segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Novos Monstros para Sua Mesa - Onde Encontrá-los?

Monstros sempre tiveram um papel fundamental nos RPGs, desde os primórdios do hobby em 1974 até os dias de hoje. Eles são o desconhecido, o inumano, o estranho, o inverso dos personagens dos jogadores e, naturalmente, seus inimigos. Esse contraste sempre foi um dos motores dos jogos de fantasia. No entanto, com o passar do tempo, esse motor foi falhando. Os monstros foram se tornando familiares, mais humanizados, comuns, homogêneos entre os diversos jogos, e aquilo que era para ser desconhecido, ameaçador, estranho e inumano virou um velho amigo, um velho conhecido de longa data com a qual temos aquela rivalidade saudável.

E isso é péssimo. Já falei por aqui, diversas vezes, sobre a importância de tornar os monstros únicos, estranhos, diferentes do que estamos acostumados. É difícil deixar os jogadores apreensivos com a possibilidade de enfrentar goblins ou orcs. Isso é muito mais fácil quando os jogadores não fazem menor ideia de qual criatura está devorando a carne dos aldeões, deixando corpos empalados pendurados em árvores e emitindo sons guturais nas sombras.

Mas uma questão permanece em aberto: De onde tirar ideias e inspirações para esses novos monstros? Onde posso encontrar novos monstros feitos nesse molde para usar ou para usar como modelo para novas criações? Bem, com esta postagem eu pretendo ajudar a resolver esse probleminha.

Livros com monstros estranhos e inspiradores prontos para usar

Teratic Tome: Um livro cheio de criaturas novas e estranhas para seus jogos de RPG. Recomendado para mestres sádicos, cruéis e cheios de malícia!
Lusus Naturae: Outro livro de monstros estranhos, grotescos e horripilantes pelo mesmo autor do Teratic Tome. Ideal para quem quer um clima de horror em seus jogos de fantasia.
Creature Compendium: Um livro de monstros clássico mas com criaturas novas. Nem todas são geniais, mas um bom mestre pode pegar os conceitos aqui apresentados e transformar a experiência de jogo em algo totalmente novo.

Livros de RPG com descrição e recursos de monstros fantásticos e novos, mas sem estatísticas prontas para usar

Fire on the Velvet Horizon: Um livro fantástico com descrições de monstros bizarros e cheios de personalidade, sem estatísticas. Perfeito para inspirar novas criações.
Monster Alphabet: Um livro/ferramenta para criação de monstros e sua utilização na mesa de jogo. Contem diversas tabelas e geradores para ajudar e inspirar mestres de todos os níveis de experiência.
Random Esoteric Creature Generator for Classic Fantasy Role-Playing Games and their Modern Simulacra: Outro livro da mesma editora para auxiliar na tarefa de criação de novos monstros. Excelente recurso para criar e modificar monstros antigos. Jamais você terá aqueles velhor orcs de sempre na sua mesa.
Monster Pamplhet: Uma piblicação em forma de zine que apresenta monstros de uma forma descontraída e diferente, com alguns clássicos e novas criações.

Livros e outras fontes de inspiração para monstros não diretamente relacionados a RPGs

Spirits, Fairies, Leprechauns, and Goblins: An Encyclopedia, e Giants, Monsters, and Dragons: An Encyclopedia of Folklore, Legend, and Myth: Dois livros/enciclopédias de criaturas fantásticas e monstros do folclore do mundo todo. Cheio de criaturas estranhas, esquisitas e até algumas familiares. De toda forma, tem muita coisa diferente e inspiradora. Bem organizado e pode ser uma ótima fonte de consulta e inspiração, não só para monstros, mas para mundos, cenários e aventuras.
Pokemon: Imagine se um mestre sádico pegasse como inspiração aqueles monstrinhos bonitinhos deste anime japonês e transformasse em criaturas horripilantes e sinistras em um RPG? Imagine um Bulbassauro gigante, meio réptil, meio planta, com tentáculos, polém atordoante e mofo para todos os lados?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário