sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AD&D 1ª Edição de volta?

Ontem, a Wizards anunciou em seu site que vai republicar uma edição especial da primeira versão de AD&D. Vai ser uma tiragem limitada, com conteúdo igual ao original (mesmo texto, mesma arte), com capa dura especial e desenhada para comemorar esse relançamento. Os três livros básicos serão relançados, o Player's Handbook, o Dungeon Master's Guide e o Monter Manual. Vi a notícia primeiramente pela rede de blogs rpg.blogs mediante um posto do João Babão.

Mas por que eles estão fazendo isso? Bem, lá nos EUA existe uma fundação em homenagem a um dos criadores de D&D (e por consequência, dos RPGs em geral), Gary Gygax, o Gygax Memorial Found. As vendas desses livros terão parte da renda voltada para essa fundação. O objetivo é arrecadar dinheiro para fazer um estátua em homenagem ao Gygax (espero que seja uma dele lutando com um dragão). Muito legal, né?

Bem, nem tanto. Os livros serão vendidos apenas em lojas físicas (nada de amazon, galera) e da América do Norte (Nada de Moonshadows, também). Vai ser similar ao que foi feito com o Mordenkainen's Magnificent Emporium (um suplementos de itens mágicos com bastante fluff da quarta edição). Ou seja, para nós, aqui do Brasil, botarmos as mãos nessa edição especial do AD&D 1ª Edição, vamos ter que rebolar.

Primeiramente, óbvio, se você tiver um amigo ou familiar nos EUA, é só você encher o saco dele para ir numa loja comprar e mandar para você (só pede um para mim também, por favor). Mas e se você não conhecer ninguém? Bem, aí a caça começa. Algumas lojas físicas possuem um site que vende seus livros online também. O problema é achar uma que envie para o nosso país. Outra opção é o eBay. Com certeza vai ter gente vendendo esses livros por lá, e algumas lojas também possuem conta no site, mas o preço que eles vão pedir pode ser bem diferente do preço "oficial" anunciado pela Wizards (PHB $34,95, DMG $ 44,95 e MM $34,95).

Mas e se tudo isso falhar, você não precisa ficar triste, você ainda pode jogar AD&D 1ª Edição! Está em alta, agora, a onda dos Retro Clones, que são versão iguais, quase iguais ou com algumas modificações das edições passadas de RPGs, principalmente o D&D (graças à OGL). Aqui no Brasil, temos o Old Dragon que é basicamente uma versão passada do D&D com algumas modificações. Lá fora existem diversos Retro Clones, de todas as edições de D&D.

A primeira edição de AD&D tem dois representantes muito fortes, o Labirynth Lord (Com o Advanced Companion) e o OSIRC. Ambos possuem versões totalmente gratuitas (ao contrário do Old Dragon aqui no Brasil) que podem ser baixadas do seus sites com todo o conteúdo para você jogar sem precisar de nenhum outro livro. Eles são, ainda, compatíveis com qualquer outro material de AD&D 1ª Edição que você tiver ou conseguir.

Então é isso aí, não há motivos para você não jogar uma das edições mais queridas do RPG mais famoso do mundo. E só escolher, rolar os dados, ganhar pontos de experiência e subir de nível!

4 comentários:

  1. To vendo essa choradeira toda que algumas pessoas estão fazendo, achando que não vão conseguir o livro e estou surpreso. Como você mesmo falou, tem lojas que vendem pra fora. Eu nunca comprei, mas sempre ouvi falar bem da Noble Knight e, pelo que sei, ela envia para o Brasil.
    Era só questão de já entrar em contato e tentar reservar algumas cópias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que eles reservam? Vou tentar! :D Valeu pela dica, eu não conhecia essa ainda.

      Excluir
  2. A Amazon revende de lojas também (de fato a maior parte de seus vendedores são lojas físicas). Vendedores no ebay são conhecidos por vender com preços até 25% menores do que o retail. Noble Knight Games como já foi mencionado é outra também. Fora a DriveThruRPG que agora está vendendo livros também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a DriveThru não tem uma loja física, tem? Eu comprei o Mordenkainen's de uma loja física que vendia coisas online. Não tinha no DriveThru e as lojas que estavam vendendo no Amazon e eBay estavam mais caras.

      Sendo uma edição especial e limitada, eu acho que eles vão tentar meter a mão para quem mora fora dos EUA.

      Não conhecia a Noble Knight. Vou ficar de olho.

      Excluir