat que traduzi e o Guilherme publicou na Retropunk. Leva numa gráfica rápida e pede para imprmir em Lona tamanho A3 - Aqui esta o link: http://portal.retropunk.net/?q=node/461

    E caso joguem o playset 300 Picaretas me digam depois o que acharam.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dos 300 picaretas vai ser um dos que eu vou levar para o pessoal escolher qual jogar! :D

      Excluir
  3. Muito bom cara! o incentivo que eu precisava!

    ResponderExcluir
  4. Eota, facilita minha vida. Ainda sou meio enrolado nesse troço de narrativa compartilhada :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare complicado mas é bem simples depois que a gente começa. Tem uma postagem sobre isso aqui também, Fábio! :)

      Excluir
  5. Boa, Diogo. Usei as fichas que o Wil Wheaton usou no tabletop (e foram disponibilizadas no site oficial), que são muito parecidas e ajudou muito. As tabelas de Virada e Conclusão eu to pra imprimir e plastificar ha um tempão, agora vai ajudar mais.

    E uma sugestão: fichas também para a Virada.

    ResponderExcluir
  6. Boa, Diogo. Usei as fichas que o Wil Wheaton usou no tabletop (e foram disponibilizadas no site oficial), que são muito parecidas e ajudou muito. As tabelas de Virada e Conclusão eu to pra imprimir e plastificar ha um tempão, agora vai ajudar mais.

    E uma sugestão: fichas também para a Virada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia, Igor. Atualizei já os arquivos com ficha para viradas!

      Excluir