quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mystara em Dragon Age

Muito papo está rolando por aí sobre a próxima edição do D&D, o D&D Next, mas outro RPG de fantasia medieval lançado recentemente me chamou muito a atenção. Dragon Age RPG é um jogo de interpretação baseado na série de games do mesmo nome (aliás muito bons). Ele tem seu próprio mundo de campanha, Thedas, com uma rica história, personagens interessantes e tramas bem construídas. Mas, além disso, ele tem um sistema muito bom. Simples, rápido, eficiente e customizável na medida certa (claro que isso vai do gosto de cada um, esse é o meu).

Desde que esse RPG foi lançado, comparações entre ele o D&D eram feitas, e muitas pessoas que estavam insatisfeitas com os atuais rumos do RPG mais jogado do mundo se perguntaram, "Por que não jogar D&D com as regras de Dragon Age?". Bem, Siroh dos foruns da Green Ronin deu uma resposta e tanto e criou um material não oficial mas de excelente nível trazendo o mundo original do  Dungeons & Dragons, Mystara, para o sitema AGE (Adventure Game Egine) do Dragon Age RPG.

O livro tem 110 páginas, todas com marcadores para uma consulta mais rápida. O design dele é bem feito, limpo e usa ilustrações antigas, reaproveitadas de vários livros de D&D. Há um bom material introdutório ao cenário, dando informações suficientes para quem não conhece o mundo poder criar suas histórias e servindo de lembrete para quem já jogou na ambientação.

Foi feita uma adequação das classes para uma temática mais condizente com o D&D (magos, por exemplo, não possuem magia de cura) e foram adicionadas novas classes e especializações (Clérigos é uma delas). Há, também, opção de históricos para diversas áreas de Mystara e também históricos específicos para as raças de D&D como anões, elfos, gnomos, halflings. Siroh criou, ainda, novas magias e um sistema de rituais que deixa a magia mais rica. Por fim, há alguns monstros no livro, típicos do mundo de Dungeons & Dragons.

Mas ainda tem mais, recentemente, o Siroh, o mesmo cara que fez toda essa adaptação, lançou um suplemento só de criaturas! São 112 monstros clássicos desse mundo convertidos para o sistema AGE (com algumas poucas regras específicas de Mystara). E o melhor, de graça! Mesmo que você não queira jogar D&D com regras de Dragon Age, você ainda pode utilizar esse livro para sua campanha normal em Thedas.

Então, é isso aí. Não deixem de aproveitar essa oportunidade. Dois suplementos muito bons para Dragon Age. Se você cansou das regras de D&D atuais, mas adorava o antigo mundo de Mystara, essa é a sua chance!

Downloads abaixo (links externos):