terça-feira, 22 de setembro de 2015

Aventureiros são como celebridades – Amados e Odiados

Em um mundo em que o homem comum raramente viaja além de alguns poucos quilômetros além de sua residência, em que monstros terríveis espreitam além da colina próxima, em que a feitiçaria é real e poderosa e os Deuses interferem no mundo mortal, aventureiros são, invariavelmente, celebridades, com tudo de bom e ruim que isso induz.

Eles são olhados como seres de um mundo à parte, em que as regras que se aplicam para os homens comuns não valem. Não importa em que classe nasceram, eles obtêm acesso a riquezas, status e influência que poucos outros homens conseguem. Para alguns isso é como um sonho, mas para outros isso é um pesadelo e traz problemas. Sendo assim, essa visão dos aventureiros traz vantagens e desvantagens para os jogadores.

Vantagens
Fama: os aventureiros adquirem fama à medida que seus feitos vão se tornando conhecidos. Sendo assim, pessoas comuns passaram a reconhecê-los e saber sobre suas vidas, ou ao menos os boatos e rumores que são gerados ao seu redor. O nome deles os precede e, assim, quanto mais grandiosos seus feitos e quanto mais pessoas os presenciarem, mais longe sua fama alcançará. Ao chegarem em uma nova cidade, pode ser que alguém já esteja esperando por eles ou que se incomode com suas presenças (já que sabem que eles desafiam o “status quo”.

Favores: devido a essa fama, muitas pessoas vão querer se aproximar deles e acreditarão que oferecendo favores, entrarão nos bons grados dos aventureiros. Muitos farão isso de coração, como forma de agradecer ao grupo pela oportunidade de estar dividindo um momento com eles, ou por feitos que acreditam que eles realizaram a seu favor. Outros, no entanto, esperarão algo em troca, talvez não imediatamente, mas quando precisarem.

Admiração: o fato de um grupo de excluídos sociais (aventureiros não se encaixam na sociedade medieval convencional) que retorna de uma jornada dita como perdida, para enfrentar demônios e outros seres terríveis e retorna triunfante, com riquezas jamais vistas, sem dúvida, atrairá a admiração de muitas pessoas, principalmente aqueles menos abastados que projetarão sobre os aventureiros todas as suas ambições e desejos.

Seguidores: juntando tudo isso, mais cedo ou mais tarde, aventureiros atrairão seguidores que desejarão servi-los e aprender com eles, quem sabe até se tornando parte do grupo.. São pessoas que se dispõem a abandonar suas vidas normais para trabalhar para o grupo em troca de treinamento, parte das recompensas e a chance de mudar de vida. Alguns podem estar querendo seguir o exemplo dos personagens por coração, outros podem estar apenas querendo conseguir se tornar celebridades como eles, a qualquer custo.

Desvantagens
Inveja: da mesma forma que eles atraem admiração, os personagens atrairão inveja daqueles que não conseguem realizar seus feitos e que se sentem usurpados de suas posições privilegiadas. Essas pessoas poderão usar suas posições para prejudicar o grupo, seja com boatos maldosos, com preços injustos, com banimentos e outras coisas.

Cobrança: com a fama vem a expectativa de que os aventureiros se comportem de uma certa maneira e de que realizem certos atos. É inevitável que os camponeses esperem que o grupo os ajude a se livrar do monstro da floresta local, ainda mais depois de ouvir sobre como eles eliminaram o demônio que vivia na antiga fortaleza proibida. Da mesma forma, um nobre vai esperar que os aventureiros que adentrarem suas terras lhe paguem tributos e obedeçam suas ordens, afinal, eles estão usufruindo de suas posses.

Rivalidade: celebridades estão sempre disputando a atenção do público e a mesma coisa acontecerá entre os aventureiros e outros grupos e pessoas importantes no cenário medieval. Outros aventureiros tentaram superá-los, nobres e membros importantes do clero tentarão fazer com que eles sejam vistos como párias e arruaceiros, e sejam esquecidos por seu público.

Vida pública: a vida particular do grupo passa a chamar tanta atenção como seus atos como aventureiros. Pessoas com que se relacionam, o que fazem de noite, como gastam seu dinheiro e outros aspectos de sua vida mundana viram assunto em tavernas e outros lugares propícios a fofocas. Isso pode botar em risco pessoas, lugares e organizações com as quais os personagens têm relação.

Pense em como a vida das celebridades são em nosso mundo. Agora tente, guardado as devidas proporções, aplicar essa impressão sobre a vida dos personagens dos jogadores. Esta é uma boa chance de mostrar a eles o cenário reagindo às suas ações, tornando-o mais crível e vivo.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário