Pensando nisso, decidi criar uma pequena tabela simples com eventos e mudanças que ocorreriam no jogo de tempos e tempos. Para ser usada quando os personagens voltam de uma aventura e ficaram semanas longe da cidade, quando retornam de jornadas até o outro lado do continente, ou mesmo a cada estação do ano (ou a qualquer momento que o mestre achar apropriado e interessante). São pequenas coisas que podem acontecer e que altera o “status quo” da campanha, tornando o mundo de jogo dinâmico e vivo, independentemente das ações dos jogadores.
D30
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Evento
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1
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Desaparecido: Uma pessoa que confiava e fornecia informações para o grupo desapareceu sem deixar vestígios.
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2
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Calúnia: Alguém vem espalhando mentiras caluniosas sobre os personagens e as pessoas estão acreditando.
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3
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Fama Desmerecida: Por alguma razão, as pessoas acreditam que os personagens fizeram uma boa ação na qual eles não estavam envolvidos.
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4
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Praga: Uma doença contagiosa se espalhou pelo local, matando muitas pessoas.
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5
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Autoritarismo: Novas autoridades do local mudaram as leis e deixaram as pessoas com mais medo e reservadas.
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6
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Criminosos: Um bando de criminosos vem extorquindo as pessoas e as amedrontando.
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7
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Incêndio: Um incêndio derrubou muitas construções no local e matou várias pessoas.
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8
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Migração: Diversas pessoas estão deixando o local para irem em busca de melhores oportunidades.
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9
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Culto: Um novo culto estranho se instalou no local, influenciando o dia a dia das pessoas.
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10
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Colheita Ruim: A colheita este ano foi ruim, os aldeões passam fome, ao mesmo tempo em que a elite se esbanja em excessos.
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11
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Perseguido: Uma pessoa querida dos personagens está sendo acusada de um crime e as autoridades a estão procurando.
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12
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Guarda Corrupta: Um novo chefe da guarda assumiu e ele é corrupto, aceitando abusos, subornos e se achando acima da lei.
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13
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Terremoto: Um tremor de terra alterou a geografia local e destruiu muitas construções.
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14
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Rivais: Um grupo de aventureiros novo chegou no local e todos estão passando os trabalhos para eles.
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15
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Dívida: Um conhecido do grupo está devendo muito dinheiro para um lorde do crime e precisa de ajuda.
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Impostos: O lorde local aumentou terrivelmente as taxas e os cobradores de impostos estão sedentos.
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17
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Imigrantes: Houve uma grande imigração de um povo distante para o local.
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Peregrinos: Um grande número de peregrinos estão passando pelo local e consumindo muitos recursos.
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19
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Falta de Minério: O minério está em falta, tornando objetos de metal mais caros.
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20
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Cerco: Um exército inimigo está se aproximando para atacar o local.
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21
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Batalha: Uma batalha ocorreu no local, com muitas baixas e deixando um rastro de destruição.
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22
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Arauto do Apocalipse: Um sacerdote está espalhando o medo pela população com uma previsão de apocalipse.
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23
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Bazar: Uma grande feira está acontecendo, com viajantes e comerciantes do mundo todo.
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24
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Vigiados: Os personagens estão sendo vigiados por capangas de um nobre que os vê como uma ameaça.
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25
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Traição: Uma pessoa na qual os personagens confiavam os trai.
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26
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Crescimento: Novas edificações são erigidas no local, substituindo alguma das antigas com as quais os personagens tinham ligações.
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27
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Drogas: Uma droga nova e altamente viciante chegou ao local, causando muitos problemas.
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28
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Crise: A principal fonte de renda local está em crise, causando desemprego, fome e abandono do local.
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29
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Monstros: Um monstro está a solta no local, matando pessoas e destruindo coisas.
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30
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Maldição: Um feiticeiro passou pelo local e lançou uma maldição em alguém ou algo com que os personagens têm ligação.
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