sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O RPG de Mesa e a Internet

O RPG de mesa é um jogo que todos aprendemos a amar. Muitas vezes somos arredios quando começamos, até mesmo um pouco envergonhados de se jogar de cabeça em um mundo de imaginação. Mas depois de algum tempo, perdemos a vergonha e aprendemos a apreciar toda a beleza, liberdade, emoção e diversão proporcionada por este meio de entretenimento tão saudável.

Criado em meados de 74 o primeiro RPG de mesa, Dungeons & Dragons, foi sucesso quase que imediato entre o público estadunidense, e em seguida espalhou-se por praticamente todo o mundo. No entanto, com a evolução da tecnologia, principalmente videogames e jogos online, o gênero acabou por perder bastante de seu espaço, e como qualquer outra mídia que não deseja desaparecer, teve que se adaptar.

Muitos jogadores começaram a se utilizar da internet como uma ferramenta tanto para a divulgação, quanto como um meio de facilitar a formação de mesas. Desta forma, começaram a surgir diversas iniciativas para dar suporte a estes jogadores virtuais. Dentre todas estas podemos destacar algumas como as principais e mais bem elaboradas:

Roll 20

Sem dúvida a melhor das plataformas para quem deseja jogar RPG virtualmente hoje em dia. O Roll 20 conta com uma gama refinada de recursos para facilitar a experiência tanto dos jogadores quanto do mestre, seus recursos básicos são simples e de fácil entendimento tornando possível que qualquer um os utilize. E para aqueles que gostam de se aprofundar e organizar todos os detalhes, seus recursos avançados permitem desde o carregamento de trilhas sonoras controladas pelo mestre e até a adição de tokens controlados pelos jogadores, facilitando desta forma o entendimento da sessão online.

A plataforma possui um banco de dados completíssimo contendo praticamente todos os sistemas de RPG mais conhecidos, possibilitando a criação de fichas de personagens de maneira rápida e intuitiva. Praticamente todos os recursos estão disponíveis na versão gratuita, mas caso você deseje, é possível se tornar um assinante tendo acesso a uma série de ferramentas muito úteis na hora de criar sua aventura. Ainda existe uma loja junto a plataforma na qual são disponibilizados mapas e tokens para serem utilizados em sua campanha. Muitos podem também encontrados de maneira gratuita através do sistema de busca do próprio aplicativo.

Se apenas isto não bastasse, o sistema também oferece suporte a chamadas com áudio e vídeo e alguns recursos para jogos de tabuleiro e de cartas. Pode-se afirmar sem sombra de dúvidas que para aqueles que desejam ter uma partida confortável e sem muita preocupação o Roll 20 é uma das melhores opções presentes no mercado atual de RPG de mesa virtual.

RRPG Firecast

Mesmo com todas as suas funcionalidades, o Roll 20 possui alguns problemas, e talvez o maior deles, para muitos, seja o fato de a plataforma não possuir tradução para o português. Neste ponto o RRPG Firecast é a melhor opção. Este sistema se trata de um software brasileiro que permite a criação de salas virtuais onde os jogadores podem interagir através de áudio ou texto. Tudo o que o jogador interessado na utilização do aplicativo precisa fazer é realizar o download neste link e instalar o software, basta então criar uma conta de usuário e utilizar o sistema de busca do próprio aplicativo para encontrar uma sala com vaga e se divertir jogando.

Em entrevista com Eduardo de Souza Mascarenhas, um dos moderadores do aplicativo, ele explicou que o projeto de criação do Firecast era antigo, datado de 2003. Mas que seu criador, Alysson Cunha, na época com 14 anos, não pode continuar com o projeto por falta de tempo e recursos. No ano de 2009 Alysson decidiu reviver o projeto lançando então o RRPG Firecast, que em pouco ganhou uma grande notoriedade dentre os outros serviços de RPG online. No entanto, o aplicativo ainda necessitava de recursos para se manter operante, foi assim que então, em 2011, foi criada a iniciativa gold. Aqueles que desejassem contribuir podiam assiná-la e ganhariam alguns recursos extras importantes para usar em suas salas. Desta forma o programa ganhou folego e se mantém até hoje. Desde então sempre tenta inovar para manter seus usuários satisfeitos, segundo Eduardo, “o aplicativo esta sendo adaptado para Android e IOS, através de um projeto financiado pelo catarse, e que se encontra bem adiantado apesar de ainda não finalizado”.

Eduardo ressalta que o objetivo principal do RRPG Firecast sempre foi a divulgação do RPG, algo que pode-se afirmar que eles tem conseguido, pois mesmo aqueles que não compram a licença paga podem se divertir com os recursos gratuitos, que são bons o suficiente para garantir uma experiencia fantástica, tanto aos jogadores quanto ao mestre.

Taulukko RPG

O Taulukko RPG é uma excelente opção para aqueles que não querem ter que fazer o download ou instalação de um software. O Taulluko se trata de um site onde é possível criar campanhas e encontrar jogadores para fazerem parte delas. O Site oferece vários recursos, como a adição de fichas em diversos sistemas, incluindo sistemas brasileiros, e serviços de chat públicos para promover a interação entre os usuários. O maior dos pontos positivos deste site, se encontra na facilidade de uso, desde a criação da conta, até a preparação da campanha em si.

Todas estas iniciativas renovaram o folego do RPG de mesa, que muitos acreditaram ter morrido quando o boom tecnológico aconteceu. Hoje, cada vez mais pessoas se aventuram pelos mundos mágicos e fantásticos das mesas de RPG online, então, se você ainda não é um destes, reúna o seu grupo e venha desbravar novos mundos.

Este artigo foi escrito por Eduardo Krauze de Oliveira (Bugre) do blog Meu Pailadino. Se você gostou não deixe de acessar e confira também o nosso canal no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário