terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bruxos & Bárbaros - 10 Coisas que você precisa saber sobre Anttelius

De maneira geral, a grande parte do trabalho que eu tenho feito ultimamente para escrever e tornar inteligível o manuscrito do Bruxos & Bárbaros se refere a parte mecânica do jogo. Muito embora essa parte tenha sido elaborada pensando-se no cenário do jogo e o clima do mesmo, e as regras tenham sido intercaladas com textos que dão uma elaborada no universo, pouco, de fato, foi escrito exclusivamente sobre o mundo de Anttelius e suas características.

Por meio das descrições das Culturas, Classes, e funcionamento do sistema de magia (e de porque ele funciona daquela forma), os leitores já conseguem ter uma boa ideia de como é o mundo de Bruxos & Bárbaros. Mas como eu devo liberar o segundo Jogo-Rápido com material suficiente para que as pessoas criem e joguem várias aventuras até o lançamento da versão completa do jogo, achei prudente, ao menos, passar algumas informações essenciais sobre o mundo, de forma a facilitar o trabalho do Cronista e dos jogadores.

10 Elementos do Mundo de Anttelius 

Anttelius é o nome do mundo de jogo padrão do Bruxos & Bárbaros, e tem características únicas e especiais que merecem ser explicitadas de forma a deixa-las mais claras tanto para o Cronista como para os Jogadores. Assim, sempre quando se estiver mestrando, criando aventuras e conteúdo para o Bruxos & Bárbaros

Este é um Mundo Antigo... 
Anttelius, o mundo de Bruxos & Bárbaros, é muito antigo. Diversas civilizações nasceram, cresceram e ruíram sobre o sol que banha aquele mundo. Antes dos homens e do Império de Zartar que dominiou grande parte das terras do continente de Arthasia, outros seres inumanos tinham domínio sobre o mundo. Sendo assim, diversas ruínas podem ser vistas espalhadas pelo mundo, e outras ainda permanecem escondidas dos olhos mortais. Muitas das atuais Cidades-Estados foram, inclusive, construídas sobre as ruínas de antigas comunidades. Apesar disso, a história das Eras passadas não é conhecida por quase ninguém. Nem mesmo os sábios Cronistas de Mezanthia conhecem todos os ocorridos, tendo acesso apenas à fragmentos históricos do que ocorreu.

... e também Selvagem 
Este também é um mundo selvagem, onde diversas e grandes áreas estão longe do domínio humano. Regiões longe das Cidades-Estados ainda permanecem largamente inexploradas, com promessas de grandes descobertas, riquezas, e aventuras. Bestas terríveis e gigantes vagam pelas florestas, selvas, desertos, e outros ambientes. Poucos são aqueles que se arriscam além da ilusão de segurança promovida pelas Cidade-Estados dos homens, e muitos dos que saem não retornam.

As Sociedades são Decadentes... 
As sociedades que imperam nos dias atuais são apenas sombras das glórias de outrora. Grandes Impérios e Civilizações desapareceram por diversas razões (muitas desconhecidas) para dar lugar a um mundo decadente. Os homens de hoje não dominam os segredos e as técnicas de outrora, se limitando a apenas reproduzir aquilo que conseguem e tentar conservar aquilo que veio do passado. A produção cultural e de conhecimento praticamente é nula, e alguns povos se contentam a viver apenas para saciar seus desejos mais primitivos, custando o que custar.

... e também Brutais 
 Além de decadentes, os povos de hoje são brutais e selvagens. A escravidão é uma prática comum na maioria das sociedades, com vidas humanas sendo valoradas da mesma forma que uma espada de ferro (as vezes em valores inferiores). Mercenários, piratas e bando de selvagens vagam pelas áreas não civilizadas em busca de vítimas para serem vendidas nos mercados de escravos nas Cidades-Estados. Arenas de gladiadores divertem e fazem o povo presenciar violentas batalhas em um espetáculo grotesco para demonstraR o poder das classes mais altas sobre as mais baixas. As leis, quando existentes, são aplicadas somente no interesse das classes dominantes e geralmente resultam em punições brutais e sanguinárias. De maneira geral, o homem comum deve decidir entre viver em relativa segurança nas injustas e brutais cidades, ou se arriscar às bestas e selvagens fora dos muros.

Conhecimento Perdido 
A história do mundo, as descobertas do passado, o conhecimento sobre o natural e o sobrenatural são privilégio de poucos, muito poucos. A simples alfabetização é privilégio de apenas uma parcela pequena da população, e o conhecimento de matemática e outras ciências é tão raro quanto diamantes. O aprendizado é um privilégio para poucos, custa muito caro, e é preciso achar alguém capaz de transmiti-lo. Existem alguma ordens de sábios (embora poucas) em algumas Cidades-Estados, mas que costumam guardar seus tomos antigos como uma grande serpente guara seus tesouros, fazendo o acesso a essas relíquias custar caro. Não existe, também, um registro sobre os tipos de monstros, criaturas e outras coisas estranhas existentes pelo mundo (mas nada impede os personagens de entrarem em contato com lendas e rumores sobre essas coisas).

Feitiçaria é algo Inumano 
A arte da feitiçaria surgiu milhares de anos antes dos seres humanos se separarem de seus antepassados primatas. Seres alienígenas e antigos manipulavam energias estranhas oriundas de diversas fontes e as moldavam de acordo com suas vontades. Como e quando os homens tomaram conhecimento dessa arte e de como utiliza-la é incerto, mas o que se pode facilmente constatar, é que eles jamais deveriam ter entrado em contato com ela. Mortais não conseguem manipular as energias mágicas com perfeição e total compreensão. Eles se limitam, em sua imensa maioria, em reproduzir imperfeitamente rituais e fórmulas descobertas no passado, às vezes com efeitos satisfatórios, mas algumas vezes resultando em catástrofes, mortes, e perda de suas almas.

Segredos e Mistérios 
Ruínas antigas com escritas indecifráveis, construções que nenhuma raça mortal seria capaz de erguer, estátuas gigantescas com aparência inumana, e diversas outras coisas se mostram como verdadeiros mistérios para a compreensão do homem. Muito do que aconteceu e ainda acontece pelo mundo não possui uma explicação claras, e diversas lendas e rumores são criadas e repetidas na tentativa quase infantil de compreendê-las. Aqueles, então, que resolvem se aventurar pelas antigas ruínas e lugares inexplorados de Anttelius entram em contato diariamente com os segredos e mistérios do mundo.

Deuses, Demônios e outros Seres 
Em Anttelius, diversos seres não humanos fazem valer suas vontades de diversas maneiras diferentes. Deuses, sejam eles de qualquer origem, panteão ou credo; Demônios, originários do Abismo, um reino escuro e sinistro ligado a todos os outros pelas sombras; e outras entidades extra-planares, se comunicam com o mundo do Bruxos & Bárbaros por razões incompreensíveis pelos mortais. Assim, às vezes mesmo que sem perceber, os interesses e objetivos desses seres interferem com a vida dos homens deste mundo. Todoso aqueles que, de alguma forma, tem contato com magia e forças sobrenaturais acabam tendo contato com essas forças, já que uma coisa não existiria sem a outra.

Aventureiros são Raros, Heróis mais ainda 
Aqueles dispostos a arriscar seus corpos, suas mentes, e suas almas pelo mundo em busca de glória, poder, conhecimento e riquezas são raros de se encontrar. A maioria dos homens e mulheres preferem viver sobre a proteção das muralhas das Cidades-Estados, ainda que sobre a tirania de despostas e injustiças das classes dominantes a arriscar suas vidas em uma vida de aventuras que provavelmente levará à morte ou coisa pior. Além disso, poucos tem a capacidade e o talento para aprender os ofícios e habilidades necessárias para essa vida. Aqueles capazes de sentir as energias mágicas ao seu redor já são raríssimos, os que conseguem manipulá-las,  são ainda mais. A razão para que algumas pessoas se arrisquem para conseguir o que quer que seja são em sua maioria pessoais, e o heroismo e sacrifício pessoal são reservados apenas para pouquíssimos santos e lunáticos.

O Fantástico é Raro e Temido 
Feitiçaria, Monstros, Demônios, e outras criaturas, objetos e coisas não naturais são raras e temidas pela maioria dos mortais. Uma pessoa comum não tem a menor ideia da natureza, hábitos e possíveis poderes e habilidades de uma criatura e, provavelmente, querem continuar sem saber. Artefatos mágicos são raros, valiosos, e de dificílima produção, sendo raramente vendidos como outros objetos comuns. Aqueles capazes de conjurar feitiços ou milagres são vistos com respeito e receio pelo homem comum. De maneira geral, a raça humana prefere ficar distante daquilo que suas mentes limitadas não conseguem explicar.

Não é muito, e ainda falta muita coisa para retratar o mundo de Anttelius para os jogadores, mas isso já é o suficiente para mestres criativos terem uma boa base de como é o mundo de Bruxos & Bárbaros e entrar no clima das aventuras de Espada e Feitiçaria do jogo. E aí? O que acharam?

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o primeiro "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário