segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Enigmas e Charadas - Charada Mortais - Parte III

Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção.

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação, desde que nunca dê a resposta de graça apenas com um rolamento de dados.

Como a postagem com enigmas que fiz fez bastante sucesso (é a mais visitada do blog), resolvi fazer umas outras, com novas charadas para serem decifradas pelos jogadores. Hoje trago mais 3 enigmas no estilo "o que é o que é" e "decifra-me ou te devoro". São desafios que testam a dedução lógica, o raciocínio rápido e a esperteza dos seus jogadores. Esse tipo de obstáculo é ideal para colocar no caminho mais curto que os heróis queiram tomar para algum lugar, na porta de uma sala de tesouros guardado por uma estátua ou criatura, ou com alguma criatura sádica que aprisiona os personagens e propõe um jogo de charadas, deixando eles fugirem se acertarem as charadas, ou devorando-os caso ocorra o contrário. O ideal é que a charada nunca seja a única possibilidade para o grupo, se não o jogo pode ficar travado se os jogadores não conseguirem decifrá-la. Pois bem, os novos 3 enigmas são os seguintes:

1. São 7 irmãos, cinco trabalhando o dia inteiro e outros dois que rezam ou brincam no canteiro, quem eles são?

2. Dois amantes, ele forte e com seus cabelos dourados, ela delicada e de pele alva, separados eternamente, um perseguindo o outro, até o dia em que se encontram e a escuridão os envolve.

3. Ninguém consegue mer ver, mas muitos tentam me medir. Aqueles que me possuem em abundância sãos os primeiros a me perder, enquanto os que sentem minha falta tem muito o que fazer.

As respostas para esses enigmas são as seguintes (passe com o mouse selecionando para lê-las): 1. Semana; 2. Sol e Lua; 3. Tempo.

E aí? O que acharam das charadas? Muito fáceis? Muito difíceis? Nem todas tem a mesma dificuldade, e algumas são mais fáceis que as outras, sem dúvida. Mas todo enigma de uma aventure deve ter uma boa chance de ser adivinhado, se não, perde um pouco o propósito. Aliás, há uma postagem nesse blog que falo sobre a utilização desse tipo de desafio (veja aqui). Quem quiser ver outras postagens com enigmas, charadas, quebra-cabeças e outros tipos de desafios mentais é só clicar aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

2 comentários: