quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mystara em Dragon Age

Muito papo está rolando por aí sobre a próxima edição do D&D, o D&D Next, mas outro RPG de fantasia medieval lançado recentemente me chamou muito a atenção. Dragon Age RPG é um jogo de interpretação baseado na série de games do mesmo nome (aliás muito bons). Ele tem seu próprio mundo de campanha, Thedas, com uma rica história, personagens interessantes e tramas bem construídas. Mas, além disso, ele tem um sistema muito bom. Simples, rápido, eficiente e customizável na medida certa (claro que isso vai do gosto de cada um, esse é o meu).

Desde que esse RPG foi lançado, comparações entre ele o D&D eram feitas, e muitas pessoas que estavam insatisfeitas com os atuais rumos do RPG mais jogado do mundo se perguntaram, "Por que não jogar D&D com as regras de Dragon Age?". Bem, Siroh dos foruns da Green Ronin deu uma resposta e tanto e criou um material não oficial mas de excelente nível trazendo o mundo original do  Dungeons & Dragons, Mystara, para o sitema AGE (Adventure Game Egine) do Dragon Age RPG.

O livro tem 110 páginas, todas com marcadores para uma consulta mais rápida. O design dele é bem feito, limpo e usa ilustrações antigas, reaproveitadas de vários livros de D&D. Há um bom material introdutório ao cenário, dando informações suficientes para quem não conhece o mundo poder criar suas histórias e servindo de lembrete para quem já jogou na ambientação.

Foi feita uma adequação das classes para uma temática mais condizente com o D&D (magos, por exemplo, não possuem magia de cura) e foram adicionadas novas classes e especializações (Clérigos é uma delas). Há, também, opção de históricos para diversas áreas de Mystara e também históricos específicos para as raças de D&D como anões, elfos, gnomos, halflings. Siroh criou, ainda, novas magias e um sistema de rituais que deixa a magia mais rica. Por fim, há alguns monstros no livro, típicos do mundo de Dungeons & Dragons.

Mas ainda tem mais, recentemente, o Siroh, o mesmo cara que fez toda essa adaptação, lançou um suplemento só de criaturas! São 112 monstros clássicos desse mundo convertidos para o sistema AGE (com algumas poucas regras específicas de Mystara). E o melhor, de graça! Mesmo que você não queira jogar D&D com regras de Dragon Age, você ainda pode utilizar esse livro para sua campanha normal em Thedas.

Então, é isso aí. Não deixem de aproveitar essa oportunidade. Dois suplementos muito bons para Dragon Age. Se você cansou das regras de D&D atuais, mas adorava o antigo mundo de Mystara, essa é a sua chance!

Downloads abaixo (links externos):

4 comentários:

  1. Não conhecia esse suplemento de criaturas.

    Boa pedida, principalmente pela falta de um bestiário mais completo para AGE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma mão na roda isso. Parece que a Green Ronin deve publicar em breve livros básicos do sistema AGE.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito legal, né?
      Tem outras adaptações por aí. Eu estou fazendo uma de Desafio dos Bandeirantes para Dragon Age. Tinha um cara que estava fazendo de Star Wars, mas ele deu uma sumida.

      Excluir