Em algumas histórias de Espada & Feitiçaria, a figura de uma cigana que lê a sorte, da bruxa que vê o futuro nas entranhas de algum animal, do estranho feiticeiro que vive à beira do pântano e que vê o futuro e o caminho que se mostrará à frente dos heróis tem uma importância e papel singulares. No entanto, raramente isto é utilizado nas mesas de jogo e por motivos até compreensíveis. Em contos e histórias escritas por um único autor, ele tem um certo controle do quê é previsto e de como essa previsão se tornará realidade (ou não). Na mesa de jogo, o mestre não tem este exato controle (pelo menos, não deveria ter). A natureza do jogo torna praticamente impossível determinar que tipo resultado a previsão irá obter. Mas se querem saber, isso é bom. Isso torna essas previsões algo bem caótico, efêmero e impreciso (como elas são mesmo no mundo real), e dá a oportunidade para algo gerado aleatoriamente impactar a história, gerando expectativas e, quem sabe, guiando os acontecimentos.
Pensando nisso, tentei criar um gerador de previsões de sorte aleatório. Para usá-lo, primeiramente sorteia-se quem será o afetado pela previsão (Tabela I) e depois o que está sendo previsto (Tabela II). Me concentrei em previsões e resultados interessantes para aventuras e histórias de aventureiros em um mundo de fantasia. O objetivo é tornar a vida e os acontecimentos na mesa mais emocionantes e divertidos. É claro que podemos criar algo com previsões mais mundanas também. O interessante é que o mestre pode customizar essa tabela com resultados que ache mais apropriado para o clima da campanha, escolhendo tipos de comportamento e ações que quer ver mais na mesa, incentivando intrigas, descobertas, negociatas e outras coisas.
Tabela I - Quem é Afetado pela Previsão?
d12
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Afetado
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1-5
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Você
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6
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Seu amor
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7
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Seu melhor amigo
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8
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Uma pessoa próxima
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9
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Seu inimigo
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10
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Seu rival
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11
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Um familiar
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12
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A próxima pessoa que tocar
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Tabela II - O que vai acontecer com esta pessoa?
d30
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Sorte
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1
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Encontrará um fim trágico quando menos esperar
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2
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Sofrerá uma morte lenta e dolorosa
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3
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Escapará da morte graças a uma ajuda inesperada
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4
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Perderá um tesouro precioso por descuido
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5
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Aquilo que mais teme irá acontecer
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6
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Sua arma irá falhar quando mais precisar dela
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7
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A manhã lhe trará uma chance de vencer seus medos
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8
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Você se enganará sobre uma pessoa
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9
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Você trairá alguém que confia em você para obter algo que deseja
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10
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Você será traído por alguém que você confia quando precisar desta pessoa
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11
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Um pessoa que parece amistosa será a sua ruína
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12
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Uma peste irá afetar todos ao seu redor, menos você
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13
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Alguém lhe entregará um objeto valioso que custará sua paz
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14
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Você encontrará um tesouro debaixo de uma rocha em formato de um rosto em sofrimento
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15
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Uma mulher gorda lhe trará uma mensagem importante
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16
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Em duas luas sua vida mudará completamente
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17
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Seguindo pelo caminho mais escuro, você encontrará a saída
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18
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Um inimigo se revelará um aliado importante
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19
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Você será recompensado por sua misericórdia
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20
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A misericórdia para com seus inimigos será aquilo que o derrubará
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21
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Você obterá um aliado inesperado se agir com calma em situação perigosa
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22
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Seu plano mirabolante irá falhar, pois seu inimigo sabe como você pensa
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23
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Uma barreira intransponível aparecerá em seu caminho
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24
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Descobrirá um segredo valioso de seu inimigo
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25
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Superará os maiores desafios quando repensar sua abordagem
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26
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Escolherá o pior caminho possível para a jornada que se apresenta
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27
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Descobrirá, primeiramente, um tesouro falso
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28
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Escapará da morte se souber oferecer um presente certo
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29
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Verá tudo mais claramente depois que perder metade de seu sangue
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30
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Voltará do mundo dos mortos para terminar uma visão profética
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Utilizando as leituras em DCC RPG: Uma maneira interessante de usar isso com seu RPG favorito (no meu caso o DCC RPG) é estabelecer recompensas para personagens que realizarem os destinos previstos para eles. Quando a sorte é prevista, o jogador anota o resultado na ficha e, quando as condições no jogo indicarem que a sorte aconteceu, ele avisa ao juiz e ganha 1 ponto de Sorte (mesmo se o que aconteceu for ruim).
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