quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

App para quem quer jogar DCC RPG - Crawler Companion

Jogar Dungeon Crawl Classics RPG é, sem dúvida, uma experiência única. É, para mim, o RPG mais divertido e criativo que eu conheci e, se eu só pudesse ficar com um dos meus livros, ficaria com o livro do DCC RPG. Por outro lado, é um jogo que dá um certo trabalho para se mestrar, principalmente aqui pelo Brasil.

Para começar, temos que arrumar o livro, que é importado e não vende em qualquer loja. Geralmente as lojas que vendem cobram um frete bem carinho, já que o livro é grandão e pesado. Depois disso vem a questão dos dados estranhos, já que o jogo usa 14 tipos de dados diferentes (isso incluí os 6 dados de RPG que a gente já conhece e mais o d3, d5, d7, d14, d16, d24, d30 e d100), que são bem difíceis de encontrar por aqui e não são baratinhos de importar. Por fim, você deve se acostumar a consultar tabelas de magias, críticos e falhas rapidamente para não interromper o jogo toda hora olhando o livro (eu tenho sempre as tabelas perto de mim em um livretinho separado e na minha divisória do mestre).

Mas, para facilitar nossa vida, graças aos novos tempos com tecnologia e programas que nos auxiliam em praticamente tudo, a Purple Sorcerer Games lançou um aplicativo chamado Crawlers Companion que é capaz de ajudar tanto os mestres como os jogadores a tornar o jogo muito mais fácil de conduzir.

Compatível tanto com Android como com iOS (e que roda em qualquer browser também), o Crawler Companion traz uma série de ferramentas para o jogo. Tem rolador de dados, tem gerador de personagens de nível 0 (salvou uma aldeão? ele pode acompanhar vocês e até ajudar na aventura), gerador de alguns monstros (que possuem geradores nos livros, como dragões e demônios), todas as tabelas de magias do livro (e você pode rolar o teste de conjuração nele), tabelas de críticos e falhas (que também pode ser rolado no próprio aplicativo), referência de regras para consulta rápida (tanto de habilidades de classes como regras gerais do livro mesmo) e muito mais. Ah, sim, e o Crawl Compaion é totalmente gratuito, galera!

Nem sei quantas vezes esse aplicativo já me ajudou na hora do jogo para criar personagens rápidos ou consultar tabelas e ver resultados de magias. Ele é muito prático e fácil de usar, sendo uma ferramenta quase indispensável para quem quer jogar DCC RPG. Aliás, ele é, talvez, o único bom motivo para deixar seus jogadores com os celulares a mão durante o jogo!

Ah, sim, quem quiser pode conferir o site da Purple Sorcerer também que é cheio de outras coisas para esse RPG. Eles tem geradores de personagens de qualquer nível, diversas aventuras para o jogo (que são muito boas, por sinal), dicas para fazer miniaturas de papel e várias outras coisas.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário