terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Gerador de Sorte - Lendo a mão de seu personagem

A estranha figura da senhora desdentada, de pele enrugada e olhos enigmáticos, cheias de anéis, cordões e uma roupa estranha, surgindo no meio da madrugada, dizendo portar uma importante mensagem para um indivíduo específico. Ela leu nas estrelas, ou nas entranhas de um pobre animal (ou, quem saber, ser humano) um grave destino que se aproxima daquela pessoa, e agora ela deve compartilhar essa informação, por um preço, é claro.

Em algumas histórias de Espada & Feitiçaria, a figura de uma cigana que lê a sorte, da bruxa que vê o futuro nas entranhas de algum animal, do estranho feiticeiro que vive à beira do pântano e que vê o futuro e o caminho que se mostrará à frente dos heróis tem uma importância e papel singulares. No entanto, raramente isto é utilizado nas mesas de jogo e por motivos até compreensíveis. Em contos e histórias escritas por um único autor, ele tem um certo controle do quê é previsto e de como essa previsão se tornará realidade (ou não). Na mesa de jogo, o mestre não tem este exato controle (pelo menos, não deveria ter). A natureza do jogo torna praticamente impossível determinar que tipo resultado a previsão irá obter. Mas se querem saber, isso é bom. Isso torna essas previsões algo bem caótico, efêmero e impreciso (como elas são mesmo no mundo real), e dá a oportunidade para algo gerado aleatoriamente impactar a história, gerando expectativas e, quem sabe, guiando os acontecimentos.

Pensando nisso, tentei criar um gerador de previsões de sorte aleatório. Para usá-lo, primeiramente sorteia-se quem será o afetado pela previsão (Tabela I) e depois o que está sendo previsto (Tabela II). Me concentrei em previsões e resultados interessantes para aventuras e histórias de aventureiros em um mundo de fantasia. O objetivo é tornar a vida e os acontecimentos na mesa mais emocionantes e divertidos. É claro que podemos criar algo com previsões mais mundanas também. O interessante é que o mestre pode customizar essa tabela com resultados que ache mais apropriado para o clima da campanha, escolhendo tipos de comportamento e ações que quer ver mais na mesa, incentivando intrigas, descobertas, negociatas e outras coisas.

Tabela I - Quem é Afetado pela Previsão?
d12
Afetado
1-5
Você
6
Seu amor
7
Seu melhor amigo
8
Uma pessoa próxima
9
Seu inimigo
10
Seu rival
11
Um familiar
12
A próxima pessoa que tocar

Tabela II - O que vai acontecer com esta pessoa?
d30
Sorte
1
Encontrará um fim trágico quando menos esperar
2
Sofrerá uma morte lenta e dolorosa
3
Escapará da morte graças a uma ajuda inesperada
4
Perderá um tesouro precioso por descuido
5
Aquilo que mais teme irá acontecer
6
Sua arma irá falhar quando mais precisar dela
7
A manhã lhe trará uma chance de vencer seus medos
8
Você se enganará sobre uma pessoa
9
Você trairá alguém que confia em você para obter algo que deseja
10
Você será traído por alguém que você confia quando precisar desta pessoa
11
Um pessoa que parece amistosa será a sua ruína
12
Uma peste irá afetar todos ao seu redor, menos você
13
Alguém lhe entregará um objeto valioso que custará sua paz
14
Você encontrará um tesouro debaixo de uma rocha em formato de um rosto em sofrimento
15
Uma mulher gorda lhe trará uma mensagem importante
16
Em duas luas sua vida mudará completamente
17
Seguindo pelo caminho mais escuro, você encontrará a saída
18
Um inimigo se revelará um aliado importante
19
Você será recompensado por sua misericórdia
20
A misericórdia para com seus inimigos será aquilo que o derrubará
21
Você obterá um aliado inesperado se agir com calma em situação perigosa
22
Seu plano mirabolante irá falhar, pois seu inimigo sabe como você pensa
23
Uma barreira intransponível aparecerá em seu caminho
24
Descobrirá um segredo valioso de seu inimigo
25
Superará os maiores desafios quando repensar sua abordagem
26
Escolherá o pior caminho possível para a jornada que se apresenta
27
Descobrirá, primeiramente, um tesouro falso
28
Escapará da morte se souber oferecer um presente certo
29
Verá tudo mais claramente depois que perder metade de seu sangue
30
Voltará do mundo dos mortos para terminar uma visão profética

Utilizando as leituras em DCC RPG: Uma maneira interessante de usar isso com seu RPG favorito (no meu caso o DCC RPG) é estabelecer recompensas para personagens que realizarem os destinos previstos para eles. Quando a sorte é prevista, o jogador anota o resultado na ficha e, quando as condições no jogo indicarem que a sorte aconteceu, ele avisa ao juiz e ganha 1 ponto de Sorte (mesmo se o que aconteceu for ruim).

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