domingo, 22 de janeiro de 2012

Pontos de Partida - Caravanas

Pontos de Partida são uma séria de postagens com o objetivo de fornecer algumas ideias que podem ser usadas para criar aventuras, mini-campanhas e, quem sabe até, campanhas inteiras (isso vai depender de cada um). As ideias são apresentadas com um contexto, uma ambientação mais apropriada e algumas perguntas que você pode responder para ir formulando a aventura. Não tenho a pretensão de ser a pessoa mais criativa do mundo (mas eu até tento ser criativo) e algumas idéias podem ser baseadas em algum filme, livro ou história que você ouviu antes, mas com certeza elas podem ser modificadas e camufladas de forma que sejam novas para seus jogadores. O objetivo é, com poucas palavras, propor uma situação ou cenário que estimule a cabeça a pensar em algo. Não são aventuras completas, com encontros, monstros e soluções pré-definidas, mas sim Pontos de Partida para que se cada um possa desenvolver as aventuras como achar melhor.

O tema, desta vez, será Caravanas. Uma caravana é, geralmente, um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos ou emissários que vão percorrer um longo caminho até chegarem a um local. Elas podem ter como objetivo levar uma carga de um local ao outro, fazer uma peregrinação religiosas, achar um novo local para ficar, apresentar os serviços dos viajantes por onde quer que passam ou até outros mais sinistros. A mercadoria que carregam pode ser amaldiçoada, a peregrinação religiosa que fazem pode ser em busca de um local apropriado para invocarem o deus maligno que cultuam, quando acharem a nova morada eles podem expulsar todos que viviam por lá (ou coisa pior), os serviços que oferecem aos viajantes pode não ser dos mais nobres e assim por diante. Bem, vamos às ideias então.

Caravana do Reino Perdido - É tempo de festas em uma grande cidade. O Festival de Primavera começa em poucos dias e todos estão animados. Porém, uma notícia deixa a cidade em polvorosa. O lorde local recebeu uma carta avisando da vinda de representante do Reino Perdido às festividades, um reino considerado uma lenda, que nunca existira, ou, caso tivesse existido, destruído há centenas de anos. Quem são essas pessoas que dizem ser do Reino Perdido? São reais ou impostores? Viajantes do tempo? O que eles querem? Vingança contra os descendentes daqueles que destruíram seu reino? Avisar sobre o desastre que se aproxima? Ou, simplesmente, enganar a todos com falsas promessas e magia barata?


O Show mais Horripilante já Visto - A banda de Heavy Metal mais famosa do mundo vai fazer um show espetacular para mais de quinhentas mil pessoas. As músicas da banda tem um tema voltado para o horror, mortos-vivos, demônios e coisas sinistras. Os personagens dos jogadores seriam todos amigos ou conhecidos (algumas rivalidades são sempre bem-vindas) que adoram a banda e tem um interesse pelas artes ocultas. Acontece que coisas estranhas começas a acontecer. Alguns deles começam a ter sonhos com desastres e criaturas sinistras no show, matando a todos os presentes. Uma pesquisa revela que o local escolhido foi alvo de um grande sacrifício há centenas de anos atrás por uma seita demoníaca. Essa seita usava símbolos que se parecem muito com os símbolos que aparecem nos álbuns da banda. Seria isso apenas uma coincidência? Será que os músicos são adoradores de demônios? Ou será que tem alguém os manipulando? O que pode ser feito para evitar tudo isso?

Caravana do Planeta Rubro - Refugiados de um Planeta que teve seu ecossistema destruído tentam achar um local habitável para ficar. Durante sua busca (que pode envolver seus próprios perigos como asteroides, campos eletromagnéticos) eles encontram um planeta que parece ter condições de ser habitado mas está deserto e sem nenhum sinal de vida. Ao se instalarem na superfície, a ocupação é inicialmente bem sucedida e as pessoas começam a construir suas casas, plantar alimentos e viver como podem. Mas, então, pessoas começam a desaparecer sem deixar nenhum vestígio. O que será que está acontecendo? Para onde essas pessoas foram? Será que elas realmente estão desaparecidas? Pode ser que elas estejam lá só que em outra época. O planeta pode ter campos eletromagnéticos que transportam as pessoas de um tempo para o outro. Ou então existe uma forma de vida que não pode ser detectada no local que está desaparecendo com as pessoas. Como fazer para trazer elas de volta?

Bem, essas são apenas algumas ideias que você pode usá-las da forma que melhor couber. Pode usá-las como estão, combinando com outras idéias, usando-as no meio de suas próprias. Enfim, são Pontos de Partida para aventuras e espero que sejam úteis para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário