quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Enigmas e Charadas - A Chave Labirínto


Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Hoje trago um desafio mais lúdico, que mistura um pouco a atividade de montar um quebra-cabeça com o de achar o caminho certo em um labirinto. Basicamente, são quatro discos que precisam ser alinhados de maneira correta para que as passagens se encontrem, formando um labirinto circular. Após isso, o objetivo dos jogadores será encontrar a entrada que leva até o centro. O disco central é fixo e apenas os outros três podem ser girados para serem alinhados.

Essa desafio funciona bem como uma senha, combinação, cadeado de alguma passagem, cripta, baú e qualquer coisa que devesse estar protegida, guardada. Quando os círculos estiverem alinhados talvez água, sangue ou algum outro líquido precise ser despejado pelo caminho que leve até o centro para a passagem, cripta, baú, ou seja o que for, se abrir.

Para montar o quebra cabeça, basta imprimir cada círculo separadamente (eles estão no PDF disponibilizado abaixo, junto com a solução do desafio), cortá-los com uma tesoura (ou estilete se tiver prática) e colocá-los um sobre o outro, prendendo o central com uma tachinha ou bailarina. Assim, os círculos poderão ser girados pelos jogadores. Se puder, tente prendê-los sobre uma superfície mais grossa, como um papel paraná, papelão ou algo assim.

Este não é um desafio super complexo e difícil. Ele é mais para servir de diversão e variação no jogo. Se quiser, pode tentar usá-lo durando um combate, dando àqueles que estão resolvendo-o apenas alguns segundos por turno para tentar resolver o desafio, retirando os círculos da frente deles quando esse tempo acabar (voltando a deixá-los mexer no próximo turno).

O PDF para imprimir e montar o desafio pode ser baixado aqui. As páginas são de tamanho A5, podendo ser impressas duas por folha, para economizar papel.

E aí? O que acharam o desafio de hoje? E para a próxima vez? Que tipo de desafio vocês gostariam de ver por aqui? Charadas? Desafios lógicos? Matemáticos? Memória? Lúdicos?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

8 comentários:

  1. Sempre sinto dificuldade em bolar enigmas para os meus rpgs, mas acho que uma aventura com um enigma é sempre mais interessante ahha
    Gostei do labirinto, parece coisa do jogo assassins creed, com certeza vou usar na minha mesa.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, capitão, é por isso que eu tento fazer essas postagens com enigmas, charadas e puzzles, para o pessoal usar na mesa deles. Muitas vezes podemos pegar vários joguinhos e brincadeiras que fazíamos quando criança e usar na nossa mesa. :)

      Excluir
  2. Excelente iniciativa. Muito legal. Parabéns pelo blog e pelas colaborações.

    ResponderExcluir
  3. Curti bastante a ideia! Só tenho que achar um meio de usar isso. ^^

    o/

    ResponderExcluir
  4. Muito maneiro, Pontos de Experiência é muito bom

    ResponderExcluir
  5. Bacana rapaz. Charadas e puzzles sempre são bons. Tem mais aqui no blog?

    Apesar de que eu gostaria de saber se existe alguma explicação contextual para eles existirem numa masmorra (digo, se realmente existem coisas assim de verdade).

    ResponderExcluir