sábado, 8 de setembro de 2012

Sendo um Jogador Melhor - Personagens

O que faz de um jogador de RPG um bom jogador? Uma pessoa com que você jogue um vez, em um encontro, e queria jogar mais vezes com ele, chamá-lo para o seu grupo, começar uma campanha e tudo mais? Talvez, uma das coisas, seja a capacidade dele não ser ele mesmo. É isso mesmo. A capacidade dele esquecer quem ele é e se tornar uma outra pessoa no jogo, criando um personagem e agindo como se fosse esse personagem. Afinal, é sobre isso que é o RPG, não é?

Mas isso não é tão fácil como parece. Se desvincilhar de você mesmo e assumir, completamente, uma outra persona é extremamente difícil. É claro que não precisamos chegar ao ponto de desenvolver distúrbios de personalidade dupla, mas a ideia é quase essa. As duas personalidades, a sua e a de seu personagem, não se cruzam, elas não tem o conhecimento que a outra tem, e pensam de formas diferentes dos mesmos assuntos. Seu personagem é uma outra pessoa, com seus próprios sentimentos, opiniões e conhecimentos.

Infelizmente não há um guia infalível para construções de personagens perfeitos. Eu não sou um dramaturgo profissional e renomado para dar um curso sobre isso, mas acho que posso passar algumas dicas que aprendi, em diversos lugares e na prática, para criar personagens interessantes de se conhecer e de se jogar. Usem algumas, todas ou simplesmente vejam o que querem de cada uma e o que não querem.

Busque Inspiração: Sabe aqueles personagens de livros, filmes, quadrinhos, desenhos e outras mídias que você não consegue esquecer? Que parecem reais? Então, inspire-se neles. Tente fazer um relato sobre esses personagens. Quem ele são? O que eles querem? Como eles buscam seus objetivos? Quais as qualidades e os defeitos deles? Qual a história por trás deles? Essas e outras perguntas vão fazer com que você consiga entender porque eles são tão marcantes, porque não conseguimos esquecer deles e, porque eles são tão reais para a gente. Por isso, não tenha medo de se inspirar neles, de copiar aspectos e modificá-los para se encaixarem no mundo de campanha de seu jogo. Eles são inesquecíveis pois foram muito bem construídos. Use-os como exemplo a ser seguido.

Acredite: O primeiro passo para que seu personagem tome vida e se torne real naquele mundo fantástico, é você acreditar nele. Construindo um personagem que se torne crível, com sentimentos, desejos, necessidades, fraquezas, história e tudo aquilo que uma pessoa de verdade teria, seu personagem passa a existir quase que espontaneamente. Você vai conseguir visualizá-lo como uma pessoa de verdade, separada de você mesmo. Isso é importante, porque a responsabilidade de tornar o jogo envolvente, real, e crível para os participante não é só do mestre do jogo, mas dos jogadores também. Não importa o quão rico, detalhado e crível seja o cenário criado pelo narrador se os personagens não passarem de uma coleção de números feitos apenas para "ganhar" ou "vencer" o jogo.

Crie Personagens: Crie personagens, vários, o tempo todo! Mas não estou falando de fichas de personagens, estou falando de personas. Crie históricos de personagens, escrevendo sobre eles sem se prender a regras de jogos. Esses históricos não precisam ser super detalhados, com várias páginas, mas tente fazê-los com informações o suficientes para que os personagens sejam facilmente visualizados. Descreva a aparência dos personagens (com sinais, cicatrizes e traços característicos), personalidade, humor, desejos e necessidades, qualidades e fraquezas, um passado que o levou até o presente, ambições, relacionamentos, manias, frases marcantes e qualquer coisa mais que você achar importante e característica. Como qualquer outra coisa na vida, a prática leva à perfeição. Com o tempo e experiência, seus personagens vão se tornando cada vez mais ricos e interessantes.

Regras como Tradução: As regras do jogo apenas vão refletir o personagem ou te dar indicações de algumas de suas qualidades e alguns de seus defeitos, o resto, é com você. Alguns jogos fazem com que certos aspectos do seu personagem sejam gerados sem o seu controle, de forma aleatória (como os atributos de um personagem das edições passadas de D&D). Não se sinta prejudicado com isso, encare como um desafio de criatividade e crie em cima dessa restrição e torne o seu personagem algo além daqueles números. O que vai definir ele não são os valores na sua ficha, mas o que você faz com ela, o que você consegue criar em cima daquilo. Quanto a sistemas que permitem uma customização do personagem mais ampla, com compra de características com pontos, vantagens e desvantagens, tente não ir criando o seu personagem a medida que vai querendo comprar essa ou aquela habilidade, ou querer ter mais pontos comprando uma desvantagem aleatória. Tente vir com um personagem pronto, uma persona e traduzi-lo da melhor maneira possível, em números. O contrário pode ser bem mais difícil, e resultar em um personagem artificial, construído apenas para ter tais vantagens. Uma coisa é abraçar o caos e criar sobre ele, outra coisa é colar um monte de peças que não se encaixam e dizer que aquilo tudo é real.

Não se Limite ao Personagem: Por fim, não se limite ao personagem. Crie lugares, pessoas, objetos, amigos e inimigos relacionados a ele. Provavelmente, para o seu personagem ser real, você já vai ter pensando em muitos outros elementos desses. Disponibilizando isso para o mestre incorporar no mundo de campanha vai ajudar o jogo a ser mais envolvente para você e mais fácil de conduzir para o narrador. Se puder, converse com os outros jogadores para criarem laços entre as diversas histórias, pequenas relações que os conectem e possam levá-los a agir em conjunto, quem sabe já começando o jogo como um grupo.

Enfim, essas foram apenas cinco dicas que podem ajudar um jogador a criar personagens mais marcantes, e fazê-los mais queridos em qualquer mesa por aí, ou pelo menos seria muito querido em uma mesa minha! Espero que isso possa ajudar algum jogador, como tem me ajudado.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

2 comentários:

  1. Como sempre, o Diogo posta mais um ótimo texto. Já indiquei p/ meus jogadores aqui, e já estou pensando de outra forma para criação de personagens.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Post! Parabéns, passou em um texto simples as reais dicas de criar um personagem vivo e real, indo além de um amontoado de números e bonus. Gostei bastante!!!

    ResponderExcluir