quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Enigmas e Charadas - A Chave Labirínto


Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Hoje trago um desafio mais lúdico, que mistura um pouco a atividade de montar um quebra-cabeça com o de achar o caminho certo em um labirinto. Basicamente, são quatro discos que precisam ser alinhados de maneira correta para que as passagens se encontrem, formando um labirinto circular. Após isso, o objetivo dos jogadores será encontrar a entrada que leva até o centro. O disco central é fixo e apenas os outros três podem ser girados para serem alinhados.

Essa desafio funciona bem como uma senha, combinação, cadeado de alguma passagem, cripta, baú e qualquer coisa que devesse estar protegida, guardada. Quando os círculos estiverem alinhados talvez água, sangue ou algum outro líquido precise ser despejado pelo caminho que leve até o centro para a passagem, cripta, baú, ou seja o que for, se abrir.

Para montar o quebra cabeça, basta imprimir cada círculo separadamente (eles estão no PDF disponibilizado abaixo, junto com a solução do desafio), cortá-los com uma tesoura (ou estilete se tiver prática) e colocá-los um sobre o outro, prendendo o central com uma tachinha ou bailarina. Assim, os círculos poderão ser girados pelos jogadores. Se puder, tente prendê-los sobre uma superfície mais grossa, como um papel paraná, papelão ou algo assim.

Este não é um desafio super complexo e difícil. Ele é mais para servir de diversão e variação no jogo. Se quiser, pode tentar usá-lo durando um combate, dando àqueles que estão resolvendo-o apenas alguns segundos por turno para tentar resolver o desafio, retirando os círculos da frente deles quando esse tempo acabar (voltando a deixá-los mexer no próximo turno).

O PDF para imprimir e montar o desafio pode ser baixado aqui. As páginas são de tamanho A5, podendo ser impressas duas por folha, para economizar papel.

E aí? O que acharam o desafio de hoje? E para a próxima vez? Que tipo de desafio vocês gostariam de ver por aqui? Charadas? Desafios lógicos? Matemáticos? Memória? Lúdicos?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.