segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Enigmas e Charadas – Os Três Baús de Tesouro

Faz um tempo que não posto nada por aqui sobre enigmas, charadas e desafios mentais. Para quem não sabe, gosto muito de usar esse tipo de desafio, pois exige que os jogadores exercitem outros “músculos” e os força a pensar e interagir entre si para resolver o problema ao invés de apenas rolar dados.

Já falei um pouco sobre como utilizar esses elementos nos jogos de RPG nestas postagens. Hoje trago um desafio pronto para vocês utilizarem em seus jogos. Ele exige um pouco de raciocínio lógico e pode ser resolvido de forma teórica ou prática. Um monstro que gosta de enigmas, como uma esfinge ou um gnomo solitário na floresta, pode propor este problema para desafiar os personagens e se entreter ou o grupo pode, de fato, encontrar a situação apresentada em uma masmorra e ter que experimentar por si só e escolher a opção que acharem mais válida (nesse caso o mestre de jogo vai determinar com antecedência qual baú contém quais tesouros).

Os Três Baús de Tesouro

O desafio consiste no seguinte: Em um aposento, há três baús de tesouro idênticos (de madeira, reforçados com ferro e com uma placa contendo uma pequena inscrição em cada um). Sabe-se que um baú contém apenas moedas de ouro (a quantidade depende do mestre), outro apenas moedas de chumbo e outro contendo metade moedas de ouro e a outra metade moedas de chumbo (que não tem valor real). O problema é que ninguém sabe qual baú é qual.

Cada um dos baús, como dito, contém uma inscrição, uma afirmação sobre seu conteúdo. Acontece que sabemos que todas essas afirmações são falsas. O primeiro baú diz que contém apenas moedas de ouro. O segundo baú diz que contém metade de moedas de ouro e metade de moedas de chumbo. O terceiro diz que contém apenas moedas de chumbo.

Neste ponto o desafio pode ser proposto de duas formas:

Teórica: Se os personagens encontraram um monstro e essa situação for descrita para eles de forma teórica, sem ter os baús a frente deles, a pergunta que a criatura faz é a seguinte: “de qual baú eu devo tirar uma única moeda para determinar o conteúdo dos demais baús e pode escolher aquele que quero?”.

Prática: Nesse caso, os personagens encontram os três baús em algum lugar e algo, provavelmente um guardião poderoso ou algum tipo de magia que os limita, faz com que eles só possam pegar uma moeda de um baú antes de fazer a escolha deles de qual baú querem levar. Nesse caso, o mestre irá determinar com antecedência o que contém em cada baú, respeitando as premissas do enigma (o que cada um diz é mentira).

Este desafio tem uma dificuldade mediana, o que é o ideal para jogos de RPG, já que você não quer frustrar os jogadores e quer, também, fazer com que eles se achem bem espertos (é divertido resolver enigmas e nos faz se sentir inteligentes) mas sem dar nada de graça para eles. Já vi gente resolvendo ele em 1 minuto e outras pessoas demorando um bocado a mais para resolvê-lo. Abaixo está a solução.

Para resolver o problema, você deve pegar uma moeda do baú que diz ter metade das moedas de ouro e metade das moedas de chumbo. Dessa forma, com certeza ele ou terá apenas moedas de ouro ou apenas moedas de chumbo. A partir do resultado obtido, você poderá fazer a escolha de qual baú pegar e deduzir o que cada um dos outros dois baús contêm.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

4 comentários:

  1. Infelizmente não é possível determinar o conteúdo dos outros baús, pois um deles vai ser meio a meio, e você não saberá qual é. Só é possível, dessa forma, saber o conteúdo de um dos baús inteiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode esquecer que o conteúdo dos outros era mentira.
      Então, realmente um dos outros dois será meio a meio, mas, se no meio a meio mentiroso q vc testou tu encontrou uma moeda de ouro, ele é inteiro ouro e, com certeza o que falava ser ouro tem que ser de chumbo. Então dá pra saber, se ligou?

      Excluir
    2. Aí vc tá mto ruim msm no raciocínio lógico, não dá pra ajudar. Se nem dando a resposta foi meu amigo..

      Excluir