Em algumas histórias de Espada & Feitiçaria, a figura de uma cigana que lê a sorte, da bruxa que vê o futuro nas entranhas de algum animal, do estranho feiticeiro que vive à beira do pântano e que vê o futuro e o caminho que se mostrará à frente dos heróis tem uma importância e papel singulares. No entanto, raramente isto é utilizado nas mesas de jogo e por motivos até compreensíveis. Em contos e histórias escritas por um único autor, ele tem um certo controle do quê é previsto e de como essa previsão se tornará realidade (ou não). Na mesa de jogo, o mestre não tem este exato controle (pelo menos, não deveria ter). A natureza do jogo torna praticamente impossível determinar que tipo resultado a previsão irá obter. Mas se querem saber, isso é bom. Isso torna essas previsões algo bem caótico, efêmero e impreciso (como elas são mesmo no mundo real), e dá a oportunidade para algo gerado aleatoriamente impactar a história, gerando expectativas e, quem sabe, guiando os acontecimentos.
Pensando nisso, tentei criar um gerador de previsões de sorte aleatório. Para usá-lo, primeiramente sorteia-se quem será o afetado pela previsão (Tabela I) e depois o que está sendo previsto (Tabela II). Me concentrei em previsões e resultados interessantes para aventuras e histórias de aventureiros em um mundo de fantasia. O objetivo é tornar a vida e os acontecimentos na mesa mais emocionantes e divertidos. É claro que podemos criar algo com previsões mais mundanas também. O interessante é que o mestre pode customizar essa tabela com resultados que ache mais apropriado para o clima da campanha, escolhendo tipos de comportamento e ações que quer ver mais na mesa, incentivando intrigas, descobertas, negociatas e outras coisas.
Tabela I - Quem é Afetado pela Previsão?
d12 
 |    
Afetado 
 |   
1-5 
 |    
Você 
 |   
6 
 |    
Seu amor 
 |   
7 
 |    
Seu melhor amigo 
 |   
8 
 |    
Uma pessoa próxima 
 |   
9 
 |    
Seu inimigo 
 |   
10 
 |    
Seu rival 
 |   
11 
 |    
Um familiar 
 |   
12 
 |    
A próxima pessoa que tocar 
 |   
Tabela II - O que vai acontecer com esta pessoa?
d30 
 |    
Sorte 
 |   
1 
 |    
Encontrará um fim trágico quando menos esperar 
 |   
2 
 |    
Sofrerá uma morte lenta e dolorosa 
 |   
3 
 |    
Escapará da morte graças a uma ajuda inesperada 
 |   
4 
 |    
Perderá um tesouro precioso por descuido 
 |   
5 
 |    
Aquilo que mais teme irá acontecer 
 |   
6 
 |    
Sua arma irá falhar quando mais precisar dela 
 |   
7 
 |    
A manhã lhe trará uma chance de vencer seus medos 
 |   
8 
 |    
Você se enganará sobre uma pessoa 
 |   
9 
 |    
Você trairá alguém que confia em você para obter algo que deseja 
 |   
10 
 |    
Você será traído por alguém que você confia quando precisar desta   pessoa 
 |   
11 
 |    
Um pessoa que parece amistosa será a sua ruína 
 |   
12 
 |    
Uma peste irá afetar todos ao seu redor, menos você 
 |   
13 
 |    
Alguém lhe entregará um objeto valioso que custará sua paz 
 |   
14 
 |    
Você encontrará um tesouro debaixo de uma rocha em formato de um   rosto em sofrimento 
 |   
15 
 |    
Uma mulher gorda lhe trará uma mensagem importante 
 |   
16 
 |    
Em duas luas sua vida mudará completamente 
 |   
17 
 |    
Seguindo pelo caminho mais escuro, você encontrará a saída 
 |   
18 
 |    
Um inimigo se revelará um aliado importante 
 |   
19 
 |    
Você será recompensado por sua misericórdia 
 |   
20 
 |    
A misericórdia para com seus inimigos será aquilo que o derrubará 
 |   
21 
 |    
Você obterá um aliado inesperado se agir com calma em situação   perigosa 
 |   
22 
 |    
Seu plano mirabolante irá falhar, pois seu inimigo sabe como você   pensa 
 |   
23 
 |    
Uma barreira intransponível aparecerá em seu caminho 
 |   
24 
 |    
Descobrirá um segredo valioso de seu inimigo 
 |   
25 
 |    
Superará os maiores desafios quando repensar sua abordagem 
 |   
26 
 |    
Escolherá o pior caminho possível para a jornada que se apresenta 
 |   
27 
 |    
Descobrirá, primeiramente, um tesouro falso 
 |   
28 
 |    
Escapará da morte se souber oferecer um presente certo 
 |   
29 
 |    
Verá tudo mais claramente depois que perder metade de seu sangue 
 |   
30 
 |    
Voltará do mundo dos mortos para terminar uma visão profética 
 |   
Utilizando as leituras em DCC RPG: Uma maneira interessante de usar isso com seu RPG favorito (no meu caso o DCC RPG) é estabelecer recompensas para personagens que realizarem os destinos previstos para eles. Quando a sorte é prevista, o jogador anota o resultado na ficha e, quando as condições no jogo indicarem que a sorte aconteceu, ele avisa ao juiz e ganha 1 ponto de Sorte (mesmo se o que aconteceu for ruim).
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