quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Eu gostaria de ver uma nova edição desse RPG - #RPGaDay

Vamos lá, falta cada vez menos para terminar as postagens do blog fest #RPGaDay e hoje é dia de falar sobre um RPG do qual eu gostaria que saísse uma nova edição revisada e melhorada. Como todo mundo sabe e percebe, alguns RPGs são revisados e modificados constantemente e já possuem mais de 10 versões (D&D não está na 5ª edição, mas na 11ª versão). No entanto, outros RPGs são esquecidos e desaparecem na versão que foram lançados há anos atrás.

E gente, há muitos bons RPGs esquecidos nas areias do tempo: Gamma World, Gang Busters, Warlock, Booty Hill, e vários outros. Outros jogos que desaparecem por um bom tempo e às vezes ressurgem das cinzas são aqueles baseados em licenças, como RPGs do Star Wars, Senhor do Anéis e, o um que eu gostaria de ver uma nova versão, do Conan.

Sendo um personagem tão icônico e uma das maiores inspirações para a criação dos primeiro RPG (e com certeza de tantos outros que se seguiram), com uma rica gama de histórias e aventuras que são exemplos perfeitos de como uma partida de RPG pode ser, é de se impressionar que não tenhamos um jogo de RPG baseado no universo do bárbaro cimeriano em publicação.

Pelo que eu sei, Conan teve dois RPGs dedicados a ele, e um suplemento para um RPG genérico. O primeiro lançado pela TSR na década de 90, com um sistema até inovador para seu tempo (com coisas que ainda são consideradas "novas" hoje em dia) e que usava aquela tabela colorida para resolução de ações (parecido com a que o Tagmar daqui usa). Aliás, eu fiz uma resenha desse jogo aqui no blog.

Na década de 90, foi a vez do GURPS (um RPG genérico universalista) receber um suplemento para mestres e jogadores ambientarem suas campanhas na Era Hiboriana. Você (assim como eu) pode até não curtir muito GURPS mas esse livrinho, que saiu aqui pelo Brasil inclusive, é rico de informações sobre o cenário e sobre a biografia dos personagens dele que vale a pena para você consultar em qualquer jogo na Era Hiboriana.

A outra foi lá pelo começo dos anos 2000, a Momgoose aproveitou o Boom do d20 system e lançou um RPG do Conan utilizando esse sistema mas o modificando de modo a deixá-lo mais com cara de um conto de Espada e Feitiçaria. Apesar disso, o enfoque detalhado do d20 system, com Feats, Skills, Prestige Classes e outras coisas não me deixava muito confortável. De qualquer forma, os suplementos tinha muita informação útil.

Mas agora, não temos nenhum jogo explorando esse universo rico e com muita oportunidade para aventuras. Sem dúvida, esse seria uma grande franquia a se explorar e eu iria adorar ver uma versão dele usando o Cortex Plus Action Roleplay dele. Não custa sonhar né? Quem sabe eu não faço um Hackzinho para levar em encontros aqui pelo rio.

E vocês? Qual RPG vocês gostariam de ver uma versão nova?

Esta postagem foi a nº 27 do #RPGaDay! A próxima é sobre o RPG mais assustador que eu já joguei! Spooky!


Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário