quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva Pontos de Experiência 2014

O ano está acabando e como todo lugar faz isso, eu resolvi fazer uma retrospectiva aqui do blog também! 2014, pra mim, foi um ano muito bom, com muita jogatina, boas descobertas em termos de novos jogos, sistemas e jogadores e, como disse outra vez, o ano em que eu talvez mais tenha jogado esse RPG que eu curto tanto.

O blog, acredito eu, refletiu isso e fiz bastante postagens ao longo do ano, entre dicas para mestres, dicas para jogadores, resenhas, notícias extraordinárias (não posto qualquer notícia por aqui), acessórios, encontros legais, reportes de sessões e tantas outras coisas. Mas como eu ainda quero dar uma enrolado no final do ano e acumular mais uma postagem, chegando a um total de 222 postagens, preparei esta com links para 12 artigos que eu mais curti aqui do meu próprio blog para quem quiser relembrar ou ver algo que perdeu ao longo ano (auto propaganda descarada), uma por mês.

Janeiro
Habilidades de Ladrão e Testes de Atributo - Uma postagem que fala como abordar perícias de ladrões, testes de atributos e limitações de personagens em jogos de fantasia Old School. Não é porque o guerreiro não tem "Esconder-se nas Sombras" que ele não pode tentar se esconder atrás de uma cortina.

Fevereiro
Uma Breve Explicação sobre as Diversas Versões de D&D - Uma postagem falando das mais de 10 versões/edições de Dungeons & Dragons, desde 1974 até 2014! O jogo mudou bastante desde suas origens e cada edição tem características próprios.

Março
Como ser um Jogador Melhor - Os 10 Mandamentos - Um artigo com 10 dicas para ser um jogador melhor em qualquer mesa de jogo que você participar. Alguns mandamentos são mais fáceis do que outros para cumprir, mas vale o esforço. Com certeza você será convidado mais vezes para jogar.

Abril
Criando Cidades para seu RPG como se fossem personagens! - Uma postagem que apresenta um método divertido e criativo de criar cidades, vilarejos e outras comunidades no seu jogo de RPG, da mesma forma que você faz com personagens!

Maio
Vilões e suas Missões - Um artigo para ajudar mestres a criar Vilões mais interessantes e pensar bem nos seus objetivos, sua missões e suas ações. Ao invés de ficar parado esperando os heróis chegar, ele toma atitude e corre atrás dos seus objetivos.

Junho
Os 10 Mandamentos de um bom Mestre de Jogo - Em contrapartida ao 10 mandamentos para jogadores, essa postagem traz 10 dicas para mestres se tornarem melhores nos seus papeis. Baseado em experiências pessoas, tentativa e erro e frustrações que tive com outros mestres, essa postagem serve para mim como guia de como eu devo proceder.

Julho
Será o "Old School" realmente Old School? - Uma postagem em que eu explico o porque de eu refutas as afirmações de algumas pessoas de que o estilo "Old School" é uma invenção saudosistas de um grupo de jogadores e que nunca se jogou assim. Basta dar uma olhadinha no Dungeon Master Guide da 1ª Edição.

Agosto
Esquema de Aventura - O Culto ao Príncipe do Abismo - Uma postagem com um esquema de aventura prontinho para se jogar em qualquer jogo de fantasia com influências de contos de Espada & Feitiçaria. Um culto estranho surge em uma Cidade-Estado e seus próprios membros estão divididos. Será que o grupo se envolverá nessa confusão?

Setembro
Meu Sistema de Jogo Favorito - #RPGaDay - Essa postagem explica um pouco da minha paixão/obsessão com o Dungeon Crawl Classics RPG. Eu falo o porque eu gosto tanto dele e quais as sensações que eu acho que ele transmite para quem o joga.

Outubro
Gerador de Aventuras para Edge of the Empire (Fronteiras do Império)! - Um gerador de aventuras aleatório para o novo RPG do Star Wars que foca no lado mais sujo da galáxia, o Edge of the Empire (Fronteiras do Império por aqui). Eu ainda tenho que traduzir essa coisa para postar nos fóruns americanos.

Novembro
Os ingredientes de uma aventura de RPG - Um artigo com os principais elementos que uma boa aventura de RPG deveria ter. Claro que não é uma fórmula mágica que funciona 100%, mas serve como uma boa base para criar bons conteúdos e modificar aventuras prontas que você tenha para torná-las mais apropriadas ao gosto de diversos jogadores.

Dezembro
Mestre de jogo como um ator - Algo sobre o qual aprendi bastante esse ano é como ser mais "performático" como mestre de jogo a fim de deixar os jogadores mais envolvidos na história e no jogo em si. Há muita coisa em comum entre o papel de mestre e o de o ator.

Bem, essas foram as postagens que eu mais gostei ao longo do ano de 2014. Espero que vocês curtam relembra-las ou que tenham oportunidade de vê-las pela primeira vez. Mas e para 2015? O que vocês gostariam de ver mais por aqui?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário