domingo, 21 de julho de 2013

Sendo um Jogador Melhor - Faça Coisas!

Voltando com mais uma postagem voltada para jogadores ao invés de mestres (variando um pouquinho), trago hoje talvez a dica mais importante de todas para quem quer ser um bom jogador: Faça Coisas! Tome iniciativa! Não fique parado esperando algo acontecer! Ninguém gosta de histórias sobre o personagem que ficou esperando algo extraordinário acontecer com ele. As boas histórias são sobre pessoas que fizeram algo, que agiram, que saíram de sua zona de conforto e foram além do esperado.

Uma coisa que devemos sempre estar pensando é: O que o meu personagem quer? Qual o objetivo dele nesta cena? O que eu tenho que alcançar? Essa é uma história sobre o personagem, e ela não via a lugar nenhum se ele não souber o que quer, e não agir para conseguir isso. Nunca deixe para fazer algo somente quando alguma coisa acontecer com você, esteja sempre um passo a frente disso.

Faça o que você sabe fazer. Se o seu personagem é interessado em coisas ocultas. Tente descobrir se há algum rumor ou boato sobre coisas estranhas acontecendo. Se o seu interesse é fama e glória, pense sobre como conseguir isso na situação e parta para ação. Enfim, investigue, corra atrás, fale com pessoas, ou arrume algo para fazer que tenha a ver com seu personagem, seu mestre agradecerá e você não ficará entediado.

Se você não conseguir pensar em nada para fazer, ou não tiver nada que possa realmente fazer, está na hora de se fazer outra pergunta. O que este personagem, que não tem nada a acrescentar ou que não tem como tomar iniciativa, está fazendo no centro da história com todos esses outros caras legais? Como eu já falei em outra postagem por aqui, é importantíssimo que desde a criação do personagem, ele seja uma pessoa com motivações fortes, capazes de mantê-lo no jogo e no centro da história o tempo todo.

Enfim, o mais importante é ajudar a história a se mover, fazer parte dela, e ser lembrado pelo o que você fez, nas situações em que se envolveu, e não apenas ser lembrado pelo o que ocorreu com você ou como você reagiu a alguma coisa. Os jogos de RPG, em sua grande maioria, são sobre aquelas pessoas que fazem a diferença, que mudam algo, são heróis, aventureiros, revolucionários, e não vítimas e pessoas passivas. Embora tudo isso seja um tanto óbvio, muita gente esquece sobre esse papel de protagonista e se queixa do mestre quando a história não anda ou nada acontece. Se a aventura não vier até você, vá até ela!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

3 comentários:

  1. Se blogs se alimentam de comentários, a vontade que tenho é comentar em cada um dos posts publicados aqui. Sem duvida um dos melhores blogs sobre rpg em língua portuguesa. Meus parabéns, continue assim e obrigado por dividir tantos pensamentos interessantes conosco!

    ResponderExcluir
  2. É importante mesmo a pró-atividade dos jogadores. Uma época os jogadores costumavam trocar constantemente, era comum um jogador vir a cada 3 sessões, outro vir a cada 2, e em algumas semanas chegarem novos (jogávamos em um clube, bastava saber que havia RPG e chegar).

    Então tínhamos um mapa do mundo, e cada fim de sessão os jogadores que estavam e viriam na próxima simplesmente animavam de ir explorar algum lugar, por interesse pessoal ou só por achar ´Torre de Ossos´ um nome interessante. Eu criava ganchos, rumores, uma aventura de uma sessão (normalmente uma dungeon) e pronto. :D

    ResponderExcluir
  3. Acho o seguinte: A ação de interpretar, no caso de uma seção de RPG, é inerente à uma atuação em um teatro. Quanto mais você consegue personificar seu personagem mais você dá vida à ele.
    Um bom grupo com bons jogadores, encaram esta situação com normalidade, a final todos devem atuar o tempo todo no jogo.
    Estou falando em trazer um pouco do estilo LIVE RPG para a mesa!
    Entender-se como terceira pessoa em uma Aventura é como jogar um RPG on-line, a relação com o personagem é muito fria e "tabulada". Não deve ser assim.
    Mestres Atenção! Fomente junto sua mesa esta relação intrínseca, entre jogador e personagem, desde a criação do herói, pois isso facilitará, inclusive, para você (narrador) pois as consequências das ações do personagem será sentida também pelo jogador, que por sua vez, limitar-se-á a ações condizentes com a "realidade" do herói que interpreta.
    Abraço a todos e parabéns pelo Blog.
    (faltou dar para logar com o FACE rs) www.fb.com/paulogasiglia

    ResponderExcluir