quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Masmorra de uma Página - Concurso de 2014

Ano novo, e vem mais um concurso "One Page Dungeon", ou "Masmorra de Uma Página" para nós, Brasileiros. Se não me engano, esse é o sexto ano do concurso em que qualquer um pode bolar uma mini aventura/masmorra que seja o mais "system neutral" possível, com a temática que quiser, desde que caiba tudo em uma única página (e o autor a libere em Creative Commons).

Este concurso, ano a ano, traz uma série de criações muito legais e inventivas, e não são só masmorras típicas medievais não. Navas espaciais, regiões selvagens abertas, e várias outras coisas apresentadas no formato de uma masmorra (salas que podem ser encontros, corredores que são caminhos ou linhas de ação). Além disso, depois do concurso, eles fazem uma compilação das melhores masmorras e liberam tudo em um PDF para qualquer um utilizar, e vou te dizer: tem ideias fantásticas nessas páginas únicas. Eu cheguei a participar uma vez, em 2012, mas acho que vou tentar esse ano de novo.

Para quem quiser participar, vou reproduzir os conselhos dados pelo site oficial aqui:
1. Leia um pouco sobre a História do "One Page Dungeon" para ter ideia dos conceitos por trás do concurso.
2. As masmorras participantes devem ser disponibilizadas de acordo com a licença "Creative Common Attribution-Share Alike 3.0".
3. Toda masmorra deve ter um título, um autor, e um link para a licença (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)
4. Lembre-se que os jurados podem não conhecer o sistema que você joga, então evite conteúdos muito dependentes de regras desses jogos.
5. Cada participante só pode participar com uma masmorra.
6. As masmorras participantes podem ser revisadas ou substituídas até o fim do prazo de envio (30 de Abril de 2014).
7. Masmorras que tenham informações em fontes de tamanho muito pequeno provavelmente vão ganhar notas baixas dos jurados.
8. Algumas das masmorras provavelmente serão impressas por alguns jurados para análise.
9. As masmorras precisam ser enviadas em PDF para dungeoncontest@gmail.com.
10. O tamanho do arquivo em PDF deve ter no máximo 6MB.
11. Um link para uma página de internet ou blog pode ser enviada junto com a masmorra e vai ser colocado na página do concurso.
12. Vocês tem até o dia 30 de Abril de 2014 (às 0:00 UCT) para enviar suas masmorras.

Gente, participem, é muito divertido e é um exercício de abstração e criatividade. Fazer masmorras de uma página interessante e com tudo que você precisa para jogá-la é ótimo, e é uma prática para vida. Quem quiser fazer uma campanha estilo Sandbox então, é algo que vai ajudar muito. Mas quem não quiser ainda pode aproveitar para baixar todo o acerto deles diretamente no site.

Para quem quiser um jeito direto para baixar a compilação das masmorras vencedoras de cada ano, é só clicar nos links abaixo:
Coletânia de Masmorras Vencedoras - 2013
Coletânia de Masmorras Vencedoras - 2012
Coletânia de Masmorras Vencedoras - 2011
Coletânia de Masmorras Vencedoras - 2010
Coletânia de Masmorras Vencedoras - 2009

Bem, vamos ver o quê eu consigo criar esse ano. Provavelmente alguma coisa inspirada em Espada e Feitiçaria e Bruxos & Bárbaros! E vocês? Pretendem fazer algo?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário