sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O que mudou desde a última vez que estivemos aqui?

Uma das coisas com que mais me preocupo quando sou mestre de jogo (e que eu acho que todos os mestres deveriam também) é a representação de um mundo de jogo vivo, dinâmico e mutável. Que devemos refletir as mudanças do cenário de acordo com as ações e feitos dos personagens dos jogadores todos nós sabemos (ou deveríamos saber), mas quantas vezes nos lembramos de apresentar mudanças que ocorreram no mundo independentemente dos jogadores? Afinal, com um mundo vivo e dinâmico, isso inevitavelmente irá acontecer!

Pensando nisso, decidi criar uma pequena tabela simples com eventos e mudanças que ocorreriam no jogo de tempos e tempos. Para ser usada quando os personagens voltam de uma aventura e ficaram semanas longe da cidade, quando retornam de jornadas até o outro lado do continente, ou mesmo a cada estação do ano (ou a qualquer momento que o mestre achar apropriado e interessante). São pequenas coisas que podem acontecer e que altera o “status quo” da campanha, tornando o mundo de jogo dinâmico e vivo, independentemente das ações dos jogadores.


D30
Evento
1
Desaparecido: Uma pessoa que confiava e fornecia informações para o grupo desapareceu sem deixar vestígios.
2
Calúnia: Alguém vem espalhando mentiras caluniosas sobre os personagens e as pessoas estão acreditando.
3
Fama Desmerecida: Por alguma razão, as pessoas acreditam que os personagens fizeram uma boa ação na qual eles não estavam envolvidos.
4
Praga: Uma doença contagiosa se espalhou pelo local, matando muitas pessoas.
5
Autoritarismo: Novas autoridades do local mudaram as leis e deixaram as pessoas com mais medo e reservadas.
6
Criminosos: Um bando de criminosos vem extorquindo as pessoas e as amedrontando.
7
Incêndio: Um incêndio derrubou muitas construções no local e matou várias pessoas.
8
Migração: Diversas pessoas estão deixando o local para irem em busca de melhores oportunidades.
9
Culto: Um novo culto estranho se instalou no local, influenciando o dia a dia das pessoas.
10
Colheita Ruim: A colheita este ano foi ruim, os aldeões passam fome, ao mesmo tempo em que a elite se esbanja em excessos.
11
Perseguido: Uma pessoa querida dos personagens está sendo acusada de um crime e as autoridades a estão procurando.
12
Guarda Corrupta: Um novo chefe da guarda assumiu e ele é corrupto, aceitando abusos, subornos e se achando acima da lei.
13
Terremoto: Um tremor de terra alterou a geografia local e destruiu muitas construções.
14
Rivais: Um grupo de aventureiros novo chegou no local e todos estão passando os trabalhos para eles.
15
Dívida: Um conhecido do grupo está devendo muito dinheiro para um lorde do crime e precisa de ajuda.
16
Impostos: O lorde local aumentou terrivelmente as taxas e os cobradores de impostos estão sedentos.
17
Imigrantes: Houve uma grande imigração de um povo distante para o local.
18
Peregrinos: Um grande número de peregrinos estão passando pelo local e consumindo muitos recursos.
19
Falta de Minério: O minério está em falta, tornando objetos de metal mais caros.
20
Cerco: Um exército inimigo está se aproximando para atacar o local.
21
Batalha: Uma batalha ocorreu no local, com muitas baixas e deixando um rastro de destruição.
22
Arauto do Apocalipse: Um sacerdote está espalhando o medo pela população com uma previsão de apocalipse.
23
Bazar: Uma grande feira está acontecendo, com viajantes e comerciantes do mundo todo.
24
Vigiados: Os personagens estão sendo vigiados por capangas de um nobre que os vê como uma ameaça.
25
Traição: Uma pessoa na qual os personagens confiavam os trai.
26
Crescimento: Novas edificações são erigidas no local, substituindo alguma das antigas com as quais os personagens tinham ligações.
27
Drogas: Uma droga nova e altamente viciante chegou ao local, causando muitos problemas.
28
Crise: A principal fonte de renda local está em crise, causando desemprego, fome e abandono do local.
29
Monstros: Um monstro está a solta no local, matando pessoas e destruindo coisas.
30
Maldição: Um feiticeiro passou pelo local e lançou uma maldição em alguém ou algo com que os personagens têm ligação.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.