domingo, 5 de outubro de 2014

A ficha de personagem mais legal que já vi - #RPGaDay

Eu não sei quanto a vocês, mas uma das coisas que eu acho mais importantes em um jogo de RPG é a ficha de personagem. Mas não é porque ela tem todas as regras, estatísticas e detalhes possíveis ou necessários do jogo. Porque ela é um meio físico de contato dos jogadores com o mundo de campanha e, ao mesmo tempo, dá a eles uma ideia do quão detalhada é ou não o jogo e como ele pode interagir com ele. Confesso que tem muito jogo que antes de decidir se vou ler o livro ou mesmo jogá-lo, vejo como é a ficha de personagem dele.

A aparência de uma ficha de personagem pode ajudar os jogadores a se imergirem mais no mundo de jogo. Aquelas planilhas secas apenas com quadradinhos e espaços que mais parecem formulários burocráticos de repartição pública não me passam nenhuma emoção, empolgação e me causam um desconforto quando tenho que parar o jogo para procurar algo nelas.

Por outro lado tem fichas que me fazem viajar em um mundo imaginário por si sós. Me lembram o clima do jogo, o cenário de campanha e os elementos imaginários lúdicos do RPG. Mas por incrível que pareça, raramente fichas assim são as padrões dos jogos. Mesmo alguns jogos que tem uma iconografia ótima, um design quase perfeito, quase sempre trazem fichas de personagens austeras, sem graça.

Ainda bem que temos os fãs, não é? Eu mesmo, volta e meia, crio minhas fichas para os jogos que mais gosto porque acho que elas podem ajudar ainda mais os jogadores a entrarem no clima. Já fiz ficha para o The One Ring, para o D&D B/X, para o X-Plorers, para o Dungeon Crawl Classics RPG e outros, mas seria muita cara de pau falar que a ficha mais legal que eu já vi é minha, né?

Então tá. A ficha mais legal que eu já vi são as do Dyson Logos, que além de fichas super legais faz mapas e aventuras para jogos de fantasia toda semana! O trabalho do cara é excelente e ele tem, inclusive, alguns livros publicados pela Lulu.com! Quem quiser dar uma olhada em todas as fichas que ele fez, clique aqui.

A ficha que eu escolho como a mais legal foi a que ele fez para o RPG Labyrinth Lord com o suplemento Advanced Edition Companion, o que basicamente permite você jogar D&D com a simplicidade do D&D Basic com as opções do AD&D 1ª Edição!  Se você quiser baixar essa ficha, é só clicar aqui. Agora, se você quiser baixar esse RPG e seu suplemento de graça, clique aqui e aqui!

Esta postagem foi a nº 26 do #RPGaDay! A próxima é sobre um jogo que eu gostaria de ver uma nova e melhorada edição...


Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário